DSpace/Manakin Repository

A formação para a cidadania nas disciplinas de Fundamentos da Educação no Curso de Pedagogia do CFP-UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BATISTA, D. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7780889526274724 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, D. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Kássia Mota de.
dc.contributor.referee1ID SOUSA, K. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0194297219413716 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como se dá a formação para a cidadania nas disciplinas de Fundamentos da educação, ofertadas pelo curso de Pedagogia do CFP-UFCG, (Campus de Cajazeiras-PB, alto sertão da Paraíba) e justifica-se a partir do desejo de compreender como as disciplinas de Fundamentos da educação colaboram para a formação cidadã dos futuros pedagogos. O que motivou a sua realização foram as dificuldades enfrentadas no curso de Pedagogia referente à compreensão de conceitos políticos e sociais presentes nos textos acadêmicos trabalhados e nas discussões promovidas em sala de aula; a não correspondência às demandas participativas durantes as aulas e/ou em eventos acadêmicos realizados na universidade, no que diz respeito a expor opiniões, assumir posicionamentos e se colocar criticamente nos debates acadêmicos; a polarização política vivenciada com muita intensidade no ano de 2022 durante o período das eleições presidenciais, mas que teve início em anos anteriores. Nesta pesquisa, buscamos responder a seguinte questão problematizadora: será que as discentes do referido curso de Pedagogia estão tendo uma educação que possibilite uma conscientização e reitere esse indivíduo acerca da formação cidadã? A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, com estudo de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista individual, na modalidade semiestruturada. A entrevista foi realizada (de modo remoto) com seis alunas do curso de Pedagogia que já cursaram as disciplinas de Fundamentos da Educação. Os principais referenciais que deram sustentação teórica a essa investigação foram os seguintes autores: Carlos Rodrigues Brandão (1995); Paulo Freire (2002); Ester Buffa, Miguel Arroyo e Paolo Nosella (2003); Aida Maria Monteiro Silva (2000), dentre outros. O contexto desta investigação envolve os espaços de pesquisa do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, localizada na cidade de Cajazeiras. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que há entre as discentes o reconhecimento de que as disciplinas de fundamentos da educação lhe oportunizaram contribuições positivas em seu processo de construção da cidadania. Todavia, as práticas cidadãs entre as discentes no âmbito acadêmico ainda são subordinadas à permissão dos professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A formação para a cidadania nas disciplinas de Fundamentos da Educação no Curso de Pedagogia do CFP-UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-20
dc.description.abstract The present work has the general objective of analyzing how citizenship training takes place in the subjects of Fundamentals of Education, offered by the Pedagogy course at CFP-UFCG, (Campus de Cajazeiras-PB, high backlands of Paraíba) and justifying the starting from the desire to understand how the Fundamentals of Education disciplines contribute to the citizenship training of future pedagogues. What motivated it was the difficulties faced in the Pedagogy course regarding understanding political and social concepts present in the academic texts worked on and in the discussions promoted in the classroom; non-compliance with participatory demands during classes and/or academic events held at the university, with regard to expressing opinions, taking positions and taking a critical stance in academic debates; the political polarization experienced with great intensity in 2022 during the presidential election period, but which began in previous years. In this research, we seek to answer the following problematizing question: are the students of the aforementioned Pedagogy course receiving an education that enables awareness and reiterates this individual about citizenship training? The methodology adopted was a qualitative approach, with a field study, using individual interviews as a data collection instrument, in a semi-structured format. The interview was carried out (remotely) with six students from the Pedagogy course who had already taken the Fundamentals of Education subjects. The main references that gave theoretical support to this investigation were the following authors: Carlos Rodrigues Brandão (1995); Paulo Freire (2002); Ester Buffa, Miguel Arroyo and Paolo Nosella (2003); Aida Maria Monteiro Silva (2000), among others. The context of this investigation involves the research spaces of the Teacher Training Center at the Federal University of Campina Grande, located in the city of Cajazeiras. From the analysis of the data, it was possible to perceive that there is a recognition among the students that the fundamental subjects of education provided them with the opportunity to make positive contributions in their process of building citizenship. However, civic practices among students in the academic field are still subject to the permission of teachers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36061
dc.date.accessioned 2024-06-12T14:18:13Z
dc.date.available 2024-06-12
dc.date.available 2024-06-12T14:18:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Fundamentos da Educação pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Formação cidadã pt_BR
dc.subject Construção da cidadania pt_BR
dc.subject Educação cidadã pt_BR
dc.subject Pedagogia- UFCG/CFP - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Fundamentals of Education pt_BR
dc.subject Citizenship pt_BR
dc.subject Citizenship training pt_BR
dc.subject Construction of citizenship pt_BR
dc.subject Citizen education pt_BR
dc.subject Pedagogy - UFCG/CFP - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Danielly Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Training for citizenship in the Fundamentals of Education subjects in the CFP-UFCG Pedagogy Course. pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA, Danielly Alves. A formação para a cidadania nas disciplinas de Fundamentos da Educação no Curso de Pedagogia do CFP-UFCG. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta