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"Modelos matemáticos para otimização do serviço de ônibus urbano."

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dc.creator.ID RABANNI, S. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8087783521324545 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MAHER, Michael John.
dc.contributor.advisor1ID MAHER, M. J. pt_BR
dc.contributor.referee1 LIPOWSKI, J. S.
dc.contributor.referee2 CABRERA, J. G.
dc.description.resumo Este trabalho descreve o desenvolvimento de alguns modelos matemáticos para a otimização de um serviço urbano do ônibus. Os custos indiretos a curto prazo representados por tempo total de viagem (tempos de caminhada, de espera e de deslocamento) dos passageiros que usam o sistema de transporte publico, é considerado e usa-se este como medida da eficiência do sistema. O problema é, então, a otimização da operação do sistema dentro da restrição do nível fixo de investimento de capital. As variáveis no problema incluem o número de ônibus em cada linha, as posições de paradas e as próprias linhas. Após o desenvolvimento de alguns modelos teóricos, o caso prático da operação do sistema de ônibus de Campina Grande, Paraíba, é considerado e algumas sugestões para melhorar o sistema são oferecidas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia civil
dc.title "Modelos matemáticos para otimização do serviço de ônibus urbano." pt_BR
dc.date.issued 1975-11
dc.description.abstract This paper describes the development of some mathematical models for the optimization of an urban bus service. The short-term indirect costs represented by total travel time (walking times, waiting times and displacement) of passengers using the public transportation system is considered and used as a measure of the efficiency of the system. The problem is, then, the optimization of the operation of the system within the constraint of the fixed level of capital investment. The variables in the problem include the number of buses in each line, the stop positions and the lines themselves. After the development of some theoretical models, the practical case of the operation of the bus system of Campina Grande, Paraíba, is considered and some suggestions to improve the system are offered. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3608
dc.date.accessioned 2019-04-29T11:01:55Z
dc.date.available 2019-04-29
dc.date.available 2019-04-29T11:01:55Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ônibus - serviço
dc.subject Bus service
dc.subject Modelos matemáticos
dc.subject Mathematical models
dc.subject Otimização de ônibus
dc.subject Otibização de ônibus
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RABBANI, Soheil Rahnemay.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative "Mathematical models for urban bus service optimization." pt_BR
dc.identifier.citation RABBANI, Soheil Rahnemay. "Modelos matemáticos para otimização do serviço de ônibus urbano." 1975. 128f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1975. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3608 pt_BR


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