dc.creator.ID |
ABREU, J. C. B. |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1002206234588740 |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1002206234588740 |
|
dc.contributor.advisor1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPOS, M. L. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.contributor.referee2 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.description.resumo |
O estudo em tela sobre os paradigmas do ensino-aprendizagem: práticas educativas vivenciadas
em uma sala de aula multisseriada, tem como objetivo geral compreender os paradigmas do
ensino-aprendizagem e as práticas docentes vivenciadas no contexto de uma sala de aula
multisseriada. Foram realizados estudos sobre a literatura, existente, com aporte teórico nos
seguintes autores: Pereira (2021); Pacheco (2020); Morán (2015); Araujo (2014), Behrens e
Oliari (2007); Cardinalli (2006); e Pérez (1998); entre outros. O estudo foi realizado numa
escola da rede pública municipal, localizada na zona rural do município de São João do Rio do
Peixe – PB, os sujeitos do estudo foram constituídos por uma Professora do Ensino Fundamental
I, do 1° ao 5° ano, por ser uma sala de aula multisseriada; uma Diretora; uma Coordenadora
Pedagógica e quatro alunos/as. A partir dos procedimentos metodológicos definidos, foi
realizado inicialmente um levantamento bibliográfico sobre o tema, uma semana de observação
na sala de aula, visando assim, compreender melhor o processo de ensino-aprendizagem e as
práticas educativas. Posteriormente foi realizado um estudo de campo, com entrevistas
semiestruturadas, previamente agendadas, a partir da disponibilidade do participante e
realizadas de forma presencial, gravadas em áudio e posteriormente digitalizadas, respeitando
as falas dos participantes do estudo. Após a leitura inicial, os dados coletados foram
sistematizados, categorizados e, em seguida, analisados e interpretados, numa abordagem quali-
quantitativa. Durante o estudo conclui-se fragilidade das práticas pedagógicas ao lidarem com
as salas de aula multisseriadas; identificação de desafios de aprendizagem na leitura e escrita, e
o pouco espaço físico para atender melhor aos alunos. Como principal recurso de identificação
das dificuldades dos estudantes se tem a avaliação. No que diz respeito a relação entre a escola
em estudo e as famílias, cabe repensar práticas para efetiva aproximação das partes envolvidas
objetivando o pleno desenvolvimento da criança. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Paradignas do Ensino-Aprendizagem: práticas educativas vivenciadas em uma sala de aula multisseriada. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-30 |
|
dc.description.abstract |
The study in question on the teaching-learning paradigms: educational practices experienced in
a multigrade classroom aims to comprehend the teaching-learning paradigms and teaching
practices experienced in the context of a multigrade classroom. Studies were conducted on
existing literature with theoretical contributions from the following authors: Pereira (2021);
Pacheco (2020); Morán (2015); Araujo (2014), Behrens and Oliari (2007); Cardinalli (2006);
and Pérez (1998); among others. The study was carried out in a municipal public school located
in the rural area of São João do Rio do Peixe – PB. The study subjects consisted of a primary
school teacher, teaching 1st to 5th grade in a multigrade classroom; a school principal; a
pedagogical coordinator, and four students. Following the defined methodological procedures,
an initial bibliographic survey on the topic was conducted, along with a week of classroom
observation, aiming to better understand the teaching-learning process and educational
practices. Subsequently, a field study was conducted with pre-scheduled semi-structured
interviews based on the participant's availability, carried out in person, recorded in audio, and
later digitized, respecting the participants' statements. After the initial reading, the collected data
were systematized, categorized, and then analyzed and interpreted in a qualitative-quantitative
approach. During the study, it was concluded that there is a fragility in pedagogical practices
when dealing with multigrade classrooms; identification of learning challenges in reading and
writing, and limited physical space to better cater to the students. The primary resource for
identifying student difficulties is the assessment. In relationship between the school under study
and families, there is a need to reconsider practices to effectively bring the parties nvolved
closer, aiming for the full development of the child. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36133 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-17T13:23:55Z |
|
dc.date.available |
2024-06-17 |
|
dc.date.available |
2024-06-17T13:23:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de aula multisseriada |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Multisseriado - São João do Rio do Peixe- Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Prática educativa - Aulas multisseriadas |
pt_BR |
dc.subject |
Rural education |
pt_BR |
dc.subject |
Multigrade classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Multigrade Teaching - São João do Rio do Peixe - Municipality - Paraíba. |
pt_BR |
dc.subject |
Prática educativa - Aulas multisseriadas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABREU, Jéssica Caroline Braga de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching-Learning Paradigms: Educational Practices experienced in a multigrade classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABREU, Jéssica Caroline Braga de. Paradigmas do ensino-aprendizagem: práticas educativas vivenciadas em uma sala de aula multisseriada. 2023. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)- Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, paraíba, Brasil,2023. |
pt_BR |