dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Pânela Tamires Avelino de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
http://lattes.cnpq.br/1084948038994764 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MONTIEL, Suzi Alves. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho teve como objetivo geral analisar dissertações e teses defendidas em programas de
pós-graduação brasileiros no período de 2010 a 2021, que tenham tido como foco principal a
Formação de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. Para isso, desenvolveu-se
o problema de estudo: O que se tem discutido sobre a temática de formação de professores que
ensinam matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em teses e dissertações
publicadas no Brasil, no período de 2010 a 2021? Para responder ao problema e alcançar o
objetivo foi realizada uma pesquisa tipo documental, de abordagem qualitativa, que se
desenvolveu por meio de um mapeamento horizontal e vertical de produções científicas, sobre a
temática em questão, para isso, utilizamos como bancos de dados a Biblioteca Digital de Teses e
Dissertações, a fim de localizar dissertações e teses. Logo após termos os dados, elegemos os
critérios, para a realização das análises, tais como: ano de publicação das produções, autores,
instituição, fundamentação teórica, problemas estudados, metodologias e resultados. Foram
analisadas vinte (20) produções, sendo 03 teses e 17 dissertações. Destaca-se que os problemas
estudados, em sua maioria enfocam a formação acadêmica de Pedagogia e sua relação com o
Ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os principais resultados
apresentam que os cursos de Pedagogia têm, em sua maioria, dedicado em seus currículos
pouco tempo para a disciplina, e que isto talvez seja uma das razões para as dificuldades que o
pedagogo apresenta ao ensinar Matemática nos anos iniciais. Também se identificou a
importância da formação continuada para a prática docente, uma vez que oportuniza ao docente
ampliar os seus conhecimentos. Conclui-se que a formação do pedagogo é muito importante
para no processo de ensino-aprendizagem matemático, e que é preciso que esta formação seja
eficiente, completa e para isto precise ser prioridade nos currículos do curso de Pedagogia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A formação do Pedagogo para o ensino da matemática nos anos inicias. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-12-15 |
|
dc.description.abstract |
The general objective of this work was to analyze dissertations and theses defended in
Brazilian postgraduate programs in the period from 2010 to 2021, which had as their
main focus the Training of Teachers who teach Mathematics in the Initial Years. To this
end, the study problem was developed: What has been discussed about the topic of
training teachers who teach mathematics in the Initial Years of Elementary School, in
theses and dissertations published in Brazil, in the period from 2010 to 2021? To
respond to the problem and achieve the objective, documentary research was carried
out, with a qualitative approach, which was developed through a horizontal and vertical
mapping of scientific productions, on the topic in question, for this, we used the Library
as databases. Digital Theses and Dissertations, in order to locate dissertations and
theses. Soon after we have the data, we choose the criteria to carry out the analyses,
such as: year of publication of the productions, authors, institution, theoretical
foundation, problems studied, methodologies and results. Twenty (20) productions were
analyzed, including 03 theses and 17 dissertations. It is noteworthy that the problems
studied mostly focus on the academic training of Pedagogy and its relationship with the
Teaching of Mathematics in the Early Years of Elementary School. The main results
show that Pedagogy courses have, for the most part, dedicated little time to the subject
in their curricula, and that this may be one of the reasons for the difficulties that
pedagogues present when teaching Mathematics in the initial years. The importance of
continued training for teaching practice was also identified, as it gives teachers the
opportunity to expand their knowledge. It is concluded that the training of the
pedagogue is very important in the mathematical teaching-learning process, and that this
training must be efficient, complete and for this it must be a priority in the Pedagogy
course curricula. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36145 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-18T11:35:31Z |
|
dc.date.available |
2024-06-18 |
|
dc.date.available |
2024-06-18T11:35:31Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática- Formação de professor |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da Matemática- Séries iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Professor de matemática - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Produção bibliográfica - formação de professor - 2010-2021 |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - Programas de Pós - Graduação |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Mathematics - Initial grades |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics teacher - training |
pt_BR |
dc.subject |
Bibliographic production - Teacher training - 2010-2021 |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - Postgraduate Programs |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LACERDA, Kalliety Saraiva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pedagogue Training for teaching mathematics in the early years. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LACERDA, Kalliety Saraiva. A formação do pedagogo para o ensino da Matemática nos anos iniciais.2023. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |