dc.creator.ID |
SOARES, D. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8833962547760006 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA , Kássia Mota de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, K. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0194297219413716 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTANA , Juliana Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Luizete Vicente da. |
|
dc.description.resumo |
A presente monografia pretende investigar os desafios de ser mulher e ser universitária,
considerando os contextos e as identidades que as estudantes estão inseridas. Mediante a isso,
a pesquisa se originou a partir da seguinte problemática: como as identidades que atravessam
a vida das alunas do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de
Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, podem influenciar na formação acadêmica
destas mulheres? Objetivando evidenciar como as violências, sobretudo as de gênero, são
capazes de afetar a trajetória acadêmica destas alunas. Como aportes teóricos, o estudo se
ancora nas perspectivas do feminismo decolonial e interseccional, dialogando com Anzaldúa
(2000), Davis (2018), Evaristo (2020), Gonzalez (2020), hooks (2019), Oyěwùmí (2004),
Ribeiro (2017), Vergès (2020), entre outras autoras. Metodologicamente, foram realizadas
análises e discussões com as cartas das voluntárias da pesquisa, nas quais revelam os desafios
encontrados no espaço acadêmico e os caminhos que elas encontram para perpassá-los; como
também, o preenchimento de um formulário com o objetivo de traçar o perfil das
universitárias. O diálogo e a escrita dessas mulheres apontam que as universitárias mães,
universitárias trabalhadoras remuneradas e universitárias que residem longe da universidade
se encontram em desvantagens no espaço acadêmico, dado que o tempo de estudos concorre
com as outras instâncias de suas vidas, e, que estas desvantagens se potencializam ao tempo
que as universitárias estão circunscritas em mais de uma identidade. Foi salientado, também,
sobre a importância da discussão de gênero nos espaços educacionais e do amparo
institucional, a partir de políticas públicas efetivas, para o acesso e permanência das mulheres
na Universidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Hoje eu me pari: escrevivências como ato de descobertas e resistências acerca da trajetória acadêmica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-03 |
|
dc.description.abstract |
This monograph aims to investigate the challenges of being a woman and being a university
student, taking into account the contexts and identities of the students. With this in mind, the
research originated from the following problem: how can the identities that permeate the lives
of female students at the Teacher Training Center (CFP) of the Federal University of Campina
Grande (UFCG), Cajazeiras campus, influence their academic training? The aim is to show
how violence, especially gender-based violence, can affect the academic career of these
students. As theoretical contributions, the study is anchored in the perspectives of decolonial
and intersectional feminism, dialoguing with Anzaldúa (2000), Davis (2018), Evaristo (2020),
Gonzalez (2020), hooks (2019), Oyěwùmí (2004), Ribeiro (2017), Vergès (2020), among
other authors. Methodologically, we analyzed and discussed the letters from the research
volunteers, in which they revealed the challenges they face in the academic space and the
ways they find to overcome them; as well as filling out a form with the aim of profiling the
university students. The dialogue and writings of these women point out that university
mothers, university paid workers and university students who live far from the university are
at a disadvantage in the academic world, given that their study time competes with other
aspects of their lives, and that these disadvantages are exacerbated when university students
are circumscribed in more than one identity. They also stressed the importance of discussing
gender in educational spaces and of institutional support, based on effective public policies,
for women's access to and permanence at university. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36056 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-12T13:54:34Z |
|
dc.date.available |
2024-06-12 |
|
dc.date.available |
2024-06-12T13:54:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita de mulheres |
pt_BR |
dc.subject |
Feminismo decolonial |
pt_BR |
dc.subject |
Interseccionalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Formação acadêmica feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Violência de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres na universidade - Desafios |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e interseccionalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Mães na universidade |
pt_BR |
dc.subject |
Vida acadêmica feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Women's writing |
pt_BR |
dc.subject |
Decolonial feminism |
pt_BR |
dc.subject |
Intersectionality |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Female academic training |
pt_BR |
dc.subject |
Gender violence |
pt_BR |
dc.subject |
Women at university - Challenges |
pt_BR |
dc.subject |
Education and intersectionality |
pt_BR |
dc.subject |
Mothers at university |
pt_BR |
dc.subject |
Female academic life |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOARES, Daiane Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Today I gave birth: writing as an act of discovery and resistance regarding the academic trajectory. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOARES, Daiane Pereira. Hoje eu me pari: escrevivências como ato de descobertas e resistências acerca da trajetória acadêmica. 2023. 186f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |