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O Serviço Social e os espaços escolares: ressignificações na cidade de Marizópolis-PB

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dc.creator.ID BARBOZA, E. O. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FÉLIX, Maria da Conceição Silva.
dc.contributor.advisor1ID FÉLIX, M. C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3759436071800483 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARQUES, Laiane Elias Dantas.
dc.contributor.referee1ID MARQUES,L. E. D. pt_BR
dc.description.resumo Desde a elaboração da Lei 13.935/2019, as reformas do ensino e a contribuição de outras ciências no espaço escolar, a Assistência Social se difundiu nestes aspectos como importante contribuinte no desenvolvimento humano e nas metodologias para lidar com a questão social. A escola tem um papel de destaque entre o meio social, pois entende-se que ela vem sendo desafiada cotidianamente para articular o conhecimento que é desenvolvido no contexto escolar a partir das vivências e aspectos sociais do alunado. Quando, ainda na década de 1930, defendeu-se uma educação com qualidade e gratuita para todos os cidadãos, a escola teve como objetivo conhecer e tratar das diversas realidades sociais desses alunos, servindo como ponte para unificar escola e família. Concernente a isso, realizou-se uma pesquisa histórica, a metodologia envolve a investigação de fontes documentais, envolvendo o regimento interno, o número de escolas e seus espaços, os níveis ofertados, mapeamento e articulação da rede intersetorial, adequação das atribuições e competências profissionais ao âmbito escolar, Plano de Ação com possíveis atividades a ser desenvolvidas, uso das legislações, bem como a literatura especifica do Serviço Social relacionados a área da Educação. Realizados os processos, conclui-se que,o assistente social com seu conhecimento a respeito dos direitos dos cidadãos, poderá fazer a mediação na relação entre a escola e comunidade, contribuindo assim, para que a instituição de ensino conquiste sua função social e assegurando os direitos fundamentais da população. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social pt_BR
dc.title O Serviço Social e os espaços escolares: ressignificações na cidade de Marizópolis-PB pt_BR
dc.date.issued 2023-06-13
dc.description.abstract Since the enactment of Law 13,935/2019, the educational reforms, and the contribution of other sciences in the school environment, Social Work has spread its influence in these aspects as an important contributor to human development and methodologies for addressing social issues. The school plays a prominent role in society, as it is constantly challenged to connect the knowledge developed within the school context with the experiences and social aspects of the students. As early as the 1930s, when the aim was to provide quality and free education for all citizens, the school aimed to understand and address the diverse social realities of its students, serving as a bridge between school and family. In this regard, a historical research was conducted, employing a methodology that involved investigating documentary sources, such as internal regulations, the number of schools and their spaces, the offered educational levels, mapping and coordination of intersectoral networks, adaptation of professional roles and competencies to the school context, an Action Plan outlining possible activities to be developed, utilization of legislation, as well as relevant literature in Social Work related to the field of Education. Following these processes, it is concluded that the social worker, with their knowledge regarding citizens' rights, can mediate the relationship between the school and the community, thereby contributing to the school fulfilling its social function and ensuring the fundamental rights of the population. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36024
dc.date.accessioned 2024-06-11T17:10:09Z
dc.date.available 2024-06-11
dc.date.available 2024-06-11T17:10:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Assistente Social pt_BR
dc.subject Questão social pt_BR
dc.subject Lei 13.935/2019 pt_BR
dc.subject Espaço escolar pt_BR
dc.subject Social Worker pt_BR
dc.subject Social issues pt_BR
dc.subject Law 13.935/2019 pt_BR
dc.subject School space pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOZA, Erika Osmara Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Social Service and school spaces: resignifications in the city of Marizópolis-PB pt_BR
dc.identifier.citation BARBOZA, Erika Osmara Alves. O Serviço Social e os espaços escolares: ressignificações na cidade de Marizópolis-PB. 2023, 56 fl. -Trabalho de conclusão de curso( Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa-PB-Brasil, 2024. pt_BR


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