dc.creator.ID |
SANTINO, M. S. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2151366981920841 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ESTRELA, K. A. D. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Marinalva Vadelvino dos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, M. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Rafael Barros de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUZA, R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0552196179272237 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar, a partir dos discursos de professores, e
gestores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Firmo Santino da Silva, localizada no
Quilombo Caiana dos Crioulos, município de Alagoa Grande - PB, quais as causas da
recorrente, embora não tão alta, evasão escolar registrado em sua unidade. Para tanto
levantamos as seguintes problemáticas de pesquisa: Que elementos são tensionadores do
processo de evasão? Quais ações poderiam exercitar um olhar diferenciado sobre estes alunos
que evadem e garantir sua permanência na escola? Buscando responder essas indagações
realizamos uma pesquisa qualitativa, na qual realizamos entrevistas e aplicamos um
questionário semiestruturado com gestores e professores da referida escola. A análise dos dados
levantados foi feita de forma crítica reflexiva e, para tal, nos fundamentamos em alguns autores
como: Pereira & Dias (2020), Lopes (2010), Silva (2009), Cury (2002), Luciene Tavares
(2021), Tardif (2010), Brasil (2012), Baggi (2010), Morin (2001), Vergutz (2013), que foram
fundamentais para a fundamentação desse trabalho de pesquisa. Portanto a evasão escolar ainda
acontece em diversos espaços educacionais e, independentemente da causa, é de suma
importância procuramos debate-lo afim de conscientizar as pessoas sobre a importância de cada
um para a minimização dessa problemática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões sobre a evasão escolar: ponderações a cerca da escola Firmo Santino da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos Alagoa Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-17 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to investigate, based on the discourses of teachers and administrators at the
Municipal Elementary School Firmo Santino da Silva, located in the Quilombo Caiana dos
Crioulos, municipality of Alagoa Grande-PB, what are the causes of the recurring, albeit not
very high, school dropout rates recorded in their unit. To do so, we raised the following research
questions: What elements contribute to the dropout process? What actions could provide a
differentiated perspective on these students who drop out and ensure their retention in school?
In order to answer these questions, we conducted a qualitative research study, in which we
conducted interviews and administered a semi-structured questionnaire to managers and
teachers at the aforementioned school. The analysis of the collected data was carried out in a
critically reflective manner, and we drew on several authors such as Pereira & Dias (2020),
Lopes (2010), Silva (2009), Cury (2002), Luciene Tavares (2021), Tardif (2010), Brasil (2012),
Baggi (2010), Morin (2001), and Vergutz (2013), who were essential for the foundation of this
research work. Therefore, school dropout still occurs in various educational spaces and,
regardless of the cause, it is extremely important that we seek to debate it in order to make
people aware of the importance of each person in minimizing this problem. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36066 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-12T18:28:07Z |
|
dc.date.available |
2024-06-12 |
|
dc.date.available |
2024-06-12T18:28:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Firmo Santino – Alagoa Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
School dropout |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola education |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Caiana dos Crioulos Community |
pt_BR |
dc.subject |
Education Field |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTINO, Maria Simone da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reflections on school dropout: considerations to be made around the Firmo Santino Community school Quilombola Caiana dos Crioulos Alagoa Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTINO, Maria Simone da Silva. Reflexões sobre a evasão escolar: ponderações a
cerca da escola Firmo Santino da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos Alagoa Grande - PB. 2024. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36066 |
pt_BR |