dc.description.resumo |
O presente artigo é um recorte da monografia apresentada ao curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, na área de conhecimento em Linguagens e Códigos, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA). Esta experiência foi realizada na Igreja Evangélica Congregacional (IEC) de Sumé - PB, com as crianças e pré-adolescentes da Orquestra Infanto-juvenil de Flauta Doce. A pesquisa buscou descrever analiticamente as contribuições do ensino de música no contexto não formal para o comportamento das crianças e pré-adolescentes do grupo nos contextos familiar e social. Neste sentido, refletiu-se sobre quais contribuições a música trouxe para questões comportamentais dos/as flautistas, a saber: aspectos emocionais, generosidade, caráter etc. Os/as pais/mães e amigos/as e demais familiares dos/as alunos/as foram entrevistados/as e puderam relatar os resultados que o grupo inferiu na vida das crianças e pré-adolescentes, e como isso colaborou nos âmbitos social e familiar. Também foi destacada a visão dos/as integrantes com relação ao comportamento familiar e social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Música. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Música, igreja e sociedade: os impactos da educação musical não escolar no comportamento sociofamiliar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36099 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-13T20:09:42Z |
|
dc.date.available |
2024-06-13 |
|
dc.date.available |
2024-06-13T20:09:42Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de música |
pt_BR |
dc.subject |
Música e sociedade |
pt_BR |
dc.subject |
Música na igreja |
pt_BR |
dc.subject |
Educação não formal |
pt_BR |
dc.subject |
Flauta doce |
pt_BR |
dc.subject |
Educação musical não escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Music teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Music and society |
pt_BR |
dc.subject |
Music in church |
pt_BR |
dc.subject |
Non-formal education |
pt_BR |
dc.subject |
Sweet flute |
pt_BR |
dc.subject |
Non-school music education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
|
dc.creator |
ANDRADE, Valéria. |
|
dc.creator |
BARROS, Marcelo Alves de. |
|
dc.creator |
SOUSA, Rafael Barros de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de; SOUSA, Rafael Barros de. Música, igreja e sociedade: os impactos da educação musical não escolar no comportamento sociofamiliar. In: VI CONEDU - Congresso Nacional de Educação - Avaliação: Processos e Políticas, 6, 2020. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2020. p. 1-17. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36099 |
pt_BR |