DSpace/Manakin Repository

Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DANTAS, I. K. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5100606535694628 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID MACEDO, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID MACEDO SILVA, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID DE MACEDO, ALUSKA DIAS RAMOS. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.referee1ID SOUZA, Glageane da Silva. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Souza, Glageane Da Silva. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRITO, Leonardo Lira de.
dc.contributor.referee2ID BRITO, L. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3696932840476955 pt_BR
dc.description.resumo No presente trabalho, procuramos descrever e analisar a elaboração e execução de um projeto intitulado Desafio OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) desenvolvido no Estágio Curricular Supervisionado I. O presente projeto foi realizado durante a fase de coparticipação do ECS em uma escola pública do município de Baraúna, do estado da Paraíba, visando o melhor aproveitamento possível nas inserções do estagiário, foi desenvolvido durante todo o mês de maio o Desafio OBMEP, com o objetivo de preparar e manter os alunos motivados até o dia da prova. Para este desafio foram propostas oito questões, que englobaram as quatro áreas da matemática (aritmética, estatística, geometria e álgebra), das quais escolhemos quatro para analisar as antecipações e respostas dos alunos, englobando cada uma das áreas da matemática. A ação envolveu sete turmas do Ensino Médio, sendo três delas do 1o ano, duas do 2o ano e duas do 3o ano. Este munícipio faz parte da 4a região da Paraíba e carrega consigo uma particularidade de ser um dos três municípios desta região que nunca conquistaram medalhas na OBMEP, juntamente com Sossego e São Vicente do Seridó. Ao final do desafio pudemos notar uma significativa evolução quanto ao desenvolvimento da linguagem matemática e argumentativa dos alunos em suas soluções. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-09
dc.description.abstract In the present work, we seek to describe and analyze the elaboration and execution of a project entitled OBMEP Challenge (Brazilian Public School Mathematics Olympiad) developed in the Supervised Curricular Internship I. The present project was carried out during the co-participation phase of the ECS in a public school from the municipality of Baraúna, in the state of Paraíba, aiming to make the best possible use of the intern's placements, the OBMEP Challenge was developed throughout the month of May, with the aim of preparing and keeping students motivated until the day of the test. For this challenge, eight questions were proposed, covering the four areas of mathematics (arithmetic, statistics, geometry and algebra), of which we chose four to analyze the students' anticipations and responses, encompassing each of the areas of mathematics. The action involved seven high school classes, three of which were in the 1st year, two in the 2nd year and two in the 3rd year. This municipality is part of the 4th region of Paraíba and has the particularity of being one of the three municipalities in this region that have never won medals in the OBMEP, along with Sossego and São Vicente do Seridó. At the end of the challenge, we were able to notice a significant evolution in the development of students' mathematical and argumentative language in their solutions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36054
dc.date.accessioned 2024-06-12T13:37:25Z
dc.date.available 2024-06-12
dc.date.available 2024-06-12T13:37:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Desafio OBMEP pt_BR
dc.subject Estágio curricular supervisionado pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject OBMEP Challenge pt_BR
dc.subject Supervised curricular internship pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.subject Problem solving pt_BR
dc.subject Prácticas curriculares supervisadas pt_BR
dc.subject Resolución de problemas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Iury Kayan Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Preparation Project for OBMEP: An experience developed during the Supervised Curricular Internship I. pt_BR
dc.title.alternative Proyecto de preparación para OBMEP: una experiencia desarrollada durante la pasantía curricular tutelada I. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Iury Kayan Gomes.Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I. 2024. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. pt_BR
dc.description.resumen En el presente trabajo buscamos describir y analizar la elaboración y ejecución de un proyecto titulado Desafío OBMEP (Olimpíada de Matemáticas de las Escuelas Públicas Brasileñas) desarrollado en la Pasantía Curricular Supervisado I. Este proyecto se realizó durante la fase de coparticipación de ECS en una escuela pública del municipio de Baraúna, en el estado de Paraíba, buscando la mejor posible uso de las inserciones del interno, el OBMEP Challenge, con el objetivo de preparar y mantener motivados a los alumnos hasta el día de la prueba. Para este desafío, se propusieron ocho preguntas, que cubrían las cuatro áreas de las matemáticas (aritmética, estadística, geometría y álgebra), de los cuales elegimos cuatro para analizar las anticipaciones y respuestas de estudiantes, abarcando cada área de las matemáticas. La acción implicó siete clases docentes. Medio, tres de ellos en 1º, dos en 2º y dos en 3º. Este municipio forma parte de la 4ta región. de Paraíba y lleva consigo la particularidad de ser uno de los tres municipios de esta región que nunca han ganaron medallas en la OBMEP, junto con Sossego y São Vicente do Seridó. Al final de desafío pudimos notar una evolución significativa en términos de desarrollo del lenguaje la matemática de los estudiantes y la argumentación en sus soluciones. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta