Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, R. L. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4327217583913036 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.
dc.contributor.advisor1ID CARDOSO, V.V.B.P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8060112428857185 pt_BR
dc.contributor.referee1 PALMEIRA, Poliana de Araújo.
dc.contributor.referee1ID PALMEIRA, P. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8298424599274496 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Fernando Kidelmar Dantas de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, F. K. D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4413385625546514 pt_BR
dc.description.resumo A formação em nutrição é uma construção de identidade que ocorre com a aquisição de conhecimento e prática específicas, resultando em uma profissão. A complexidade dos problemas nutricionais e sua relação com as desigualdades sociais que são influenciadas por fatores políticos, socioeconômicos e ambientais exigem uma abordagem que vá além do tradicional enfoque biológico. A agroecologia promove uma relação sustentável com os recursos naturais ao integrar saberes científicos e populares; busca garantir a sustentabilidade dos sistemas agrícolas, gerar alimentos saudáveis, preservar os solos e a biodiversidade e também valorizar a vida digna, emponderando minorias e valorizando povos e culturas historicamente marginalizadas. Este trabalho pretende analisar a presença da agroecologia na formação do nutricionista, como ela é estudada, onde se apresenta e qual a sua importância. O trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido sob a forma de uma revisão bibliográfica do tipo Revisão Integrativa da Literatura, utilizando como termos de busca na internet, em base de dados conceituadas, os seguintes termos: "agroecologia e formação em nutrição" e "agroecologia e ensino em nutrição", com a questão orientadora: "Onde e como a Agroecologia está inserida na graduação do nutricionista". Após a aplicação dos critérios de inclusão: termo “agroecologia” no corpo do texto; contendo um destes assuntos: “formação em nutrição” ou “graduação em nutrição” ou “graduandos em nutrição” ou “formação (graduação) do(e) nutricionista’’; trabalhos realizados no Brasil; trabalhos publicados após 2012, ano do decreto no 7.794/2012, que instituiu a Pnapo; nos idiomas português. Exclusão: realizados fora do Brasil; “agricultura sustentável” substituíndo agroecologia; que não abordassem a agroecologia como fonte de conhecimento e/ou prática para a formação do nutricionista; não abordando formação acadêmica do nutricionista; e artigos indisponíveis nos bancos de dados. foram identificadas oito publicações relevantes. Nos trabalhos revisados, a presença da agroecologia foi destacada pelos autores como necessária na Ciência da Nutrição e em sua formação, enfatizando que a agroecologia vai além de ser apenas uma abordagem tecnológica, sendo também um diferencial social, filosófico e naturalista. É também uma ferramenta de campo de prática, com potencial transformador na formação do nutricionista envolvendo uma mudança de mentalidade do aluno para um olhar mais amplo sobre o alimento e seu ciclo de produção, desde sistemas alimentares sustentáveis até a mesa do consumidor, respeitando a cultura, o meio ambiente e a vida. Os trabalhos revisados convergem na importância da agroecologia como elo para o equilíbrio entre Segurança Alimentar, Sustentabilidade e Sistemas Alimentares, destacando o alimento não apenas como nutriente, mas também como elemento essencial para o conhecimento, a cultura e o cuidado. Em detrimento do baixo número de publicações encontradas, conclui-se que a agroecologia caresse ser mais explorada em publicações que envolvam a formação de nutricionistas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Saúde Coletiva pt_BR
dc.title Agroecologia na formação de nutricionistas. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-15
dc.description.abstract Training in nutrition is a construction of identity that occurs with the acquisition of specific knowledge and practice, resulting in a profession. The complexity of nutritional problems and their relationship with social inequalities that are influenced due to political, socioeconomic and environmental factors require an approach that goes beyond of the traditional biological approach. Agroecology promotes a sustainable relationship with natural resources by integrating scientific and popular knowledge; seeks to guarantee the sustainability of agricultural systems, generate healthy food, preserve soil and biodiversity and also value dignified life, empowering minorities and valuing historically marginalized peoples and cultures. This work aims to analyze the presence of agroecology in nutritionist training, how it is studied, where it is presents and what is its importance. The course conclusion work was developed in the form of a bibliographical review of the Integrative Literature Review type, using as search terms on the internet, in reputable databases, the following terms: "agroecology and nutrition training" and "agroecology and nutrition education", with the guiding question: "Where and how is Agroecology included in the undergraduate course? nutritionist". After applying the inclusion criteria: term “agroecology” in the body text; containing one of these subjects: “training in nutrition” or “graduation in nutrition” or “nutrition graduates” or “nutritionist training”; work carried out in Brazil; works published after 2012, year of the decree in 7,794/2012, which established Pnapo; in Portuguese languages. Exclusion: carried out outside the Brazil; “sustainable agriculture” replacing agroecology; that did not address the agroecology as a source of knowledge and/or practice for nutritionist training; not addressing the nutritionist’s academic training; and items unavailable in banks of data. eight relevant publications were identified. In the reviewed works, the The presence of agroecology was highlighted by the authors as necessary in the Science of Nutrition and its training, emphasizing that agroecology goes beyond being just a technological approach, also being a social, philosophical and naturalistic differentiator. AND also a practical field tool, with transformative potential in training of the nutritionist involving a change in the student's mentality to a more broad coverage of food and its production cycle, from sustainable food systems to the consumer's table, respecting culture, the environment and life. The jobs reviewed converge on the importance of agroecology as a link for the balance between Food Security, Sustainability and Food Systems, highlighting food not only as a nutrient, but also as an essential element for knowledge, culture and care. To the detriment of the low number of publications found, it is concluded that agroecology needs to be further explored in publications that involve the training of nutritionists. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36048
dc.date.accessioned 2024-06-11T20:07:30Z
dc.date.available 2024-06-11
dc.date.available 2024-06-11T20:07:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Agroecologia pt_BR
dc.subject Formação em nutrição pt_BR
dc.subject Segurança alimentar pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Sistemas alimentares pt_BR
dc.subject Agroecology pt_BR
dc.subject Nutrition training pt_BR
dc.subject Food safety pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Food systems pt_BR
dc.subject Entrenamiento nutricional pt_BR
dc.subject Seguridad alimenticia pt_BR
dc.subject Sostenibilidad pt_BR
dc.subject Sistemas alimentarios pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Roberto Luan Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Agroecology in the training of nutritionists. pt_BR
dc.title.alternative La agroecología en la formación de nutricionistas. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Roberto Luan Medeiros. Agroecologia na formação de nutricionistas. 2024. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. pt_BR
dc.description.resumen La formación en nutrición es una construcción de identidad que se da con la adquisición de conocimientos y prácticas específicos, que dan como resultado una profesión. La complejidad de Los problemas nutricionales y su relación con las desigualdades sociales que influyen. debido a factores políticos, socioeconómicos y ambientales requieren un enfoque que vaya más allá del enfoque biológico tradicional. La agroecología promueve una relación sostenible con recursos naturales integrando el conocimiento científico y popular; busca garantizar la sostenibilidad de los sistemas agrícolas, generar alimentos saludables, preservar el suelo y biodiversidad y también valorar la vida digna, empoderando a las minorías y valorando pueblos y culturas históricamente marginados. Este trabajo tiene como objetivo analizar la presencia de la agroecología en la formación de nutricionistas, cómo se estudia, dónde se presenta y cuál es su importancia. Se desarrolló el trabajo de conclusión del curso. en forma de revisión bibliográfica del tipo Revisión Integrativa de Literatura, utilizando como términos de búsqueda en Internet, en bases de datos acreditadas, los siguientes términos: "capacitación en agroecología y nutrición" y "educación en agroecología y nutrición", con la pregunta orientadora: "¿Dónde y cómo se incluye la Agroecología en la carrera de pregrado? nutricionista”. Luego de aplicar los criterios de inclusión: término “agroecología” en el organismo texto; que contenga uno de estos temas: “formación en nutrición” o “graduación en nutrición” o “licenciados en nutrición” o “formación nutricionista”; trabajos realizados en Brasil; trabajos publicados después de 2012, año del decreto en 7.794/2012, que creó el Pnapo; en idiomas portugueses. Exclusión: realizada fuera del Brasil; la “agricultura sostenible” reemplazando a la agroecología; que no abordó el la agroecología como fuente de conocimiento y/o práctica para la formación de nutricionistas; no abordar la formación académica del nutricionista; y artículos no disponibles en bancos de dados. Se identificaron ocho publicaciones relevantes. En los trabajos reseñados, el La presencia de la agroecología fue destacada por los autores como necesaria en la Ciencia de la La nutrición y su formación, enfatizando que la agroecología va más allá de ser sólo un enfoque tecnológico, siendo además un diferenciador social, filosófico y naturalista. Y también una herramienta práctica de campo, con potencial transformador en la formación del nutricionista que implica un cambio en la mentalidad del estudiante hacia una Amplia cobertura de los alimentos y su ciclo de producción, desde sistemas alimentarios sostenibles. hasta la mesa del consumidor, respetando la cultura, el medio ambiente y la vida. Los trabajos analizados convergen en la importancia de la agroecología como vínculo para el equilibrio entre Seguridad Alimentaria, Sostenibilidad y Sistemas Alimentarios, destacando los alimentos no sólo como nutriente, sino también como elemento esencial para el conocimiento, cultura y cuidado. En detrimento del bajo número de publicaciones encontradas, Se concluye que la agroecología necesita ser más explorada en publicaciones que involucren la formación de nutricionistas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta