Repositorio Dspace/Manakin

Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID BEZERRA, M. I. S. pt_BR
dc.creator.ID BEZERRA,Maria I.S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6142534285003922 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane Da Silva.
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
dc.contributor.referee1ID MACEDO SILVA, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.referee1ID SILVA, ALUSKA D. R. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 pt_BR
dc.contributor.referee2 IGNÁCIO, Renato da Silva.
dc.contributor.referee2ID IGNÁCIO, R. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7185203448137294 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho apresenta uma análise do uso do software do geogebra no ensino de geometria, descrevendo uma experiência vivenciada com uma turma de 3a série do Ensino Médio em uma escola pública Integral Técnica localizada na região do Curimataú, na Cidade de Cuité – PB. A pesquisa foi quanti-qualitativa e descritiva a partir de dois questionários, um sendo aplicado com o professor da disciplina e o outro com os estudantes do terceiro ano do ensino médio tendo como objetivo analisar o uso do software do Geogebra no ensino de geometria espacial, mais especificamente, no conteúdo dos poliedros de Platão e nas suas planificações. As conclusões mostram que a utilização do software geogebra em sala de aula na disciplina de geometria podem trazer diversas contribuições em relação ao aprendizado dos alunos, pois este recurso tecnológico facilitou na identificação das arestas, faces e vértices, conceitos estes que talvez com apenas a utilização do quadro e pincel não seria perceptível. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Álgebra pt_BR
dc.title Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-10
dc.description.abstract This work presents an analysis of the use of geogebra software in teaching geometry, describing an experience with a 3rd grade high school class at a public comprehensive technical school located in the Curimataú region, in the city of Cuité – PB. The research was quantitative-qualitative and descriptive based on two questionnaires, one being applied to the subject teacher and the other to third-year high school students with the objective of analyzing the use of Geogebra software in teaching spatial geometry, more specifically on the content of Plato's polyhedra and their plans. The conclusions show that the use of geogebra software in the classroom in the geometry discipline can bring several contributions in relation to student learning, as this technological resource facilitated the identification of edges, faces and vertices, concepts that perhaps with just the use of the frame and brush would not be noticeable. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36141
dc.date.accessioned 2024-06-17T19:04:32Z
dc.date.available 2024-06-17
dc.date.available 2024-06-17T19:04:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geometria espacial pt_BR
dc.subject Geogebra pt_BR
dc.subject Poliedros de Platão pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Ensino de geometria pt_BR
dc.subject Software de geogebra pt_BR
dc.subject Spatial geometry pt_BR
dc.subject Plato's Polyhedra pt_BR
dc.subject Sequence didactics pt_BR
dc.subject Geometry teaching pt_BR
dc.subject Los poliedros de Platón pt_BR
dc.subject Secuencia cosas didácticas pt_BR
dc.subject Enseñanza de geometría pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Maria Izabel da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An analysis of geogebra software in teaching spatial geometry: application of a didactic sequence in secondary education. pt_BR
dc.title.alternative Un análisis del software geogebra en la enseñanza de la geometría espacial: Aplicación de una secuencia didáctica en la educación secundaria. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Maria Izabel da Silva. Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio. 2024. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36141 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo presenta un análisis del uso del software geogebra en la enseñanza de la geometría, describiendo una experiencia con una clase de 3er grado de secundaria en una escuela técnica integral pública ubicada en la región de Curimataú, en la ciudad de Cuité – PB. La investigación fue cuantitativa-cualitativa y descriptiva basada en dos cuestionarios, uno de ellos aplicado con el profesor de la materia y el otro con los estudiantes del tercer año de enseñanza bachillerato con el objetivo de analizar el uso del software Geogebra en la enseñanza de la geometría. espacio, más concretamente, en el contenido de los poliedros de Platón y sus planos. Las conclusiones muestran que el uso del software geogebra en el aula en la disciplina de La geometría puede aportar varias contribuciones al aprendizaje de los estudiantes, como Este recurso tecnológico facilitó la identificación de aristas, caras y vértices, conceptos que que quizás con solo el uso de la pintura y el pincel no se notaría. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta