dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho de monografia surgiu, a partir do seguinte questionamento: como o
brincar pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo das crianças na Educação
Infantil, a partir do olhar docente. No objetivo geral temos: analisar a importância do
brincar para o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil. Os objetivos
específicos estão assim dispostos: descrever as contribuições pedagógicas da
brincadeira na Educação Infantil; compreender o processo de desenvolvimento da
criança através do brincar; refletir sobre a valorização da brincadeira no espaço escolar,
a partir do olhar docente. Esse trabalho nos leva a uma reflexão sobre a utilização do
brincar como recurso pedagógico no processo de aprendizagem das crianças da
Educação Infantil, permitindo uma percepção mais abrangente da forma como os
professores inserem esse ato nas suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa de
natureza qualitativa, utilizando o instrumento de coleta de dados a entrevista
semiestruturada e a análise de conteúdo na modalidade temática. A entrevista foi
realizada com quatro professoras atuantes ou que já atuaram na Educação Infantil da
rede pública municipal da cidade de Cajazeiras-PB. Nas considerações finais podemos
reafirmar a necessidade e a importância de uma prática pedagógica baseada na
ludicidade para a promoção da aprendizagem e desenvolvimento de crianças da
Educação Infantil de diferentes faixas etárias e compreendemos que o brincar favorece a
integralidade do ser, desde que seja vivenciado em sala de aula de forma planejada e
comprometida com as diferentes aprendizagens. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O brincar como recurso pedagógico: contribuições para o desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil, a parti do olhar docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-09 |
|
dc.description.abstract |
This present monography work came from the following question: how play can
contribute to the cognitive development of the children in Early Childhood Education,
from the teacher’s perspective. In general objective we have: to analyze the importance
of play for the development of children in Early Childhood Education. The specific
objectives are arranged in the following way: describe pedagogical contributions of the
play in Early Childhood Education; understand the children’s development process
through play; reflect about the valorization of the play in school ground, from the
teacher’s perspective. This work leads us a reflection about the utilization of play as
pedagogical resource in the Early Childhood Education children’s learning process,
allowing a larger perception of the manner how teachers insert this act in their
pedagogical practices. The research has a qualitative aspect, using as data collect
instrument the semi-structured interview and the content analysis in the thematic
modality. The interview was accomplished with four female teachers who work or had
worked in Cajazeiras’-PB Early Childhood Education municipal public school system.
In final considerations we can reaffirm the need and significance of a pedagogical
practice based on playfulness for the promotion of learning and development of Early
Childhood Education’s children in different group ages and understand that play
provide integrity of the person, as long as been experienced in classroom in a planned
and compromised manner with the different learnings. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36079 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-13T13:31:12Z |
|
dc.date.available |
2024-06-13 |
|
dc.date.available |
2024-06-13T13:31:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Brincar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia de ensino - Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness |
|
dc.subject |
Child education |
|
dc.subject |
To play |
|
dc.subject |
Teaching and learning |
|
dc.subject |
Teaching methodology - Early childhood education |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABREU, Erilane Erineuda de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Playing as a pedagogical resource: contributions to the cognitive development of children in early childhood education, from a teaching perspective. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABREU, Erilane Erineuda de. O brincar como recurso pedagógico: contribuições para o desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil, a parti do olhar docente. 2023. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |