Repositorio Dspace/Manakin

Música no ensino de sociologia: uma análise a partir de professores e estudantes do ensino médio em Aroeiras – PB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID CAVALCANTE, J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9500246011609551 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LADOSKY, Mário Henrique Guedes.
dc.contributor.advisor1ID LADOSKY, M. H. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7412174016769913 pt_BR
dc.contributor.referee1 VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
dc.contributor.referee2 KUHLMANN , Paulo Roberto Loyolla.
dc.description.resumo Esta pesquisa teve por objetivo analisar o uso da música como recurso didático nas aulas de sociologia do Ensino Médio. Para o alcance deste objetivo foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema relacionando a arte e educação, no qual se destacam Bodart (2021), Libâneo, (1998) e Minayo (1994), entre outros. Do ponto de vista metodológico, o objeto de análise foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Carlos Pessoa Filho, localizada na área urbana do município de Aroeiras – PB, na qual foi realizada uma entrevista semiestruturada com dois professores (as) de sociologia, complementando-se com a aplicação de questionários aos estudantes do ensino médio nas turmas de 1º, 2º e 3º ano da referida escola. Com esta pesquisa buscou-se evidenciar que canções musicais podem ser um importante instrumento no ensino de Sociologia, contribuindo para uma melhor compreensão por parte dos estudantes, instigando-os ao estranhamento de fatos que se apresentam como normal e corriqueiro e a imaginação sociológica, além de proporcionar uma abordagem lúdica em uma disciplina cujos conteúdos apresentam alto grau de abstração. Também elaboramos uma Sequência Didática intitulada: “Reflexão sobre a Ditadura Civil-Militar no Brasil a partir da Música”, a referida SD é composta por 5 (cinco) aulas para ser utilizada nas aulas de Sociologia do 3º ano do Ensino Médio, esta sequência didática foi testada em uma turma de 3º ano na escola onde foi realizada a pesquisa. Assim os resultados obtidos e analisados evidenciaram que tanto para os alunos quanto para os professores o uso da música como recurso didático durante as aulas contribui para favorecer a compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula, bem como para despertar o interesse dos estudantes pela disciplina de Sociologia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.title Música no ensino de sociologia: uma análise a partir de professores e estudantes do ensino médio em Aroeiras – PB. pt_BR
dc.date.issued 2023-08-29
dc.description.abstract This research aimed to analyze the use of music as a teaching resource in classes high school sociology. To achieve this objective, a review was carried out bibliography on the topic relating art and education, in which Bodart stands out (2021), Libâneo, (1998) and Minayo (1994), among others. From a methodological point of view, the object of analysis was the State School of Elementary and Secondary Education Deputado Carlos Pessoa Filho, located in the urban area of ​​the municipality of Aroeiras – PB, in which it was a semi-structured interview was carried out with two sociology professors, complementing it with the application of questionnaires to high school students in 1st, 2nd and 3rd year classes at that school. This research sought to demonstrate that Musical songs can be an important instrument in teaching Sociology, contributing to a better understanding on the part of students, encouraging them to strangeness of facts that present themselves as normal and commonplace and the imagination sociological, in addition to providing a playful approach to a discipline whose contents have a high degree of abstraction. We also created a Sequence Didactic entitled: “Reflection on the Civil-Military Dictatorship in Brazil from Music”,said SD is composed of 5 (five) classes to be used in Sociology classes at the 3rd year of high school, this didactic sequence was tested in a 3rd year class at school where the research was carried out. Thus, the results obtained and analyzed showed that for both students and teachers the use of music as a didactic resource during classes helps to promote understanding of the content addressed in the classroom, as well as to arouse students’ interest in the discipline of Sociology. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36070
dc.date.accessioned 2024-06-12T19:36:05Z
dc.date.available 2024-06-12
dc.date.available 2024-06-12T19:36:05Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sociologia – estudo e ensino pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Conteúdos curriculares pt_BR
dc.subject Sociology – study and teaching pt_BR
dc.subject Music pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Curricular contents pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Josinaldo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Music in sociology teaching: an analysis based on teachers and high school students in Aroeiras – PB. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Josinaldo. Música no ensino de sociologia: uma análise a partir de professores e estudantes do ensino médio em Aroeiras – PB. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia - PROFSOCIO) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta