dc.creator.ID |
COSTA, J. V. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2019762865918082 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Joseclécio Dutra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, J. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
J. D. Dantas. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, JOSECLÉCIO DUTRA. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEDEIROS, Fábio Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
DE MEDEIROS, F. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Priscila da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, P. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
DA SILVA SANTOS, PRISCILA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7012810287403197 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Os jogos didáticos são uma importante ferramenta no auxílio ao professor na prática
docente. Através deles se pode trazer motivação, diversão e conhecimento para os
jogadores. Na disciplina de física, muitas vezes, há uma dificuldade no entendimento
de questões, isto associado à matemática e ao fato de os conceitos por muitas vezes
serem de difícil visualização. Isso gera desmotivação nos alunos e dificulta a
aprendizagem. Dessa forma, a ludicidade é utilizada com o objetivo de gerar
motivação e maior interesse dos alunos. Com essa perspectiva, foi desenvolvido o
jogo “jogando com a física”, e realizada uma pesquisa para verificar sua eficácia. A
pesquisa foi realizada em turma do primeiro ano do ensino médio técnico na cidade
de Cuité-PB, com o objetivo de proporcionar uma melhoria educacional e social dentro
de sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física |
pt_BR |
dc.title |
Criação de jogo didático para o ensino da física. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-15 |
|
dc.description.abstract |
Didactic games are an important tool to help teachers in their teaching practice.
Through them you can bring motivation, fun and knowledge to players. In the discipline
of physics, there is often difficulty in understanding issues, this is associated with
mathematics and the fact that concepts are often difficult to visualize. This creates
demotivation in students and makes learning difficult. In this way, playfulness is used
with the aim of generating motivation and greater interest among students. With this
perspective, the game “jogando com a física” was developed and research was carried
out to verify its effectiveness. A survey was carried out in the first year class of technical
high school in the city of Cuité-PB, with the aim of providing educational and social
improvement within the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36102 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-14T12:02:35Z |
|
dc.date.available |
2024-06-14 |
|
dc.date.available |
2024-06-14T12:02:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Physics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic games |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la física |
pt_BR |
dc.subject |
Juegos didácticos |
pt_BR |
dc.subject |
Alegría |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, João Victor da Fonseca. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Creation of a didactic game for teaching physics. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Creación de un juego didáctico para la enseñanza de la física. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, João Victor da Fonseca. Criação de jogo didático para o ensino da física. 2024. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36102 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Los juegos didácticos son una herramienta importante para ayudar a los profesores en la práctica.
maestro. A través de ellos podrás aportar motivación, diversión y conocimiento a
jugadores. En la disciplina de la física, a menudo hay dificultades para comprender
de preguntas, esto está asociado con las matemáticas y el hecho de que los conceptos a menudo
ser difícil de visualizar. Esto crea desmotivación entre los estudiantes y dificulta la
aprendiendo. De esta manera, se utiliza la lúdica con el objetivo de generar
motivación y mayor interés de los estudiantes. Con esta perspectiva, el
juego “jugando con la física”, y se realizaron investigaciones para comprobar su efectividad. A
La investigación se realizó en un aula de primer año de secundaria técnica de la ciudad.
de Cuité-PB, con el objetivo de brindar mejora educativa y social dentro
del aula. |
pt_BR |