DSpace/Manakin Repository

Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 MONTIEL, Suzi Alves.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como foco de investigação a mediação docente no projeto pedagogia social, neurociência e leitura. O objetivo geral foi analisar o papel da mediação pedagógica na formação da prática leitora. Nesta investigação interrogou-se qual o papel da mediação docente para motivar o educando no processo de leitura? Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com caráter exploratório e, abordagem narrativa autobiográfica. A pesquisa e composta de duas etapas, a saber- um relato pessoal vivenciado no projeto de extensão e a pesquisa de campo realizada com os participantes do projeto. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com 05 adolescentes entre 12 a 15 anos. Os instrumentos de produção de dados foram o diário de campo com registro das observações e uma entrevista estruturada, a qual foi aplicada com os participantes. Resultados: A partir do estudo teórico identificou-se que a prática da leitura modifica permanentemente o cérebro. A neurociência comprova que, o cérebro da pessoa com hábito da leitura é constantemente potencializado com novas informações, isso, porque o ato de ler altera a estrutura anatômica das células do cérebro e áreas responsáveis pelo desenvolvimento da aprendizagem, capacitando o sujeito para diversas funções cognitivas. Quanto a reflexão sobre a mediação docente, foi possível identificar que os estímulos externos oferecidos de forma intencional, pela extensionista, suscitam os estímulos internos, potencializando suas habilidades, sobretudo, no que concerne a prática da leitura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-29
dc.description.abstract Andthis research focuses on teacher mediation in the social pedagogy, neuroscience and reading project. The general objective was to analyze the role of pedagogical mediation in the formation of reading practice. In this research, it was questioned: what is the role of teacher mediation to motivate the student in the reading process? As for the methodological path, it is a basic research, with an exploratory character and an autobiographical narrative approach. The research is composed of two stages, namely- a personal report experienced in the extension project and the field research carried out with the project participants. This is a qualitative study, carried out with 05 adolescents between 12 and 15 years old. The instruments used to produce data were a field diary with a record of the observations and a structured interview, which was applied to the participants. Results: From the theoretical study it was identified that the practice of reading permanently modifies the brain. Neuroscience proves that the brain of a person with a reading habit is constantly enhanced with new information, because the act of reading alters the anatomical structure of brain cells and areas responsible for the development of learning, enabling the subject for various cognitive functions. Regarding the reflection on the teacher's mediation, it was possible to identify that the external stimuli intentionally offered by the extension worker arouse the internal stimuli, enhancing their skills, especially with regard to the practice of reading. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36077
dc.date.accessioned 2024-06-13T13:15:20Z
dc.date.available 2024-06-13
dc.date.available 2024-06-13T13:15:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia social pt_BR
dc.subject Mediação docente pt_BR
dc.subject Neurociência na educação pt_BR
dc.subject Prática leitora- Mediação pedagógica pt_BR
dc.subject Motivação em leitura pt_BR
dc.subject Social pedagogy pt_BR
dc.subject Teaching mediation pt_BR
dc.subject Neuroscience in education pt_BR
dc.subject Reading practice - Pedagogical mediation pt_BR
dc.subject Motivation in reading pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MATOS, Edilane Nobrega de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Social Pedagogy, neuroscience and reading project: teaching mediation in focus. pt_BR
dc.identifier.citation MATOS, Edilane Nobrega de. Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta