DSpace/Manakin Repository

Competências socioemocionais, práticas educativas e o desenvolvimento integral das crianças.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, S. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9503872355219797 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Jose Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 MONTIEL, Suzi Alves.
dc.description.resumo Esta pesquisa, intitulada “Competências socioemocionais, práticas educativas e o desenvolvimento integral das crianças”, tem como objetivo geral analisar a presença de intencionalidade nas práticas educativas para o desenvolvimento das competências socioemocionais numa turma do 3º ano do Ensino Fundamental. Com aporte teórico em Salovey e Mayer (1998); Cosenza (2011); Goleman (2011); (Marin et al. (2017), Cury (2019); Freire (1996;1997) entre outros. A metodologia utilizada é de natureza básica e sua abordagem é qualitativa. Acerca do tipo de pesquisa, foi realizada uma pesquisa de campo, com caráter exploratório. Para a produção de dados foi utilizada a técnica de observação direta e a entrevista semiestruturada. Para identificar a presença de intencionalidade quanto ao desenvolvimento de competências socioemocionais na prática educativa, também foram analisados os planos de aula e a rotina diária utilizada pela professora. Quanto aos resultados, pode-se relatar que há uma significativa lacuna na prática docente, no que concerne ao trabalho pedagógico para desenvolver as competências socioemocionais. No contexto pesquisado verificou-se o desconhecimento da importância em trabalhar as competências socioemocionais para a aprendizagem. A docente demonstrou que entende que as emoções são importantes, porém sem embasamento teórico, sem compreender sua forte influência no desenvolvimento dos estudantes, tanto na vida pessoal quanto educacional e, também, foi percebido que não houve trabalho intencional através das práticas educativas, e quando aconteceu alguma dinâmica ou atividade que trabalhasse a dimensão afetiva, era de maneira fragmentada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Competências socioemocionais, práticas educativas e o desenvolvimento integral das crianças. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-05
dc.description.abstract This research, entitled “Socioemotional competencies, educational practices and the integral development of children”, has the general objective of analyzing the presence of intentionality in educational practices for the development of socioemotional competencies in a 3rd year elementary school class. With theoretical support in Salovey and Mayer (1998); Cosenza (2011); Goleman (2011); (Marin et al. (2017), Cury (2019); Freire (1996;1997) among others.The methodology used is basic in nature and its approach is qualitative. Regarding the type of research, field research was carried out, with an exploratory nature. For data production, direct observation techniques and semi-structured interviews were used. To identify the presence of intentionality regarding the development of socioemotional competencies in educational practice, the lesson plans and the daily routine used by the teacher were also analyzed. Regarding the results, it can be reported that there is a significant gap in teaching practice, regarding pedagogical work to develop socioemotional competencies. In the researched context, there was a lack of awareness of the importance of working on socioemotional competencies for learning. The teacher demonstrated that she understands that emotions are important, but without a theoretical basis, without understanding their strong influence on the development of students, both in their personal and educational lives, and it was also noticed that there was no intentional work through educational practices, and when Some dynamic or activity took place that worked on the affective dimension, it was in a fragmented way. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36105
dc.date.accessioned 2024-06-14T12:27:30Z
dc.date.available 2024-06-14
dc.date.available 2024-06-14T12:27:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Competências socioemocionais pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Aprendizagem infantil pt_BR
dc.subject Educandos - Desenvolvimento integral pt_BR
dc.subject Inteligência emocional pt_BR
dc.subject Educação integral pt_BR
dc.subject Alfabetização emocional pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Socio-emotional skills pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject Children's learning pt_BR
dc.subject Students - Integral development pt_BR
dc.subject Emotional intelligence pt_BR
dc.subject Comprehensive education pt_BR
dc.subject Emotional literacy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Samara Alecrim de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Socio-emotional skills, educational practices and the integral development of children. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Samara Alecrim de. Competências socioemocionais, práticas educativas e o desenvolvimento integral das crianças. 2023. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta