DSpace/Manakin Repository

Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A proposta é refletir sobre as práticas desenvolvidas no âmbito das disciplinas de Literatura na Licenciatura em Educação do Campo/UFCG no sentido de garantir a alunosprofessores em formação o contato direto com a materialidade do texto dramatúrgico, buscando caminhos de interação com o teatro mediante práticas de leitura com procedimentos teatrais que favoreçam a ampliação das formas de realizar o ato de ler. Pelo relato de algumas demandas de interesse em torno desta literatura surgidas a partir das ações de incentivo e sensibilização à leitura do texto dramatúrgico contempladas nesta prática docente, e tendo em conta os desafios urgentes em relação às dificuldades com a leitura em nosso país, pretendemos pensar estratégias alternativas para a formação de professores-leitores habilitados, efetivamente, a formar alunos-leitores, a partir de práticas de leitura e escrita inovadoras mediante o diálogo com experiências no ensino de diversos conteúdos de componentes curriculares de Engenharia, baseadas em um jogo sério de realidade alternada, denominado FelizCidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108
dc.date.accessioned 2024-06-14T13:08:41Z
dc.date.available 2024-06-14
dc.date.available 2024-06-14T13:08:41Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Jogos sérios pt_BR
dc.subject Disciplina de leitura - Licenciatura em Educação do Campo pt_BR
dc.subject Licenciatura em Educação do Campo - leitura pt_BR
dc.subject Texto dramatúrgico pt_BR
dc.subject Teatro e educação pt_BR
dc.subject Formação dos professores leitores pt_BR
dc.subject Jogo sério de realidade alternada - FelizCidade pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Serious games pt_BR
dc.subject Reading subject - Degree in Rural Education pt_BR
dc.subject Degree in Rural Education - reading pt_BR
dc.subject Dramaturgical text pt_BR
dc.subject Theater and education pt_BR
dc.subject Training of reading teachers pt_BR
dc.subject Serious alternate reality game - FelizCidade pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Valéria.
dc.creator BARROS, Marcelo Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading, saying, playing: interactions between reading, literature and serious games. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de. Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios. In: VI ENLIJE - ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO - LITERATURA E OUTRAS ARTES: INTERFACES E DIÁLOGOS COM O ENSINO, 6, 2016, Campina Grande. Anais[...] Campina Grande: Realize, 2016. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta