dc.creator.ID |
DANTAS, I. K. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5100606535694628 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MACEDO, A. D. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
MACEDO SILVA, A. D. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
DE MACEDO, ALUSKA DIAS RAMOS. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUZA, Glageane da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Souza, Glageane Da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BRITO, Leonardo Lira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BRITO, L. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3696932840476955 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
No presente trabalho, procuramos descrever e analisar a elaboração e execução de um projeto intitulado
Desafio OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) desenvolvido no Estágio
Curricular Supervisionado I. O presente projeto foi realizado durante a fase de coparticipação do ECS
em uma escola pública do município de Baraúna, do estado da Paraíba, visando o melhor
aproveitamento possível nas inserções do estagiário, foi desenvolvido durante todo o mês de maio o
Desafio OBMEP, com o objetivo de preparar e manter os alunos motivados até o dia da prova. Para este
desafio foram propostas oito questões, que englobaram as quatro áreas da matemática (aritmética,
estatística, geometria e álgebra), das quais escolhemos quatro para analisar as antecipações e respostas
dos alunos, englobando cada uma das áreas da matemática. A ação envolveu sete turmas do Ensino
Médio, sendo três delas do 1o ano, duas do 2o ano e duas do 3o ano. Este munícipio faz parte da 4a região
da Paraíba e carrega consigo uma particularidade de ser um dos três municípios desta região que nunca
conquistaram medalhas na OBMEP, juntamente com Sossego e São Vicente do Seridó. Ao final do
desafio pudemos notar uma significativa evolução quanto ao desenvolvimento da linguagem
matemática e argumentativa dos alunos em suas soluções. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-09 |
|
dc.description.abstract |
In the present work, we seek to describe and analyze the elaboration and execution of a project entitled
OBMEP Challenge (Brazilian Public School Mathematics Olympiad) developed in the Supervised
Curricular Internship I. The present project was carried out during the co-participation phase of the ECS
in a public school from the municipality of Baraúna, in the state of Paraíba, aiming to make the best
possible use of the intern's placements, the OBMEP Challenge was developed throughout the month of
May, with the aim of preparing and keeping students motivated until the day of the test. For this
challenge, eight questions were proposed, covering the four areas of mathematics (arithmetic, statistics,
geometry and algebra), of which we chose four to analyze the students' anticipations and responses,
encompassing each of the areas of mathematics. The action involved seven high school classes, three
of which were in the 1st year, two in the 2nd year and two in the 3rd year. This municipality is part of
the 4th region of Paraíba and has the particularity of being one of the three municipalities in this region
that have never won medals in the OBMEP, along with Sossego and São Vicente do Seridó. At the end
of the challenge, we were able to notice a significant evolution in the development of students'
mathematical and argumentative language in their solutions. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36054 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-12T13:37:25Z |
|
dc.date.available |
2024-06-12 |
|
dc.date.available |
2024-06-12T13:37:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Desafio OBMEP |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio curricular supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Resolução de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
OBMEP Challenge |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised curricular internship |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Problem solving |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas curriculares supervisadas |
pt_BR |
dc.subject |
Resolución de problemas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Iury Kayan Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Preparation Project for OBMEP: An experience developed during the Supervised Curricular Internship I. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Proyecto de preparación para OBMEP: una experiencia desarrollada durante la pasantía curricular tutelada I. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Iury Kayan Gomes.Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida
durante o estágio curricular supervisionado I. 2024. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En el presente trabajo buscamos describir y analizar la elaboración y ejecución de un proyecto titulado
Desafío OBMEP (Olimpíada de Matemáticas de las Escuelas Públicas Brasileñas) desarrollado en la Pasantía
Curricular Supervisado I. Este proyecto se realizó durante la fase de coparticipación de ECS
en una escuela pública del municipio de Baraúna, en el estado de Paraíba, buscando la mejor
posible uso de las inserciones del interno, el
OBMEP Challenge, con el objetivo de preparar y mantener motivados a los alumnos hasta el día de la prueba. Para este
desafío, se propusieron ocho preguntas, que cubrían las cuatro áreas de las matemáticas (aritmética,
estadística, geometría y álgebra), de los cuales elegimos cuatro para analizar las anticipaciones y respuestas
de estudiantes, abarcando cada área de las matemáticas. La acción implicó siete clases docentes.
Medio, tres de ellos en 1º, dos en 2º y dos en 3º. Este municipio forma parte de la 4ta región.
de Paraíba y lleva consigo la particularidad de ser uno de los tres municipios de esta región que nunca han
ganaron medallas en la OBMEP, junto con Sossego y São Vicente do Seridó. Al final de
desafío pudimos notar una evolución significativa en términos de desarrollo del lenguaje
la matemática de los estudiantes y la argumentación en sus soluciones. |
pt_BR |