DSpace/Manakin Repository

Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.description.resumo A relação família e escola pode favorecer de maneira agradável a formação integral dos sujeitos, pois essa relação poderá promover uma troca de informações entre a família e a escola. Portanto, possibilitando um conhecimento maior das especificidades da criança. O presente trabalho de pesquisa tem como situação problema: “a escola desenvolve ações que levam os pais a terem conhecimento da importância da sua participação no ambiente escolar?” Como temos objetivo geral temos: Refletir a importância da participação dos pais na vida escolar dos seus filhos. Nos objetivos específicos temos: Investigar os motivos que levam famílias a não participar das decisões importantes da escola, a partir da perspectiva dos pais e/ou responsáveis pela criança; conhecer o que pensam pais e/ou responsáveis pela criança acerca da sua participação na comunidade escolar e apresentar propostas que valorizem a participação dos pais na escola, enquanto participantes fundamentais para que haja um bom desenvolvimento escolar. A referida pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública municipal da zona rural da cidade de Sousa/PB e para sua realização utilizamos um questionário com seis questões abertas, com base no tema estudado, relação família e escola. As participantes da pesquisa foram três mães cujo seus filhos estudam nessa escola acima citada. Para uma melhor discussão e reflexão sobre o tema, nos baseamos em autores como: Cavalleiro (2007), Sambrano (2010), Piaget (2007), Santos e Toniosso (2014), Machado (2015), dentre outros. Diante disso, utilizou-se a análise de conteúdo na modalidade temática para analisar as informações coletadas. Dessa forma, é notório a importância da parceria entre a família e a escola para um bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem das crianças na educação integral. Observou-se que se faz necessário essa aproximação entre pais/responsáveis e instituição escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-09
dc.description.abstract The family-school relationship can pleasantly favor the comprehensive formation of subjects. As this relationship can promote an information exchange between family and school; Therefore, enabling greater knowledge of child's specificities. The problem question of this work is: Does the school develop actions which make parents aware of the importance of their participation in the school environment? This job is main aimed at reflecting the importance of parental participation in their children’s school life. Some specific objectives of this work are (i) investigate the reasons why families do not participate in important school decisions from the perspective of the child's parents and/or guardians; (ii) know what the child's parents/guardians think about their participation in the school community and present proposals that value the participation of parents in the school, as fundamental participants for good school development. This field research was carried out in a municipal public school in the rural area of Sousa – a city situated in Paraíba state. A questionnaire with six open questions about family-school relationship was applied. This research used the authors Cavalleiro (2007), Sambrano (2010), Piaget (2007), Santos and Toniosso (2014), Machado (2015) et al. for a better discussion of the results. Therefore, content analysis in the thematic modality was used to analyze the information collected. Therefore, the importance of the partnership between the family and the school for the good development of the teaching-learning process of children in comprehensive education is clear. It was observed that this rapprochement between parents/guardians and the school institution is necessary. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36032
dc.date.accessioned 2024-06-11T18:29:24Z
dc.date.available 2024-06-11
dc.date.available 2024-06-11T18:29:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relação - Família escola pt_BR
dc.subject Criança - Aprendizagem escolar pt_BR
dc.subject Aprendizagem - Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Mães - Processo educativo dos filhos pt_BR
dc.subject Relationship - School Family pt_BR
dc.subject Child - School Learning pt_BR
dc.subject Learning - Elementary education pt_BR
dc.subject Mothers - Children's educational process pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Natália Vieira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Family/school relationship: partnership necessary for the development of learning in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Natália Vieira da. Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta