Repositorio Dspace/Manakin

As consequências da pandemia na educação: um olhar para os cursos de licenciatura em física da UFCG.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID PEREIRA, J. L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2121204058052929 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.contributor.advisor1ID ATAÍDE, J. S. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI PEREIRA. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Heron Neves de.
dc.contributor.referee1ID FREITAS, H. N. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 pt_BR
dc.contributor.referee2 DANTAS, Joseclécio Dutra.
dc.contributor.referee2ID DANTAS, J. D. pt_BR
dc.contributor.referee2ID J. D. Dantas. pt_BR
dc.contributor.referee2ID DANTAS, J.D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 pt_BR
dc.contributor.referee3 MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
dc.contributor.referee3ID DE MEDEIROS, F. F. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 pt_BR
dc.description.resumo Tendo em vista que esse tema de estudo é de suma importância para o contexto educacional, pois acredita-se que compreender as consequências e lições que a pandemia deixou na educação, poderá ajudar a preparar as instituições a lidar com possíveis crises emergenciais que possam surgir futuramente, o presente trabalho trata sobre “As consequências da pandemia na educação: um olhar para os cursos de Física da UFCG”, a fim de compreender quais foram as consequências que a pandemia do COVID-19 deixou nos cursos de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Campina Grande. Para tanto, foi necessário analisar os dados referentes aos estudantes matriculados, ingressantes e graduados nos cursos de licenciatura em Física da UFCG nos períodos de 2019.1 a 2023.2 e identificar as variações nos dados analisados e as possíveis causas, durante os períodos mencionados. Realizou-se, então, uma pesquisa com metodologia de abordagem quali-quantitativa de natureza descritiva. Diante disso, verificou-se, por exemplo, que houve uma redução no número de alunos matriculados, ingressantes e estudantes graduados nos cursos de Licenciatura em Física da UFCG, durante o período em que se estabeleceu a pandemia do COVID-19. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física pt_BR
dc.title As consequências da pandemia na educação: um olhar para os cursos de licenciatura em física da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-14
dc.description.abstract Considering that this topic of study is of paramount importance for the educational context, as it is believed that understanding the consequences and lessons that the pandemic left in education can help prepare institutions to deal with possible emergency crises that may arise in the future , this work deals with “The consequences of the pandemic in education: a look at the Physics courses at UFCG”, in order to understand what were the consequences that the COVID-19 pandemic left on the Physics Degree courses at the Federal University from Campina Grande. To this end, it was necessary to analyze the data referring to students enrolled, entering and graduating from UFCG's Physics degree courses in the periods from 2019.1 to 2023.2 and identifying the variations in the analyzed data and the possible causes, during the mentioned periods. A research was then carried out using a qualitative-quantitative methodology of a descriptive nature. In view of this, it was found, for example, that there was a reduction in the number of students enrolled, freshmen and graduate students in Physics Degree courses at UFCG, during the period in which the COVID-19 pandemic was established. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36082
dc.date.accessioned 2024-06-13T14:10:58Z
dc.date.available 2024-06-13
dc.date.available 2024-06-13T14:10:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Física - contexto educacional pt_BR
dc.subject Crises emergenciais pt_BR
dc.subject Física - pandemia pt_BR
dc.subject Pandemia – ensino de física pt_BR
dc.subject Physical pt_BR
dc.subject Physics - educational context pt_BR
dc.subject Emergency crises pt_BR
dc.subject Physics - pandemic pt_BR
dc.subject Pandemic – teaching physics pt_BR
dc.subject Físico pt_BR
dc.subject Física - contexto educativo pt_BR
dc.subject Crisis de emergencia pt_BR
dc.subject Física - pandemia pt_BR
dc.subject Pandemia: enseñanza de la física pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Jéssila Letícia Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The consequences of the pandemic on education: a look at courses degree in physics from UFCG. pt_BR
dc.title.alternative Las consecuencias de la pandemia en la educación: una mirada a los cursos Licenciado en Física por la UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Jéssila Letícia Santos. As consequências da pandemia na educação: um olhar para os cursos de licenciatura em física da UFCG. 2024. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36082 pt_BR
dc.description.resumen Considerando que este tema de estudio es de suma importancia para el contexto educativo, ya que se cree que comprender las consecuencias y lecciones que pandemia que queda en la educación, podría ayudar a preparar a las instituciones para hacer frente a posibles crisis de emergencia que puedan surgir en el futuro, este trabajo trata sobre “Las consecuencias de la pandemia en la educación: una mirada a los cursos de Física de la UFCG”, para comprender cuáles fueron las consecuencias que La pandemia de COVID-19 ha dejado las carreras de Grado en Física en Universidad Federal de Campina Grande. Para ello fue necesario analizar la datos relativos a los estudiantes matriculados, ingresando y egresando de cursos Licenciatura en Física por la UFCG en los períodos del 2019.1 al 2023.2 e identificar las variaciones en los datos analizados y posibles causas, durante los periodos mencionado. Luego se realizó una investigación utilizando una metodología cualitativo-cuantitativo de carácter descriptivo. En vista de esto, se encontró, por ejemplo, que hubo una reducción en el número de estudiantes matriculados, nuevos ingresantes y estudiantes egresados ​​de las carreras de Licenciatura en Física de la UFCG, durante el período en que La pandemia de COVID-19 se afianzó. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta