Dépôt DSpace/Manakin

Formação docente: reconhecimento dos saberes e os desafios no exercício da profissão.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID LIMA, R. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5406680601743114 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.contributor.referee1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.referee2 MONTIEL, Suzi Alves.
dc.description.resumo Esta temática de estudo teve como foco o tema “Formação docente: reconhecimento dos saberes e os desafios no exercício da profissão”, tem por objetivo geral: compreender o processo de formação inicial e continua, os saberes e os desafios na profissão docente e por objetivos específicos: Identificar as concepções acerca de formação inicial e contínua dos docentes dos anos iniciais, reconhecer os saberes necessários no exercício da profissão docente e caracterizar os desafios são vivenciados na prática educativa. Nesta pesquisa buscou-se investigar as seguintes questões: Qual a importância da formação inicial e contínua? Quais saberes são necessários para que os professores que atuam cotidianamente no exercício da sala de aula consigam enfrentar os desafios da atualidade? Para a elaboração deste estudo, realizou- se inicialmente um levantamento bibliográfico, a partir das contribuições teóricas de Puentes (2023), Santos (2018), Campos (2016), Tardif (2009), Franco (2008), Imbernón (2006), Nóvoa (2002), Pimenta (2002), entre outros estudiosos e pesquisadores do campo da formação inicial e continua e os saberes docentes. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo, com 05 (cinco) docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola municipal, localizada da cidade de Pombal- PB. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada composta por doze questões. A partir do estudo, concluiu-se que a formação contribui para o desenvolvimento das potencialidades dos sujeitos, qualificando-os para a sua atuação profissional, além de ressignificar suas práticas educativas. Os docentes expressaram a necessidade de uma formação contínua, em decorrência das modificações e transformações diárias ocorridas no cenário educacional, o que exige desses profissionais, uma atualização contínua e permanente. Consideram os saberes docentes importantes, uma vez que promovem subsídios para desempenhar uma prática pedagógica de qualidade, formando e transformando a realidade das salas de aula, ao utilizarem esses saberes na construção de estratégias que favoreçam um ensino de qualidade. Por fim, vale ressaltar, que a formação inicial, contínua e os diversos saberes contribuem de forma direta, com o processo de ressignificação da prática docente e no enfrentamento dos desafios da profissão docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação docente: reconhecimento dos saberes e os desafios no exercício da profissão. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-11
dc.description.abstract This theme of study focused on the theme "Teacher training: recognition of knowledge and challenges in the exercise of the profession", has as general objective: to understand the process of initial and continuing education, the knowledge and challenges in the teaching profession and by specific objectives: To identify the conceptions about initial and continuous training of teachers in the initial years, recognize the knowledge needed in the exercise of the teaching profession and characterize the challenges experienced in educational practice. In this research, we sought to investigate the following questions: What is the importance of initial and continuing education? What knowledge is necessary for teachers who work daily in the classroom to be able to face today's challenges? For the elaboration of this study, a bibliographic survey was initially carried out, based on the theoretical contributions of Puentes (2023), Santos (2018), Campos (2016), Tardif (2009), Franco (2008), Imbernón (2006), Nóvoa (2002), Pimenta (2002), among other scholars and researchers in the field of initial and continuing education and teaching knowledge. Then, a field research was carried out, with 05 (five) teachers of the initial years of the Elementary School, in a municipal school, located in the city of Pombal-PB. Data were collected from a semi- structured interview consisting of twelve questions. From the study, it was concluded that the training contributes to the development of the subjects' potentialities, qualifying them for their professional performance, in addition to re- signifying their educational practices. The teachers expressed the need for continuous training, as a result of the daily changes and transformations that occur in the educational scenario, which requires these professionals to be continuously and permanently updated. They consider teaching knowledge important, since it promotes subsidies to perform a quality pedagogical practice, forming and transforming the reality of classrooms, by using this knowledge in the construction of strategies that favor quality teaching. Finally, it is worth mentioning that initial and continuous training and diverse knowledge contribute directly to the process of re-signification of teaching practice and to facing the challenges of the teaching profession. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36065
dc.date.accessioned 2024-06-12T14:41:22Z
dc.date.available 2024-06-12
dc.date.available 2024-06-12T14:41:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Professor - Desafios da profissão pt_BR
dc.subject Profissão docente pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teaching knowledge pt_BR
dc.subject Teacher - Challenges of the profession pt_BR
dc.subject Teaching profession pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Rilavia Nobrega.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher training: recognition of knowledge and challenges in practicing the profession. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Rilavia Nobrega. Formação docente: reconhecimento dos saberes e os desafios no exercício da profissão. 2023. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte