DSpace/Manakin Repository

A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ABREU, R. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7476478093297610 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Dorgival Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.referee1 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, João Marcos de Souza.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de constituição do homem pedagogo nos discursos produzidos em trabalhos de conclusão de curso-TCC´s, na graduação em Pedagogia, entre os anos 2010 à 2022 no Brasil, a partir da seguinte questão de estudo: Como os discursos produzidos em trabalhos de conclusão de curso-TCC´s na graduação em Pedagogia constituem o homem pedagogo? A base empírica da mesma se constitui de 11 TCC´s que tomam o homem pedagogo como objeto de estudo. Os procedimentos metodológicos são de cunho qualitativo, baseados na análise do discurso na perspectiva foucaultiana. Os resultados alcançados evidenciam que a constituição do homem pedagogo se organiza a partir da relação antagônica presença/ausência do pedagogo nas salas de aula da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, marcada pela feminização do magistério. Por outro lado, tal constituição é marcada pela visão preconceituosa, de estranhamento e de desajustamento da figura masculina no papel de educador da infância e de aluno do curso de Pedagogia. Portanto, na constituição desse sujeito, percebemos as questões de gênero na sociedade como elemento atravessador do ser homem/ mulher e a predeterminação da ocupação de espaços formativos e profissionais de acordo com o constructo social estabelecido, se fazem presentes de modo destacado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract This research has the general objective of analyzing the process of constitution of the pedagogue in the speeches produced in course completion works - TCC's, in the Pedagogy degree, between the years 2010 and 2022 in Brazil, based on the following study question: How do the speeches produced in course completion works - TCCs in the Pedagogy degree constitute the pedagogue man? Its empirical basis is made up of eleven TCCs that take the pedagogue as an object of study. The methodological procedures are qualitative in nature, based on discourse analysis from a Foucauldian perspective. The results achieved show that the constitution of the male pedagogue is organized based on the antagonistic relationship between the presence/absence of the pedagogue in Early Childhood Education and Elementary School classrooms, marked by the feminization of teaching. On the other hand, this constitution is marked by a prejudiced view, of estrangement and maladjustment of the male figure in the role of childhood educator and student of the Pedagogy course. Therefore, in the constitution of this subject, we realize that gender issues in society as an element that crosses the divide between being a man/woman and the predetermination of the occupation of training and professional spaces in accordance with the established social construct, are prominently present. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36078
dc.date.accessioned 2024-06-13T13:22:59Z
dc.date.available 2024-06-13
dc.date.available 2024-06-13T13:22:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Homem pedagogo pt_BR
dc.subject Pedagogia -Trabalhos de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Feminização do magistério pt_BR
dc.subject Pedagogo - Exercício docente pt_BR
dc.subject Discurso - Trabalhos de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogue man pt_BR
dc.subject Pedagogy - Course Completion Work pt_BR
dc.subject Feminization of teaching pt_BR
dc.subject Pedagogue - Teaching practice pt_BR
dc.subject Speech - Course Conclusion Papers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Romário Cícero da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The constitution of the pedagogue in course completion work in the Graduation in Pedagogy. pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Romário Cícero da Silva. A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta