Dépôt DSpace/Manakin

Planejamento estratégico e visão baseada em recursos: um estudo de caso em uma organização do setor da moda.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID XAVIER, A. L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5708497643709542 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Yuri Laio Teixeira Veras.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Y. L. T. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8971490719107438 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, M. C. B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8314910448343996 pt_BR
dc.contributor.referee2 FARIAS, Daniel Oliveira de.
dc.contributor.referee2ID FARIAS, D. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8164014190223142 pt_BR
dc.description.resumo A indústria da moda se apresenta como um setor economicamente vantajoso, de forma que, a competitividade nesse ramo e crescente, pressionando as organizações a aperfeiçoarem sua performance continuamente. No Brasil, esse ramo é formado majoritariamente por micros e pequenas empresas, principalmente no estado do Pernambuco responsável pelo segundo maior polo de confecções, com uma crescentemente necessidade por capacitações voltadas a área de gestão. Nesse sentido, o presente estudo conhecendo as lacunas da indústria da moda e a importância da estratégia, o presente estudo tem como objetivo “Compreender estrategicamente a tomada de decisão em empresa do setor de confecções”. Para tal, o estudo de caso se estrutura para (i) identificar os recursos e capacidades da organização, (ii) analisar os ambientes organizacionais e seu impacto na estratégia, (iii) formular estratégias para elevar a vantagem competitiva da organização. Como resultado, a pesquisa contribui para o meio empresarial, fornecendo uma sugestão de direcionamento estratégico, considerando o desenvolvimento de novos empreendimentos. Ademais, no meio acadêmico, a presente pesquisa avança na literatura apresentando pontos de melhorias, alertando pesquisadores acerca da competitividade em polo de confecção e apresentando uma gama de possíveis novos estudos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.title Planejamento estratégico e visão baseada em recursos: um estudo de caso em uma organização do setor da moda. pt_BR
dc.date.issued 2024-06-05
dc.description.abstract The fashion industry presents itself as an economically advantageous sector, so that competitiveness in this field is growing, putting pressure on organizations to continually improve their performance. In Brazil, this sector is mainly made up of micro and small companies, mainly in the state of Pernambuco, responsible for the second largest clothing hub, with an increasing need for training focused on the management area. In this sense, this study, knowing the gaps in the fashion industry and the importance of strategy, aims to “Strategically understand decision-making in a company in the clothing sector”. To this end, the case study is structured to (i) identify the organization's resources and capabilities, (ii) analyze organizational environments and their impact on strategy, (iii) formulate strategies to increase the organization's competitive advantage. As a result, the research contributes to the business environment, providing a suggestion for strategic direction, considering the development of new ventures. Furthermore, in the academic world, this research advances the literature by presenting points for improvement, alerting researchers about competitiveness in the clothing industry and presenting a range of possible new studies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36052
dc.date.accessioned 2024-06-12T13:27:42Z
dc.date.available 2024-06-12
dc.date.available 2024-06-12T13:27:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Planejamento estratégico pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Indústria da moda pt_BR
dc.subject Visão baseada em recursos pt_BR
dc.subject Cinco forças de Porter pt_BR
dc.subject Matriz SWOT pt_BR
dc.subject Modelo VRIO pt_BR
dc.subject Visão baseada em recursos - RBV pt_BR
dc.subject Strategic planning pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Fashion industry pt_BR
dc.subject Resource-based view pt_BR
dc.subject Five Porter forces pt_BR
dc.subject WOT Matrix pt_BR
dc.subject VRIO model pt_BR
dc.subject Resource-based view - RBV pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator XAVIER, Ana Larissa da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Strategic planning and resource-based vision: a case study in an organization in the fashion sector pt_BR
dc.identifier.citation XAVIER, Ana Larissa da Silva. Planejamento estratégico e visão baseada em recursos: um estudo de caso em uma organização do setor da moda. 2024. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36052 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte