DSpace/Manakin Repository

Criação de jogo didático para o ensino da física.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, J. V. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2019762865918082 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Joseclécio Dutra.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, J. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID J. D. Dantas. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, JOSECLÉCIO DUTRA. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
dc.contributor.referee1ID DE MEDEIROS, F. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Priscila da Silva.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, P. S. pt_BR
dc.contributor.referee2ID DA SILVA SANTOS, PRISCILA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7012810287403197 pt_BR
dc.description.resumo Os jogos didáticos são uma importante ferramenta no auxílio ao professor na prática docente. Através deles se pode trazer motivação, diversão e conhecimento para os jogadores. Na disciplina de física, muitas vezes, há uma dificuldade no entendimento de questões, isto associado à matemática e ao fato de os conceitos por muitas vezes serem de difícil visualização. Isso gera desmotivação nos alunos e dificulta a aprendizagem. Dessa forma, a ludicidade é utilizada com o objetivo de gerar motivação e maior interesse dos alunos. Com essa perspectiva, foi desenvolvido o jogo “jogando com a física”, e realizada uma pesquisa para verificar sua eficácia. A pesquisa foi realizada em turma do primeiro ano do ensino médio técnico na cidade de Cuité-PB, com o objetivo de proporcionar uma melhoria educacional e social dentro de sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física pt_BR
dc.title Criação de jogo didático para o ensino da física. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-15
dc.description.abstract Didactic games are an important tool to help teachers in their teaching practice. Through them you can bring motivation, fun and knowledge to players. In the discipline of physics, there is often difficulty in understanding issues, this is associated with mathematics and the fact that concepts are often difficult to visualize. This creates demotivation in students and makes learning difficult. In this way, playfulness is used with the aim of generating motivation and greater interest among students. With this perspective, the game “jogando com a física” was developed and research was carried out to verify its effectiveness. A survey was carried out in the first year class of technical high school in the city of Cuité-PB, with the aim of providing educational and social improvement within the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36102
dc.date.accessioned 2024-06-14T12:02:35Z
dc.date.available 2024-06-14
dc.date.available 2024-06-14T12:02:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Physics teaching pt_BR
dc.subject Didactic games pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Enseñanza de la física pt_BR
dc.subject Juegos didácticos pt_BR
dc.subject Alegría pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, João Victor da Fonseca.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Creation of a didactic game for teaching physics. pt_BR
dc.title.alternative Creación de un juego didáctico para la enseñanza de la física. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, João Victor da Fonseca. Criação de jogo didático para o ensino da física. 2024. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36102 pt_BR
dc.description.resumen Los juegos didácticos son una herramienta importante para ayudar a los profesores en la práctica. maestro. A través de ellos podrás aportar motivación, diversión y conocimiento a jugadores. En la disciplina de la física, a menudo hay dificultades para comprender de preguntas, esto está asociado con las matemáticas y el hecho de que los conceptos a menudo ser difícil de visualizar. Esto crea desmotivación entre los estudiantes y dificulta la aprendiendo. De esta manera, se utiliza la lúdica con el objetivo de generar motivación y mayor interés de los estudiantes. Con esta perspectiva, el juego “jugando con la física”, y se realizaron investigaciones para comprobar su efectividad. A La investigación se realizó en un aula de primer año de secundaria técnica de la ciudad. de Cuité-PB, con el objetivo de brindar mejora educativa y social dentro del aula. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta