dc.creator.ID |
http://lattes.cnpq.br/7626730387535130 |
pt_BR |
dc.creator.ID |
SILVA, L. L. |
|
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) se constitui enquanto uma
política que valoriza a formação inicial dos licenciandos, proporcionando uma relação de trocas
mútuas entre os centros formadores de professores e as escolas de rede básica de ensino, a partir
desse entendimento esta monografia faz um recorte temporal entre os anos de 2020 e 2022, período
caracterizado pela pandemia de COVID-19 e seus efeitos nocivos à saúde, a economia e a
educação. Diante de tal cenário, as instituições de ensino tiveram suas portas fechadas e seus
serviços presenciais interrompidos, sem previsão de retorno, apesar destas ações necessárias
instituídas pela organização mundial de saúde, a educação como elemento essencial e
imprescindível para a formação cidadã, social e profissional dos seres humanos, não pôde parar e,
dessa forma, o PIBID também não, atuando juntamente com a escola parceira, em tempos de
pandemia, a partir da instituição de um ensino remoto emergencial, com o intuito de manter os
vínculos com os discentes e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, bem como o
aprender da docência, foi neste sentido, mesmo distantes fisicamente, que a perspectiva do diálogo,
da escuta e da coletividade ganharam mais força diante das práticas docentes. Temos como
problema de pesquisa: Quais as contribuições que o PIBID disponibiliza para a aprendizagem da
docência de estudantes do Curso de Pedagogia/UAE/CFP/UFCG, considerando os momentos de
estudos e plantões pedagógicos? No objetivo geral: Analisar o que pensam discentes do curso de
Pedagogia, acerca da sua participação no PIBID no período de pandemia da covid-19,
considerando a aprendizagem da docência. Nos objetivos específicos temos: Identificar as
principais dificuldades e facilidades nas atividades vivenciadas por estudantes durante a vigência
do PIBID Pedagogia em tempos de pandemia da covid-19; discutir a aprendizagem da docência, a
partir dos momentos de estudos e plantões pedagógicos realizados na escola parceira; refletir a
concepção de discentes acerca da aprendizagem da docência, a partir da participação no PIBID
Pedagogia e suas contribuições para a formação de professores. Na metodologia realizamos
entrevistas semiestruturadas com seis participantes do programa, o tratamento dado às informações
obtidas ocorreram através da análise de conteúdos na modalidade temática, com isso os primeiros
achados da pesquisa constataram que durante o período pandêmico o fator que mais dificultou a
ação dos pibidianos foi a escassez de recursos tecnológicos bem como a má qualidade destes, em
contrapartida as relações sociais estabelecidas entre os pares foi o aspecto que mais se destacou
diante de uma perspectiva facilitadora das ações. Logo, as falas apontaram para a importância do
PIBID na construção da identidade docente, no desenvolvimento de habilidades e competências
que são intrínsecas do fazer do profissional do magistério, bem como possibilitou um espaço de
vivências práticas concomitantes com as teorias. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
PIBID Pedagogia e COVID-19: Interfaces do saber e reconstrução da aprendizagem da docência nas experêcias cotidianas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-11 |
|
dc.description.abstract |
The Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) initiative aims to provide
valuable initial training to undergraduate students. It fosters an enriching partnership between
teacher training institutions and primary education establishments. This written work explores the
years 2020 to 2022, a period significantly affected by the COVID-19 pandemic, resulting in
adverse consequences for health, financial stability, and education. Amid a challenging scenario,
educational institutions were forced to close their doors and halt their in-person services with no
clear timeline for a return. Despite these necessary measures, education remains a critical and
essential element for the social, professional, and personal development of individuals. As such,
PIBID could not afford to stop. Together with their partner school, they worked tirelessly to
implement emergency remote education initiatives that allowed them to maintain connections with
their students and continue contributing to the teaching-learning process. Even though physical
distance was a new reality, the importance of dialogue, listening, and collective effort only grew
stronger in guiding teaching practices during these unprecedented times. The research problem at
hand concerns the contributions of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID) to the education of Pedagogy students. at the Centro de Formação de Professores (CFP) of
the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), with a focus on the moments of studies and
pedagogical office hours. The study aims to analyze the perception of Pedagogy course students
regarding their participation in PIBID during the COVID-19 pandemic period, with a specific focus
on the learning of teaching.The specific objectives of the research are to identify the main
challenges and facilitators in the activities of Pedagogy students during the period of PIBID's
validity in the pandemic era; discussing the learning of teaching, based on the moments of studies
and pedagogical office hours conducted in the partner school; and reflecting on the students'
conception of teaching-learning, based on their participation in PIBID Pedagogy and their
contributions to teacher training. In our methodology, we conducted semi-structured interviews
with six participants of the program. The treatment given to the information obtained occurred
through content analysis in the thematic modality. Furthermore, the initial research findings
revealed that the most significant hindrance to the scholarship holders' activities during the
pandemic was the scarcity and poor quality of technological resources. From a facilitative
perspective, the most noteworthy aspect was the development of social relationships among peers.
The speeches emphasized the significance of PIBID in constructing a teaching identity, developing
skills and competencies essential to the work of the teaching professional, and providing a space
for practical experiences that align with theories. The results indicate that PIBID plays a crucial
role in shaping the teaching profession by enabling the development of skills and competencies
essential to the work, particularly during crises such as the COVID-19 pandemic. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36151 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-18T13:37:11Z |
|
dc.date.available |
2024-06-18 |
|
dc.date.available |
2024-06-18T13:37:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professor |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia- PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia da Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem da docência |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship Program |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy- PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Covid -19 pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Larissa Lira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
PIBID Pedagogy and COVID-19: Knowledge interfaces and reconstruction of teaching learning in everyday experiences. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Larissa Lira da. PIBID Pedagogia e COVID-19: interfaces do saber e reconstrução da aprendizagem da docência nas experiências cotidianas. 2023. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |