dc.description.resumo |
A proposta é refletir sobre as práticas desenvolvidas no âmbito das disciplinas de
Literatura na Licenciatura em Educação do Campo/UFCG no sentido de garantir a alunosprofessores em formação o contato direto com a materialidade do texto dramatúrgico, buscando
caminhos de interação com o teatro mediante práticas de leitura com procedimentos teatrais que
favoreçam a ampliação das formas de realizar o ato de ler. Pelo relato de algumas demandas de
interesse em torno desta literatura surgidas a partir das ações de incentivo e sensibilização à leitura
do texto dramatúrgico contempladas nesta prática docente, e tendo em conta os desafios urgentes
em relação às dificuldades com a leitura em nosso país, pretendemos pensar estratégias alternativas
para a formação de professores-leitores habilitados, efetivamente, a formar alunos-leitores, a partir
de práticas de leitura e escrita inovadoras mediante o diálogo com experiências no ensino de
diversos conteúdos de componentes curriculares de Engenharia, baseadas em um jogo sério de
realidade alternada, denominado FelizCidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-14T13:08:41Z |
|
dc.date.available |
2024-06-14 |
|
dc.date.available |
2024-06-14T13:08:41Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos sérios |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina de leitura - Licenciatura em Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Educação do Campo - leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Texto dramatúrgico |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação dos professores leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo sério de realidade alternada - FelizCidade |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Serious games |
pt_BR |
dc.subject |
Reading subject - Degree in Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Rural Education - reading |
pt_BR |
dc.subject |
Dramaturgical text |
pt_BR |
dc.subject |
Theater and education |
pt_BR |
dc.subject |
Training of reading teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Serious alternate reality game - FelizCidade |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Valéria. |
|
dc.creator |
BARROS, Marcelo Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading, saying, playing: interactions between reading, literature and serious games. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de. Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios. In: VI ENLIJE - ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO - LITERATURA E OUTRAS ARTES: INTERFACES E DIÁLOGOS COM O ENSINO, 6, 2016, Campina Grande. Anais[...] Campina Grande: Realize, 2016. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108 |
pt_BR |