DSpace/Manakin Repository

Paradignas do Ensino-Aprendizagem: práticas educativas vivenciadas em uma sala de aula multisseriada.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ABREU, J. C. B.
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1002206234588740 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1002206234588740
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo O estudo em tela sobre os paradigmas do ensino-aprendizagem: práticas educativas vivenciadas em uma sala de aula multisseriada, tem como objetivo geral compreender os paradigmas do ensino-aprendizagem e as práticas docentes vivenciadas no contexto de uma sala de aula multisseriada. Foram realizados estudos sobre a literatura, existente, com aporte teórico nos seguintes autores: Pereira (2021); Pacheco (2020); Morán (2015); Araujo (2014), Behrens e Oliari (2007); Cardinalli (2006); e Pérez (1998); entre outros. O estudo foi realizado numa escola da rede pública municipal, localizada na zona rural do município de São João do Rio do Peixe – PB, os sujeitos do estudo foram constituídos por uma Professora do Ensino Fundamental I, do 1° ao 5° ano, por ser uma sala de aula multisseriada; uma Diretora; uma Coordenadora Pedagógica e quatro alunos/as. A partir dos procedimentos metodológicos definidos, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico sobre o tema, uma semana de observação na sala de aula, visando assim, compreender melhor o processo de ensino-aprendizagem e as práticas educativas. Posteriormente foi realizado um estudo de campo, com entrevistas semiestruturadas, previamente agendadas, a partir da disponibilidade do participante e realizadas de forma presencial, gravadas em áudio e posteriormente digitalizadas, respeitando as falas dos participantes do estudo. Após a leitura inicial, os dados coletados foram sistematizados, categorizados e, em seguida, analisados e interpretados, numa abordagem quali- quantitativa. Durante o estudo conclui-se fragilidade das práticas pedagógicas ao lidarem com as salas de aula multisseriadas; identificação de desafios de aprendizagem na leitura e escrita, e o pouco espaço físico para atender melhor aos alunos. Como principal recurso de identificação das dificuldades dos estudantes se tem a avaliação. No que diz respeito a relação entre a escola em estudo e as famílias, cabe repensar práticas para efetiva aproximação das partes envolvidas objetivando o pleno desenvolvimento da criança. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Paradignas do Ensino-Aprendizagem: práticas educativas vivenciadas em uma sala de aula multisseriada. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-30
dc.description.abstract The study in question on the teaching-learning paradigms: educational practices experienced in a multigrade classroom aims to comprehend the teaching-learning paradigms and teaching practices experienced in the context of a multigrade classroom. Studies were conducted on existing literature with theoretical contributions from the following authors: Pereira (2021); Pacheco (2020); Morán (2015); Araujo (2014), Behrens and Oliari (2007); Cardinalli (2006); and Pérez (1998); among others. The study was carried out in a municipal public school located in the rural area of São João do Rio do Peixe – PB. The study subjects consisted of a primary school teacher, teaching 1st to 5th grade in a multigrade classroom; a school principal; a pedagogical coordinator, and four students. Following the defined methodological procedures, an initial bibliographic survey on the topic was conducted, along with a week of classroom observation, aiming to better understand the teaching-learning process and educational practices. Subsequently, a field study was conducted with pre-scheduled semi-structured interviews based on the participant's availability, carried out in person, recorded in audio, and later digitized, respecting the participants' statements. After the initial reading, the collected data were systematized, categorized, and then analyzed and interpreted in a qualitative-quantitative approach. During the study, it was concluded that there is a fragility in pedagogical practices when dealing with multigrade classrooms; identification of learning challenges in reading and writing, and limited physical space to better cater to the students. The primary resource for identifying student difficulties is the assessment. In relationship between the school under study and families, there is a need to reconsider practices to effectively bring the parties nvolved closer, aiming for the full development of the child. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36133
dc.date.accessioned 2024-06-17T13:23:55Z
dc.date.available 2024-06-17
dc.date.available 2024-06-17T13:23:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Sala de aula multisseriada pt_BR
dc.subject Ensino Multisseriado - São João do Rio do Peixe- Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Prática educativa - Aulas multisseriadas pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Multigrade classroom pt_BR
dc.subject Multigrade Teaching - São João do Rio do Peixe - Municipality - Paraíba. pt_BR
dc.subject Prática educativa - Aulas multisseriadas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Jéssica Caroline Braga de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching-Learning Paradigms: Educational Practices experienced in a multigrade classroom. pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Jéssica Caroline Braga de. Paradigmas do ensino-aprendizagem: práticas educativas vivenciadas em uma sala de aula multisseriada. 2023. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)- Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, paraíba, Brasil,2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta