dc.creator.ID |
BARBOZA, E. O. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FÉLIX, Maria da Conceição Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FÉLIX, M. C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3759436071800483 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARQUES, Laiane Elias Dantas. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MARQUES,L. E. D. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Desde a elaboração da Lei 13.935/2019, as reformas do ensino e a contribuição de
outras ciências no espaço escolar, a Assistência Social se difundiu nestes aspectos
como importante contribuinte no desenvolvimento humano e nas metodologias para lidar
com a questão social. A escola tem um papel de destaque entre o meio social, pois
entende-se que ela vem sendo desafiada cotidianamente para articular o conhecimento
que é desenvolvido no contexto escolar a partir das vivências e aspectos sociais do
alunado. Quando, ainda na década de 1930, defendeu-se uma educação com qualidade
e gratuita para todos os cidadãos, a escola teve como objetivo conhecer e tratar das
diversas realidades sociais desses alunos, servindo como ponte para unificar escola e
família. Concernente a isso, realizou-se uma pesquisa histórica, a metodologia envolve
a investigação de fontes documentais, envolvendo o regimento interno, o número de
escolas e seus espaços, os níveis ofertados, mapeamento e articulação da rede
intersetorial, adequação das atribuições e competências profissionais ao âmbito escolar,
Plano de Ação com possíveis atividades a ser desenvolvidas, uso das legislações, bem
como a literatura especifica do Serviço Social relacionados a área da Educação.
Realizados os processos, conclui-se que,o assistente social com seu conhecimento a
respeito dos direitos dos cidadãos, poderá fazer a mediação na relação entre a escola
e comunidade, contribuindo assim, para que a instituição de ensino conquiste sua
função social e assegurando os direitos fundamentais da população. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Serviço Social |
pt_BR |
dc.title |
O Serviço Social e os espaços escolares: ressignificações na cidade de Marizópolis-PB |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-13 |
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dc.description.abstract |
Since the enactment of Law 13,935/2019, the educational reforms, and the contribution
of other sciences in the school environment, Social Work has spread its influence in
these aspects as an important contributor to human development and methodologies for
addressing social issues. The school plays a prominent role in society, as it is constantly
challenged to connect the knowledge developed within the school context with the
experiences and social aspects of the students. As early as the 1930s, when the aim
was to provide quality and free education for all citizens, the school aimed to understand
and address the diverse social realities of its students, serving as a bridge between
school and family. In this regard, a historical research was conducted, employing a
methodology that involved investigating documentary sources, such as internal
regulations, the number of schools and their spaces, the offered educational levels,
mapping and coordination of intersectoral networks, adaptation of professional roles and
competencies to the school context, an Action Plan outlining possible activities to be
developed, utilization of legislation, as well as relevant literature in Social Work related
to the field of Education. Following these processes, it is concluded that the social
worker, with their knowledge regarding citizens' rights, can mediate the relationship
between the school and the community, thereby contributing to the school fulfilling its
social function and ensuring the fundamental rights of the population. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36024 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-11T17:10:09Z |
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dc.date.available |
2024-06-11 |
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dc.date.available |
2024-06-11T17:10:09Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Assistente Social |
pt_BR |
dc.subject |
Questão social |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 13.935/2019 |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Social Worker |
pt_BR |
dc.subject |
Social issues |
pt_BR |
dc.subject |
Law 13.935/2019 |
pt_BR |
dc.subject |
School space |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOZA, Erika Osmara Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Social Service and school spaces: resignifications in the city of Marizópolis-PB |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOZA, Erika Osmara Alves. O Serviço Social e os espaços escolares: ressignificações na cidade de Marizópolis-PB. 2023, 56 fl. -Trabalho de conclusão de curso( Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa-PB-Brasil, 2024. |
pt_BR |