Repositorio Dspace/Manakin

Aplicação de ferramentas para melhoria da gestão, baseada em tecnologias de análise de dados em uma empresa do setor alimentício.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID MOURA, R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1289748598919954 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, C. B. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3309124072452549 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, M. C. B. pt_BR
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Robson Fernandes.
dc.contributor.referee2ID BARBOSA, R. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5329317234568143 pt_BR
dc.description.resumo As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) desempenham um papel crucial na economia brasileira, contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB) do país. No entanto, essas empresas enfrentam diversos desafios, como carência de conhecimentos em gestão, falta de capital de giro e deficiências no planejamento estratégico, o que resulta em uma alta taxa de mortalidade, especialmente entre Micro-empreendedores Individuais (MEIs). O objetivo deste trabalho foi aplicar ferramentas de gestão para melhorar a eficiência da gestão estratégica em uma empresa do setor alimentício, utilizando tecnologias de armazenamento e análise de dados. A pesquisa implementou uma abordagem interativa para compreender a organização e seus problemas, utilizando ferramentas como BMC, SWOT, 5W2H, Microsoft Forms e Power BI. Essas ferramentas permitiram à empresa identificar áreas que exigiam melhorias e desenvolver estratégias direcionadas para otimizar processos e aprimorar a satisfação do cliente e a saúde financeira da organização. A integração de formulários de pós-venda e um dashboard financeiro, juntamente com as ferramentas iniciais, proporcionou um gerenciamento mais eficiente da empresa. No entanto, houve desafios como a falta de conhecimento tecnológico da equipe e resistência à mudança. Mesmo assim, o uso de dados para orientar a tomada de decisões mostrou um compromisso com a excelência e a adaptação às demandas do mercado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.title Aplicação de ferramentas para melhoria da gestão, baseada em tecnologias de análise de dados em uma empresa do setor alimentício. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-23
dc.description.abstract Micro and small enterprises (MSEs) play a crucial role in the Brazilian economy, significantly contributing to the country's Gross Domestic Product (GDP). However, these businesses face several challenges, including a lack of management knowledge, insufficient working capital, and deficiencies in strategic planning, resulting in a high mortality rate, particularly among individual micro-entrepreneurs (MEIs). The aim of this study was to apply tools to improve strategic management efficiency in a small food industry business by using data storage and analysis technologies. The research implemented an interactive approach to understand the organization and its problems, utilizing tools such as BMC, SWOT, 5W2H, Microsoft Forms, and Power BI. These tools enabled the company to identify areas requiring improvements and to develop targeted strategies to optimize processes and enhance customer satisfaction and the financial health of the organization. The integration of post-sale forms and a financial dashboard, alongside the initial tools, provided more efficient management of the company. However, challenges such as the team's lack of technological knowledge and resistance to change were encountered. Despite this, the use of data to guide decision-making demonstrated a commitment to excellence and adaptation to market demands. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36046
dc.date.accessioned 2024-06-11T19:58:10Z
dc.date.available 2024-06-11
dc.date.available 2024-06-11T19:58:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão financeira pt_BR
dc.subject Análise de dados pt_BR
dc.subject Satisfação do cliente pt_BR
dc.subject Dashboard pt_BR
dc.subject Análise SWOT pt_BR
dc.subject Ferramentas da qualidade pt_BR
dc.subject Financial management pt_BR
dc.subject Data analysis pt_BR
dc.subject Customer satisfaction pt_BR
dc.subject Dashboard pt_BR
dc.subject SWOT Analysis pt_BR
dc.subject Quality tools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Rodrigo Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Application of tools to improve management, based on data analysis technologies in a company of the food sector. pt_BR
dc.identifier.citation MOURA, Rodrigo Silva de. Aplicação de ferramentas para melhoria da gestão, baseada em tecnologias de análise de dados em uma empresa do setor alimentício. 2024. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36046 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta