DSpace/Manakin Repository

Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BASTOS, R. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3690646160111033 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Dorgival Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 CAMILO, Janaína Valéria Pinto.
dc.description.resumo A presente pesquisa tem o objetivo de analisar os modos de mobilização dos saberes pedagógicos, por parte dos professores de História da Educação de Jovens e Adultos – EJA do município de Cajazeiras – PB, para os desafios da prática docente. Para alcançarmos tal intento, elaboramos os seguintes objetivos específicos: identificar os saberes pedagógicos mobilizados pelos professores de História na EJA nas suas práticas docentes; discorrer sobre a formação de professores e suas relações com as especificidades da EJA; caracterizar as relações teórico-metodológicas entre o ensino de História e os saberes pedagógicos, a partir da prática docente dos professores de História que atuam na EJA da rede municipal do município de Cajazeiras. Nossa pesquisa foi realizada a partir de cinco entrevistas semiestruturadas, com docentes de História da rede pública de Cajazeiras, assumindo um caráter exploratório e qualitativo, como também procedemos com a observação participante no cotidiano das aulas de História desses professores (as), buscando problematizar nosso objeto. Entre os autores importantes para a construção do nosso referencial teórico, podemos apontar: Arroyo (2007); Alberi (2004); Bittencourt (2008); Brandão (2012); Freire (2011). Compreendemos que, mesmo diante de tantas propostas, mais políticas e progressistas de educação, ainda se enfrentam muitas dificuldades para que essas concepções pedagógicas possam ser, efetivamente, vivenciadas no cotidiano escolar, principalmente na Educação de Jovens e Adultos. Nossa pesquisa apontou que, mesmo a maioria dos professores expressando um discurso de práticas pedagógicas progressistas, ainda existem muitos entraves para que ela se concretize no cotidiano escolar, pois muitas experiências de ensino ainda se caracterizam com viés positivista e tradicional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-07
dc.description.abstract The present research aims to analyze the ways of mobilization of pedagogical knowledge by History teachers of Youth and Adult Education (EJA) in the county of Cajazeiras – PB, to face the challenges of teaching practice. To achieve this aim, we developed the following specific objectives: identify the pedagogical knowledge mobilized by History teachers at EJA in their teaching practices; discuss teacher training and its relationships with the specificities of EJA; characterize the theoretical-methodological relationships between History teaching and pedagogical knowledge, based on the teaching practice of History teachers who work at EJA in the municipal network of the municipality of Cajazeiras. Our research was carried out based on five semi-structured interviews, with History teachers from the public schools of Cajazeiras, assuming an exploratory and qualitative character, as well as proceeding with participant observation in the daily History classes of these teachers, seeking to problematize our object. Among the important authors for the construction of our theoretical framework, we can point out: Arroyo (2007); Alberi (2004); Bittencourt (2008); Brandão (2012); Freire (2011). We understand that, even in the face of so many more political and progressive proposals for education, many difficulties are still faced so that these pedagogical concepts can be effectively experienced in everyday school life, especially in Youth and Adult Education (EJA Program). Our research showed that, even though the majority of teachers express a discourse of progressive pedagogical practices, there are still many obstacles to this becoming a reality in everyday school life, as many teaching experiences are still characterized by a positivist and traditional bias. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36057
dc.date.accessioned 2024-06-12T14:06:45Z
dc.date.available 2024-06-12
dc.date.available 2024-06-12T14:06:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - Cajazeiras - Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Saberes pedagógicos pt_BR
dc.subject Professor de História - EJA pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject História - Prática docente pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Pedagogical knowledge pt_BR
dc.subject History Teacher - EJA pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject History - Teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BASTOS, Raquel Leão de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching practices in teaching History in Youth and Adult Education - EJA. pt_BR
dc.identifier.citation BASTOS, Raquel Leão de. Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta