DSpace/Manakin Repository

Organização do trabalho pedagógico: desafios e possibilidades do trabalho docente no cotidiano escolar.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Jose Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo A produção aborda desafios e possibilidades da organização do trabalho pedagógico para a atuação docente no cotidiano escolar. Esta pesquisa teve como foco a organização do trabalho pedagógico como objeto de estudo. A questão de pesquisa que norteia este estudo é: de que modo a organização do trabalho pedagógico contribui para a atuação docente no cotidiano escolar? O objetivo geral desta produção, é o analisar de que modo a organização do trabalho pedagógico contribui para a atuação docente no cotidiano escolar. No percurso metodológico, adotou-se a abordagem qualitativa, com a realização de estudos exploratórios e entrevistas semiestruturadas, envolvendo seis profissionais da educação atuantes em escolas públicas. As categorias de análise que orientaram este estudo foram gestão escolar (Luck, 2009), Organização do trabalho pedagógico (Libanêo, 2008) e planejamento escolar (Libanêo, 1994). Do estudo realizado, constatou-se que a organização do trabalho pedagógico manifesta-se na interação entre conhecimentos construídos no cotidiano escolar e as relações estabelecidas nos processos educativos, permeando as relações interpessoais, a prática docente, as normas de gestão democrática, a estrutura escolar, a comunidade escolar, o planejamento, a dimensão epistemológica e político- pedagógica da escola, bem como os desafios envolvidos na elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Organização do trabalho pedagógico: desafios e possibilidades do trabalho docente no cotidiano escolar. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-01
dc.description.abstract The production addresses challenges and possibilities in the organization of pedagogical work for teaching activities in the daily school routine. This research focused on the organization of pedagogical work as its object of study. The research question guiding this study is: how does the organization of pedagogical work contribute to teaching activities in the daily school routine? The overall objective of this production is to analyze how the organization of pedagogical work contributes to teaching activities in the daily school routine. In the methodological approach, a qualitative method was adopted, conducting exploratory studies and semi-structured interviews involving six education professionals working in public schools. The analytical categories guiding this study were school management according (Luck, 2009), organization of pedagogical work according (Libanêo, 2008), and school planning according (Libanêo, 1994). From the conducted study, it was observed that the organization of pedagogical work manifests in the interaction between knowledge built in the daily school routine and the relationships established in educational processes, permeating interpersonal relationships, teaching practices, democratic management norms, school structure, school community, planning, the epistemological and political-pedagogical dimension of the school, as well as the challenges involved in the development, implementation, and evaluation of the Pedagogical Political Project. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36080
dc.date.accessioned 2024-06-13T13:45:17Z
dc.date.available 2024-06-13
dc.date.available 2024-06-13T13:45:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Planejamento escolar pt_BR
dc.subject Organização do trabalho pedagógico pt_BR
dc.subject Atuação docente pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Projeto político pedagógico pt_BR
dc.subject School planning pt_BR
dc.subject Organization of pedagogical work pt_BR
dc.subject Teaching activity pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Pedagogical political project pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DINIZ, Erlania Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Organization of pedagogical work: challenges and possibilities of teaching work in everyday school life. pt_BR
dc.identifier.citation DINIZ, Erlania Gomes. Organização do trabalho pedagógico: desafios e possibilidades do trabalho docente no cotidiano escolar. 2023. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta