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Programa residência pedagógica e a formação de professores: a produção acadêmica no Brasil (2017-2022).

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dc.creator.ID GONZALEZ, E. M. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7783147538719426 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BATISTA, Simone Vieira.
dc.contributor.advisor1ID BATISTA, S. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7040010139326138 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES , Denise Xavier.
dc.contributor.referee2 MELO, Patrícia Sara Lopes.
dc.description.resumo A dissertação ora apresentada tem por objetivo inventariar a produção acadêmica brasileira em relação ao tratamento dado à temática “Formação de Professores e Programa Residência Pedagógica”, a fim de localizar, refletir e compreender que aspectos, espaços geográficos e recortes históricos têm recebido destaque nessa área do conhecimento, logo, produzimos a construção de um Estado da Arte. Para tanto, a pesquisa está restrita à produção acadêmica em educação nos periódicos nacionais A1, A2, A3, A4, B1 e B2 no período de 2017-2022. Em conformidade com a lista gerada pela CAPES, quadriênio 2017- 2020, realizamos uma busca nos sites das referidas revistas e também em base de dados indexadas, como a SciELO, mediante a utilização dos seguintes descritores: ‘Residência Pedagógica e Formação Docente’, ‘Residência Docente e Formação de Professores’. Foram catalogados 65 artigos veiculados em periódicos com qualis A e 26 artigos qualis B, revelando um significativo número de estudos/pesquisas principalmente sobre Formação de Professores e a Residência Pedagógica e, ao mesmo tempo, sinalizando para uma lacuna no que se refere aos estudos de matriz geográfica e histórica. Almejando uma análise mais qualitativa, os artigos foram organizados em quadros considerando os seguintes aspectos: a) Autorias; b) Filiação institucional, c) ano de publicação d) Recorte temporal e geográfico do objeto de estudo; e) Enfoque temático; f) Aportes Teóricos. Dessa forma, sistematizar os periódicos acadêmicos nacionais com qualis A e B nos permitiu identificar algumas tendências de formação de professores, a relação do PRP com o estágio supervisionado, educação do campo e a educação escolar indígena. Além disso, foram catalogadas a produção acadêmica de 22 dissertações nacionais sobre o PRP e cinco teses encontradas no banco de dados da Biblioteca Brasileira de Dissertações e Teses (BDTD) e na Plataforma Sucupira de março a junho de 2023. As pesquisas foram organizadas em quadros considerando os seguintes aspectos: b) Filiação institucional, c) ano de publicação d) Recorte temporal e geográfico do objeto de estudo; e) Enfoque temático; f) Aportes Teóricos; g) Objetos de estudo e metodologia. De acordo, com os dados tivemos majoritariamente 16 dissertações do Nordeste e 11 dissertações no Estado de São Paulo. Nas teses tivemos predominância da região sudeste e sul do país nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Ressaltamos, a importância da pesquisa Estado da Arte em contribuir com a formação docente, buscando identificar lacunas, elencamos também a predominância teórica e metodológica das pesquisas. E, inclusive a escassez de Estados da Arte sobre o PRP e a formação docente em todas as publicações nacionais desde artigos em periódicos com qualis A e B até teses e dissertações. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Programa residência pedagógica e a formação de professores: a produção acadêmica no Brasil (2017-2022). pt_BR
dc.date.issued 2023-11-30
dc.description.abstract The dissertation presented here aims to inventory Brazilian academic production in relation to the treatment given to the theme “Teacher Training and Pedagogical Residency Program”, in order to locate, reflect and understand which aspects, geographical spaces and historical areas have received prominence in this area. of knowledge, therefore, we produce the construction of a State of the art. To this end, the research is restricted to academic production in education in national journals A1, A2, A3, A4, B1 and B2 in the period 2017-2022. In accordance with the list generated by CAPES, 2017-2020, we carried out a search on the websites of the aforementioned journals and also in indexed databases, such as SciELO, using the following descriptors: 'Pedagogical Residency and Teacher Training', ' Teaching Residency and Teacher Training'. A total of 65 articles were catalogued in journals with qualis A and 26 articles qualis B, revealing a significant number of studies/researches mainly on journals with qualis A and 26 qualis B articles, revealing a significant number of studies/researches mainly on Teacher Education and the Pedagogical Residency and at the same time, signaling a gap in the studies of geographical and historical matrix. Aiming for a more qualitative analysis, the articles were organized into tables considering the following aspects: a) Authorship; b) Institutional affiliation, c) year of publication d) Temporal and geographic scope of the object of study; e) Thematic focus; f) Theoretical contributions. In this way, systematizing national academic journals with A and B qualifications allowed us to identify some trends in teacher training, the relationship between PRP and supervised internship, rural education and indigenous school education. In addition, the academic production of 22 national dissertations on PRP and five theses found in the database of the Brazilian Library of Dissertations and Theses (BDTD) and the Sucupira Platform from March to June 2023 were cataloged. considering the following aspects: b) Institutional affiliation, c) year of publication d) Temporal and geographic scope of the study object; e) Thematic focus; f) Theoretical contributions; g) Study objects and methodology. According to the data, we had greater indecency in 16 dissertations from the Northeast and 11 dissertations in the State of São Paulo. In the theses we had a predominance of the southeast and south regions of the country in the states of Minas Gerais, São Paulo, Paraná and Rio Grande do Sul. We emphasize the importance of state-of-the-art research in contributing to teacher training, by identifying gaps, theoretical predominance and methodological. And, including the scarcity of State of the Art on PRP and teacher training in all national publications, from articles in periodicals with A and B qualifications to theses and dissertations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36068
dc.date.accessioned 2024-06-12T18:50:34Z
dc.date.available 2024-06-12
dc.date.available 2024-06-12T18:50:34Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Estado da arte pt_BR
dc.subject Programa Residência Pedagógica pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject State of art pt_BR
dc.subject Pedagogical Residency Program pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONZALEZ, Evelyn Moreira Dias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical residency program and teacher training: academic production in Brazil (2017-2022). pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation GONZALEZ, Evelyn Moreira Dias. Programa residência pedagógica e a formação de professores: a produção acadêmica no Brasil (2017-2022). 2023. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


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