DSpace/Manakin Repository

As contribuições da leitura para o alcance das finalidades da educação básica: a perspectiva discente.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, V. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6941790479116677 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Jose Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo O estudo focaliza a temática da leitura e suas contribuições para as finalidades da Educação Básica, cidadania, mundo do trabalho e estudos posteriores tais finalidades estão estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como atribuições da Educação Básica, porém a LDB estabelece a leitura como um caminho para o alcance dessas finalidades. Com isso, o objetivo geral compreender como a prática de leitura pode contribuir para o alcance das finalidades da Educação Básica, preconizadas na LDB, Lei n° 9394/96. Nesta pesquisa busca-se responder a seguinte questão problematizadora: como a leitura pode contribuir para o alcance das finalidades da Educação Básica? Optou-se pela metodologia da pesquisa científica de natureza qualitativa, do tipo exploratória. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada com discentes dos cursos de Letras e Pedagogia, do Centro de Formação de Professores (CFP). Os resultados e conclusões: conclui-se que a leitura é uma atividade que pode gerar inúmeras contribuições para a vida das pessoas, se houver uma prática constante, leituras frequentes levam o sujeito a ampliar o que conhece e melhorar o seu estar no mundo. Então, a atividade da leitura não diz respeito apenas ao espaço da sala de aula, mas a diversas etapas da vida, compreendendo-se como um meio para as pessoas estarem aptas para lidar com situações, enquanto cidadãos, estudantes e profissionais. Portanto, ato de ler inscreve o leitor em práticas sociais que demandam leitura e escrita, promovendo sua inserção na sociedade letrada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title As contribuições da leitura para o alcance das finalidades da educação básica: a perspectiva discente. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-23
dc.description.abstract The present study focuses on the theme of reading and its contributions to the finalitys of Basic Education, citizenship, world of work and subsequent studies, such finalitys are established in the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) as attributions of Basic Education, but the LDB prescribes reading as a way to achieve these finalitys.Thus, the general objective is to understand how the practice of reading can contribute to the achievement of the finalitys of Basic Education, recommended in LDB, Law No. 9394/96. In this research we sought to answer the following problematizing question: how can reading contribute to the achievement of the finalitys of Basic Education? We opted for the methodology of scientific research of a qualitative nature, of the exploratory type.The data collection instrument was a semi-structured interview with students of the Languages and Pedagogy courses of the Teacher Training Center (CFP). The results and conclusions: concludes that reading is an activity that can generate numerous contributions to people's lives, if there is a frequent practice, Frequent readings lead the subject to expand what they know and improve their being in the world. Therefore, the activity of reading does not only concern the classroom space, but various stages of life, understood as a means for people to be able to deal with situations, as citizens, students and professionals. Therefore, the act of reading inscribes the reader in social practices that demand reading and writing, promoting their insertion in the literate society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36110
dc.date.accessioned 2024-06-14T13:18:30Z
dc.date.available 2024-06-14
dc.date.available 2024-06-14T13:18:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Discentes pt_BR
dc.subject LDB pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject Students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Vanessa Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contributions of reading to achieving the purposes of basic education: the student perspective. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Vanessa Pereira. As contribuições da leitura para o alcance das finalidades da educação básica: a perspectiva discente. 2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta