DSpace/Manakin Repository

A formação do Pedagogo para o ensino da matemática nos anos inicias.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Pânela Tamires Avelino de.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/1084948038994764 pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTIEL, Suzi Alves.
dc.description.resumo Este trabalho teve como objetivo geral analisar dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação brasileiros no período de 2010 a 2021, que tenham tido como foco principal a Formação de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. Para isso, desenvolveu-se o problema de estudo: O que se tem discutido sobre a temática de formação de professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em teses e dissertações publicadas no Brasil, no período de 2010 a 2021? Para responder ao problema e alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa tipo documental, de abordagem qualitativa, que se desenvolveu por meio de um mapeamento horizontal e vertical de produções científicas, sobre a temática em questão, para isso, utilizamos como bancos de dados a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, a fim de localizar dissertações e teses. Logo após termos os dados, elegemos os critérios, para a realização das análises, tais como: ano de publicação das produções, autores, instituição, fundamentação teórica, problemas estudados, metodologias e resultados. Foram analisadas vinte (20) produções, sendo 03 teses e 17 dissertações. Destaca-se que os problemas estudados, em sua maioria enfocam a formação acadêmica de Pedagogia e sua relação com o Ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os principais resultados apresentam que os cursos de Pedagogia têm, em sua maioria, dedicado em seus currículos pouco tempo para a disciplina, e que isto talvez seja uma das razões para as dificuldades que o pedagogo apresenta ao ensinar Matemática nos anos iniciais. Também se identificou a importância da formação continuada para a prática docente, uma vez que oportuniza ao docente ampliar os seus conhecimentos. Conclui-se que a formação do pedagogo é muito importante para no processo de ensino-aprendizagem matemático, e que é preciso que esta formação seja eficiente, completa e para isto precise ser prioridade nos currículos do curso de Pedagogia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A formação do Pedagogo para o ensino da matemática nos anos inicias. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-15
dc.description.abstract The general objective of this work was to analyze dissertations and theses defended in Brazilian postgraduate programs in the period from 2010 to 2021, which had as their main focus the Training of Teachers who teach Mathematics in the Initial Years. To this end, the study problem was developed: What has been discussed about the topic of training teachers who teach mathematics in the Initial Years of Elementary School, in theses and dissertations published in Brazil, in the period from 2010 to 2021? To respond to the problem and achieve the objective, documentary research was carried out, with a qualitative approach, which was developed through a horizontal and vertical mapping of scientific productions, on the topic in question, for this, we used the Library as databases. Digital Theses and Dissertations, in order to locate dissertations and theses. Soon after we have the data, we choose the criteria to carry out the analyses, such as: year of publication of the productions, authors, institution, theoretical foundation, problems studied, methodologies and results. Twenty (20) productions were analyzed, including 03 theses and 17 dissertations. It is noteworthy that the problems studied mostly focus on the academic training of Pedagogy and its relationship with the Teaching of Mathematics in the Early Years of Elementary School. The main results show that Pedagogy courses have, for the most part, dedicated little time to the subject in their curricula, and that this may be one of the reasons for the difficulties that pedagogues present when teaching Mathematics in the initial years. The importance of continued training for teaching practice was also identified, as it gives teachers the opportunity to expand their knowledge. It is concluded that the training of the pedagogue is very important in the mathematical teaching-learning process, and that this training must be efficient, complete and for this it must be a priority in the Pedagogy course curricula. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36145
dc.date.accessioned 2024-06-18T11:35:31Z
dc.date.available 2024-06-18
dc.date.available 2024-06-18T11:35:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática- Formação de professor pt_BR
dc.subject Ensino da Matemática- Séries iniciais pt_BR
dc.subject Professor de matemática - formação pt_BR
dc.subject Produção bibliográfica - formação de professor - 2010-2021 pt_BR
dc.subject Matemática - Programas de Pós - Graduação pt_BR
dc.subject Mathematics - teacher training pt_BR
dc.subject Teaching Mathematics - Initial grades pt_BR
dc.subject Mathematics teacher - training pt_BR
dc.subject Bibliographic production - Teacher training - 2010-2021 pt_BR
dc.subject Mathematics - Postgraduate Programs pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LACERDA, Kalliety Saraiva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogue Training for teaching mathematics in the early years. pt_BR
dc.identifier.citation LACERDA, Kalliety Saraiva. A formação do pedagogo para o ensino da Matemática nos anos iniciais.2023. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta