DSpace/Manakin Repository

Hoje eu me pari: escrevivências como ato de descobertas e resistências acerca da trajetória acadêmica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOARES, D. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8833962547760006 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA , Kássia Mota de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, K. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0194297219413716 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTANA , Juliana Silva.
dc.contributor.referee2 SILVA, Luizete Vicente da.
dc.description.resumo A presente monografia pretende investigar os desafios de ser mulher e ser universitária, considerando os contextos e as identidades que as estudantes estão inseridas. Mediante a isso, a pesquisa se originou a partir da seguinte problemática: como as identidades que atravessam a vida das alunas do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, podem influenciar na formação acadêmica destas mulheres? Objetivando evidenciar como as violências, sobretudo as de gênero, são capazes de afetar a trajetória acadêmica destas alunas. Como aportes teóricos, o estudo se ancora nas perspectivas do feminismo decolonial e interseccional, dialogando com Anzaldúa (2000), Davis (2018), Evaristo (2020), Gonzalez (2020), hooks (2019), Oyěwùmí (2004), Ribeiro (2017), Vergès (2020), entre outras autoras. Metodologicamente, foram realizadas análises e discussões com as cartas das voluntárias da pesquisa, nas quais revelam os desafios encontrados no espaço acadêmico e os caminhos que elas encontram para perpassá-los; como também, o preenchimento de um formulário com o objetivo de traçar o perfil das universitárias. O diálogo e a escrita dessas mulheres apontam que as universitárias mães, universitárias trabalhadoras remuneradas e universitárias que residem longe da universidade se encontram em desvantagens no espaço acadêmico, dado que o tempo de estudos concorre com as outras instâncias de suas vidas, e, que estas desvantagens se potencializam ao tempo que as universitárias estão circunscritas em mais de uma identidade. Foi salientado, também, sobre a importância da discussão de gênero nos espaços educacionais e do amparo institucional, a partir de políticas públicas efetivas, para o acesso e permanência das mulheres na Universidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Hoje eu me pari: escrevivências como ato de descobertas e resistências acerca da trajetória acadêmica. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-03
dc.description.abstract This monograph aims to investigate the challenges of being a woman and being a university student, taking into account the contexts and identities of the students. With this in mind, the research originated from the following problem: how can the identities that permeate the lives of female students at the Teacher Training Center (CFP) of the Federal University of Campina Grande (UFCG), Cajazeiras campus, influence their academic training? The aim is to show how violence, especially gender-based violence, can affect the academic career of these students. As theoretical contributions, the study is anchored in the perspectives of decolonial and intersectional feminism, dialoguing with Anzaldúa (2000), Davis (2018), Evaristo (2020), Gonzalez (2020), hooks (2019), Oyěwùmí (2004), Ribeiro (2017), Vergès (2020), among other authors. Methodologically, we analyzed and discussed the letters from the research volunteers, in which they revealed the challenges they face in the academic space and the ways they find to overcome them; as well as filling out a form with the aim of profiling the university students. The dialogue and writings of these women point out that university mothers, university paid workers and university students who live far from the university are at a disadvantage in the academic world, given that their study time competes with other aspects of their lives, and that these disadvantages are exacerbated when university students are circumscribed in more than one identity. They also stressed the importance of discussing gender in educational spaces and of institutional support, based on effective public policies, for women's access to and permanence at university. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36056
dc.date.accessioned 2024-06-12T13:54:34Z
dc.date.available 2024-06-12
dc.date.available 2024-06-12T13:54:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escrita de mulheres pt_BR
dc.subject Feminismo decolonial pt_BR
dc.subject Interseccionalidade pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Formação acadêmica feminina pt_BR
dc.subject Violência de gênero pt_BR
dc.subject Mulheres na universidade - Desafios pt_BR
dc.subject Educação e interseccionalidade pt_BR
dc.subject Mães na universidade pt_BR
dc.subject Vida acadêmica feminina pt_BR
dc.subject Women's writing pt_BR
dc.subject Decolonial feminism pt_BR
dc.subject Intersectionality pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Female academic training pt_BR
dc.subject Gender violence pt_BR
dc.subject Women at university - Challenges pt_BR
dc.subject Education and intersectionality pt_BR
dc.subject Mothers at university pt_BR
dc.subject Female academic life pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Daiane Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Today I gave birth: writing as an act of discovery and resistance regarding the academic trajectory. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, Daiane Pereira. Hoje eu me pari: escrevivências como ato de descobertas e resistências acerca da trajetória acadêmica. 2023. 186f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta