dc.creator.ID |
DIAS, A. J. L. H. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0981436769333060 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MIRANDA, M. C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FURTADO, Quézia Vila Flor. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FURTADO, Q. V. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ARAÚJO, B. M. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. |
|
dc.contributor.referee3ID |
SANTOS, V. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A pesquisa aqui estabelecida retratou a realidade vivenciada por discentes e docentes
da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Edson Simões na cidade de São
José do Egito PE. Os objetivos propostos se pautaram por: Objetivo Geral: Analisar
os impactos da pandemia da COVID-19 nas Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDICs) em contexto de ensino remoto no ensino de sociologia numa
escola de Ensino Médio, em São José do Egito/PE. Objetivos específicos: (1)
Identificar junto aos discentes, como os processos relacionados ao uso das TDICs
influenciaram sua aprendizagem durante a Pandemia da COVID-19; (2) Verificar os
desafios enfrentados pelos discentes na disciplina de Sociologia durante o ensino
remoto, considerando a medida sanitária de distanciamento social; e por fim, (3)
Discutir a importância atribuída as OCNS e a BNCC nos meios de atuação tecnológica
utilizadas na EREM Edson Simões no período de distanciamento social. Os dados
apresentados demonstraram como os alunos da referida escola conseguiram em
virtude do distanciamento necessário, administrar seus estudos e o uso das TDICs,
mediante as dificuldades de acessibilidade por parte do aparelhamento tecnológico.
Destacamos ainda como docentes e discentes conseguiram se adaptar a utilização
desses meios com a rapidez necessária na qual o momento pedia. O percurso
metodológico se deu utilizando a pesquisa qualitativa, de natureza participante,
elegendo como instrumento de levantamento de dados, o questionário. Por sua vez,
esse instrumento foi aplicado com os alunos dos 3° anos A e B, turmas que fizeram
parte dessa pesquisa, na qual tem o pesquisador como docente na área de Sociologia.
O roteiro de questionário prezou por perguntas referentes ao assunto TDICs e
Pandemia e suas dificuldades com as aulas virtuais, o qual foi nosso objeto de
pesquisa tendo como base teórica, as contribuições teóricas de Pierre Lévy (2000),
Manuel Castells (1999 – 2005), Adam Schaff (1985). Pelos constructos sociológicos
de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de
aprendizagem no ensino de Sociologia, no Ensino Médio, através do aparelhamento
digital, e desenvolver meios que possibilitassem uma melhor resolução para os
problemas elencados. Como resultados, os discentes revelaram as dificuldades e
êxitos alcançados ao longo do período de ensino remoto, as objeções quanto ao
acesso as tecnologias, falta de equipamentos necessários ao bom andamento das
aulas, o esforço dos docentes para tornar possível o acesso aos conteúdos e
atividades, entre outras questões. Consideramos que apesar da Pandemia da COVID-
19 e seus reflexos no ensino de Sociologia através do ensino remoto, mostraram a
importância que tem o uso das TDICs e seu direcionamento pedagógico nesse
momento ímpar de aprendizagem para discentes e docentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia. |
pt_BR |
dc.title |
Impactos das TDICs no ensino de Sociologia durante a pandemia de COVID-19 na EREM Edson Simões em São José do Egito - PE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-15 |
|
dc.description.abstract |
The research presented here depicts the reality experienced by students and teachers
at the Edson Simões Reference High School (EREM) in the city of São José do Egito,
PE. The General Objective proposed was to analyze the impacts of the COVID-19
pandemic on Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in the
context of remote teaching in sociology at a high school in São José do Egito, PE. The
Specific Objectives: (1) To identify, together with the students, how the processes
related to the use of TDICs influenced their learning during the COVID-19 pandemic;
(2) To verify the challenges faced by students in the sociology subject during remote
learning, considering the sanitary measure of social distancing; and finally, (3) To
discuss the importance attributed to OCNS and BNCC in the technological means used
at EREM Edson Simões during the period of social distancing. The data presented
demonstrated how the students of the mentioned school managed to handle their
studies and the use of TDICs despite the necessary distancing and the difficulties of
accessibility due to technological equipment. We also highlight how teachers and
students were able to adapt to the use of these means with the necessary speed
required by the moment. The methodological approach was based on qualitative,
participatory research, using a questionnaire as the data collection instrument. This
instrument was applied to students of the 3rd year classes A and B, who were part of
this research, with the researcher being a sociology teacher. The questionnaire
focused on questions related to TDICs and the pandemic and their difficulties with
virtual classes, which was our research subject, based on the theoretical contributions
of Pierre Lévy (2000), Manuel Castells (1999-2005), and Adam Schaff (1985). Through
the sociological constructs of these authors, we noticed the need to investigate the
learning processes in sociology teaching at the high school level through digital
equipment and to develop means to better address the listed problems. As results, the
students revealed the difficulties and successes achieved throughout the remote
teaching period, the objections regarding access to technologies, the lack of necessary
equipment for the smooth running of classes, the effort of teachers to make access to
content and activities possible, among other issues. We consider that despite the
COVID-19 pandemic and its effects on sociology teaching through remote learning, it
demonstrated the importance of using TDICs and their pedagogical direction in this
unique moment of learning for students and teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36023 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-11T14:51:24Z |
|
dc.date.available |
2024-06-11 |
|
dc.date.available |
2024-06-11T14:51:24Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais de informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia de COVID-19 e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Edson Simões – São José do Egito - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Aparelhamento digital |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Sociology |
pt_BR |
dc.subject |
Digital technologies of information and communication |
pt_BR |
dc.subject |
Remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
COVID-19 pandemic and education |
pt_BR |
dc.subject |
State School Edson Simões – São José do Egypt - PE |
pt_BR |
dc.subject |
Rigging digital |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DIAS, Alan Jones Leite Henrique. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Impacts of TDICs on Sociology teaching during the COVID-19 pandemic at EREM Edson Simões in São José do Egypt - PE. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DIAS, Alan Jones Leite Henrique. Impactos das TDICs no ensino de Sociologia durante
a pandemia de COVID-19 na EREM Edson Simões em São
José do Egito - PE. 2024. 133f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36023 |
pt_BR |