DSpace/Manakin Repository

Influências da espiritualidade religiosa na prática docente.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUEIROZ, T. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6097501545659008 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.advisor1ID NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 pt_BR
dc.contributor.referee1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo O presente trabalho traz uma discussão sobre influências da espiritualidade religiosa na prática docente. Teve como justificativa possibilitar a reflexão sobre a importância da dimensão espiritual/religiosa dentro da escola, como promove os valores humanos, como impulsiona a transformação e a construção do ser educador. Tendo como objetivo principal: verificar se a espiritualidade religiosa de docentes influencia em suas práticas educativas. Para atingir o objetivo, iniciou-se uma análise acerca da temática, através dos estudos de renomados autores e, posteriormente, um estudo de campo, seguindo a abordagem qualitativa-descritiva para análise dos dados de um questionário aplicado à dez professores do fundamental I, de uma escola pública da cidade de Ipaumirim-Ce. A partir dos resultados obtidos foi possível constar que os professores percebem a importância da vivência espiritual religiosa diária e que essa vivência influencia na prática docente. Na perspectiva dos participantes, essa influência é positiva e corrobora para as relações estabelecidas na escola, entre professor-aluno, na promoção de valores referentes ao amor, paz, empatia e promove mudanças na vida particular, na prática da profissão, na percepção de si e do próximo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Influências da espiritualidade religiosa na prática docente. pt_BR
dc.date.issued 2023-10-27
dc.description.abstract The present work discusses the influence of religious spirituality on teaching practice. It aims to allow reflection on the importance of the spiritual/religious dimension within the school, how it contributes to the promotion of human values and how it drives the transformation and construction of being na educator. The main objective was to verify whether the religious spirituality of teachers influences their pedagogical practice. In order to achieve these objective, na analysis of the subject was started through the studies of renowned authors, followed by a field study using a qualitative- descriptive approach with a questionnaire applied to tem primary school teachers from a public school in the city of Ipaumirim-Ce Based on the obtained results, it was evident that the teachers recognize the significance of a daily religious spiritual experience and how it impacts their teaching practice. From the point of view of the participants, this influence is positive and contributes to the relationships established in the school, between teachers and students, promoting values related to love, peace and empathy. It promotes changes in personal life, professional practice, and perceptions of self and others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36106
dc.date.accessioned 2024-06-14T12:49:58Z
dc.date.available 2024-06-14
dc.date.available 2024-06-14T12:49:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Prática docente - Espiritualidade religiosa pt_BR
dc.subject Espiritualidade religiosa pt_BR
dc.subject Espiritualidade na educação pt_BR
dc.subject Vivências espirituais pt_BR
dc.subject Teaching practice - Religious spirituality pt_BR
dc.subject Religious spirituality pt_BR
dc.subject Spirituality in education pt_BR
dc.subject Spiritual experiences pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROZ, Thalyta de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Influences of religious spirituality on teaching practice. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROZ, Thalyta de Souza. Influências da espiritualidade religiosa na prática docente. 2023. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta