Repositorio Dspace/Manakin

Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID ARAÚJO, R. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4099387852837599 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Joseclécio Dutra.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, J. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 ARAÚJO, Roniel de Lima.
dc.contributor.advisor-co1ID ARAÚJO, R. L. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/2036449171182051 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Heron Neves de.
dc.contributor.referee1ID FREITAS, H. N. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOARES, Pablo José Lima.
dc.contributor.referee2ID SOARES, P. J. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7065120684244500 pt_BR
dc.contributor.referee3 ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.contributor.referee3ID ATAÍDE, J. S. P. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho aborda a preocupação com a alfabetização científica e a motivação dos alunos no ensino de Física. O objetivo principal era planejar e desenvolver uma intervenção educacional com foco em Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa foi realizada em três turmas de sala de aula, empregando uma abordagem qualitativa para coletar dados descritivos. Inicialmente, foi investigado por meio de questionários qual tópico de Física os alunos do 2o ano do Ensino Médio consideravam mais desafiador, com a intenção de vincular os conceitos de Física ao cotidiano dos alunos. Posteriormente, houve uma intervenção pedagógica com a aplicação de uma prática experimental sobre o assunto que os alunos identificaram como mais difícil. Deste modo, os resultados indicaram uma resposta positiva para a intervenção pedagógica. O planejamento e desenvolvimento de uma intervenção educacional com foco em CTSA mostrou-se eficaz para atender a esse propósito. Foi notável que, após a realização do experimento, os alunos demonstraram satisfação com o desenvolvimento da prática experimental, considerando-a muito interessante. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física pt_BR
dc.title Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-07
dc.description.abstract This work addresses the concern with scientific literacy and student motivation in Physics teaching. The main objective was to plan and develop an educational intervention focusing on Science, Technology, Society and Environment (CTSA). The research was carried out in three classroom groups, employing a qualitative approach to collect descriptive data. Initially, it was investigated through questionnaires which Physics topic 2nd year high school students considered most challenging, with the intention of linking Physics concepts to the students' daily lives. Subsequently, there was a pedagogical intervention with the application of an experimental practice on the subject that the students identified as the most difficult. Thus, the results indicated a positive response to the pedagogical intervention. The planning and development of an educational intervention focusing on CTSA proved to be effective in meeting this purpose. It was notable that, after carrying out the experiment, the students demonstrated satisfaction with the development of the experimental practice, considering it very interesting. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36028
dc.date.accessioned 2024-06-11T17:44:24Z
dc.date.available 2024-06-11
dc.date.available 2024-06-11T17:44:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Alfabetização científica pt_BR
dc.subject Intervenção pedagógica pt_BR
dc.subject Physics teaching pt_BR
dc.subject Scientific literacy pt_BR
dc.subject Intervention pedagogical pt_BR
dc.subject Enseñanza de la física pt_BR
dc.subject Alfabetización científica pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Romildo de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching physics with a CTSA approach - science, technology, society and environment. pt_BR
dc.title.alternative Enseñanza de física con enfoque CTSA - ciencia, tecnología, sociedad y medio ambiente. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Romildo de Lima.Ensino de física com abordagem CTSA - ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. 2024. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36028 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo aborda preocupaciones sobre la alfabetización científica y la motivación de los estudiantes. en la enseñanza de la Física. El objetivo principal fue planificar y desarrollar una intervención Educación con enfoque en Ciencia, Tecnología, Sociedad y Medio Ambiente (CTSA). La búsqueda se llevó a cabo en tres grupos de aula, utilizando un enfoque cualitativo para recoger datos descriptivos. Inicialmente se investigó a través de cuestionarios qué tema Los estudiantes de física de 2º año de secundaria lo consideraron más desafiante, con la intención Vincular los conceptos de Física con la vida diaria de los estudiantes. Posteriormente, hubo una intervención pedagógica con la aplicación de una práctica experimental sobre el tema que los estudiantes Los estudiantes identificaron como más difíciles. Así, los resultados indicaron una respuesta positivo para la intervención pedagógica. La planificación y desarrollo de una La intervención educativa centrada en CTSA demostró ser eficaz para lograr este propósito. Se destacó que, luego de realizar el experimento, los estudiantes demostraron satisfacción con el desarrollo de la práctica experimental, considerándola muy interesante. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta