dc.creator.ID |
BATISTA, D. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7780889526274724 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, D. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Kássia Mota de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUSA, K. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0194297219413716 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como se dá a formação
para a cidadania nas disciplinas de Fundamentos da educação, ofertadas pelo
curso de Pedagogia do CFP-UFCG, (Campus de Cajazeiras-PB, alto sertão da
Paraíba) e justifica-se a partir do desejo de compreender como as disciplinas de
Fundamentos da educação colaboram para a formação cidadã dos futuros
pedagogos. O que motivou a sua realização foram as dificuldades enfrentadas
no curso de Pedagogia referente à compreensão de conceitos políticos e sociais
presentes nos textos acadêmicos trabalhados e nas discussões promovidas em
sala de aula; a não correspondência às demandas participativas durantes as
aulas e/ou em eventos acadêmicos realizados na universidade, no que diz
respeito a expor opiniões, assumir posicionamentos e se colocar criticamente
nos debates acadêmicos; a polarização política vivenciada com muita
intensidade no ano de 2022 durante o período das eleições presidenciais, mas
que teve início em anos anteriores. Nesta pesquisa, buscamos responder a
seguinte questão problematizadora: será que as discentes do referido curso de
Pedagogia estão tendo uma educação que possibilite uma conscientização e
reitere esse indivíduo acerca da formação cidadã? A metodologia adotada foi de
abordagem qualitativa, com estudo de campo, tendo como instrumento de coleta
de dados a entrevista individual, na modalidade semiestruturada. A entrevista foi
realizada (de modo remoto) com seis alunas do curso de Pedagogia que já
cursaram as disciplinas de Fundamentos da Educação. Os principais
referenciais que deram sustentação teórica a essa investigação foram os
seguintes autores: Carlos Rodrigues Brandão (1995); Paulo Freire (2002); Ester
Buffa, Miguel Arroyo e Paolo Nosella (2003); Aida Maria Monteiro Silva (2000),
dentre outros. O contexto desta investigação envolve os espaços de pesquisa
do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina
Grande, localizada na cidade de Cajazeiras. A partir da análise dos dados, foi
possível perceber que há entre as discentes o reconhecimento de que as
disciplinas de fundamentos da educação lhe oportunizaram contribuições
positivas em seu processo de construção da cidadania. Todavia, as práticas
cidadãs entre as discentes no âmbito acadêmico ainda são subordinadas à
permissão dos professores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A formação para a cidadania nas disciplinas de Fundamentos da Educação no Curso de Pedagogia do CFP-UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-20 |
|
dc.description.abstract |
The present work has the general objective of analyzing how citizenship training
takes place in the subjects of Fundamentals of Education, offered by the
Pedagogy course at CFP-UFCG, (Campus de Cajazeiras-PB, high backlands of
Paraíba) and justifying the starting from the desire to understand how the
Fundamentals of Education disciplines contribute to the citizenship training of
future pedagogues. What motivated it was the difficulties faced in the Pedagogy
course regarding understanding political and social concepts present in the
academic texts worked on and in the discussions promoted in the classroom;
non-compliance with participatory demands during classes and/or academic
events held at the university, with regard to expressing opinions, taking positions
and taking a critical stance in academic debates; the political polarization
experienced with great intensity in 2022 during the presidential election period,
but which began in previous years. In this research, we seek to answer the
following problematizing question: are the students of the aforementioned
Pedagogy course receiving an education that enables awareness and reiterates
this individual about citizenship training? The methodology adopted was a
qualitative approach, with a field study, using individual interviews as a data
collection instrument, in a semi-structured format. The interview was carried out
(remotely) with six students from the Pedagogy course who had already taken
the Fundamentals of Education subjects. The main references that gave
theoretical support to this investigation were the following authors: Carlos
Rodrigues Brandão (1995); Paulo Freire (2002); Ester Buffa, Miguel Arroyo and
Paolo Nosella (2003); Aida Maria Monteiro Silva (2000), among others. The
context of this investigation involves the research spaces of the Teacher Training
Center at the Federal University of Campina Grande, located in the city of
Cajazeiras. From the analysis of the data, it was possible to perceive that there
is a recognition among the students that the fundamental subjects of education
provided them with the opportunity to make positive contributions in their process
of building citizenship. However, civic practices among students in the academic
field are still subject to the permission of teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36061 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-12T14:18:13Z |
|
dc.date.available |
2024-06-12 |
|
dc.date.available |
2024-06-12T14:18:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Fundamentos da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Formação cidadã |
pt_BR |
dc.subject |
Construção da cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Educação cidadã |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia- UFCG/CFP - Cajazeiras - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Fundamentals of Education |
pt_BR |
dc.subject |
Citizenship |
pt_BR |
dc.subject |
Citizenship training |
pt_BR |
dc.subject |
Construction of citizenship |
pt_BR |
dc.subject |
Citizen education |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy - UFCG/CFP - Cajazeiras - Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BATISTA, Danielly Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Training for citizenship in the Fundamentals of Education subjects in the CFP-UFCG Pedagogy Course. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BATISTA, Danielly Alves. A formação para a cidadania nas disciplinas de Fundamentos da Educação no Curso de Pedagogia do CFP-UFCG. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |