dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J.C.O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARROS, Joana Maria Farias. |
|
dc.contributor.referee1ID |
Barros, J. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
BARROS, JOANA M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
BARROS, J. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1016070459137884 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LUCENA NETO, Marciano Henrique de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LUCENA NETO, M. H. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4809804711785369 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta a trajetória sobre o Ensino de Química no Brasil. Por meio do
levantamento e da análise de vários meios de fontes, como o Google Acadêmico, com artigos
científicos com autores renomados, encontra-se um aprendizado sobre o surgimento e o
desenvolvimento do ensino da Química dentro do sistema brasileiro. O motivo da elaboração
deste estudo vem do interesse de entender como surgiu o ensinamento de Química no Brasil,
suas mudanças de metodologias até os dias atuais. Diante da pesquisa, é possível observar que
houve uma ênfase crescente na integração de tecnologia e recursos digitais no ensino de
química, buscando tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, contudo, desafios ainda
persistem, como a falta de infraestrutura adequada em algumas escolas e a necessidade contínua
de capacitação de professores para implementar práticas inovadores de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
A evolução do ensino de Química no Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-10 |
|
dc.description.abstract |
This work presents the trajectory of Chemistry Teaching in Brazil. Through the survey and
analysis of various sources, such as Google Scholar, with scientific articles by renowned
authors, one can learn about the emergence and development of Chemistry teaching within the
Brazilian system. The reason for preparing this study comes from the interest of understanding
how the teaching of Chemistry emerged in Brazil, its changes in methodologies up to the
present day. In view of the research, it is possible to observe that there has been a growing
emphasis on the integration of technology and digital resources in chemistry teaching, seeking
to make classes more dynamic and interactive, however, challenges still persist, such as the
lack of adequate infrastructure in some schools and the continuous need for teacher training to
implement innovative teaching practices. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36152 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-18T13:45:54Z |
|
dc.date.available |
2024-06-18 |
|
dc.date.available |
2024-06-18T13:45:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Evolução do ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
História e química |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Evolution of chemistry teachin |
pt_BR |
dc.subject |
Technologies educational |
pt_BR |
dc.subject |
History and chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de química |
pt_BR |
dc.subject |
Evolución de la enseñanza de la química |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologías educativo |
pt_BR |
dc.subject |
Historia y química |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Laisy de Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The evolution of Chemistry teaching in Brazil. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La evolución de la enseñanza de la Química en Brasil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Laisy de Araújo. A evolução do ensino de Química no Brasil. 2024. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo presenta la trayectoria de la Enseñanza de la Química en Brasil. A través de
encuesta y análisis de diversas fuentes, como Google Scholar, con artículos
estudios científicos con autores de renombre, se puede conocer sobre el surgimiento y
desarrollo de la enseñanza de la Química en el sistema brasileño. El motivo de la preparación.
Este estudio surge del interés de comprender cómo surgió la enseñanza de la Química en Brasil,
cambios en las metodologías hasta la actualidad. A la luz de la investigación se puede observar que
Ha habido un énfasis cada vez mayor en la integración de la tecnología y los recursos digitales en la enseñanza.
química, buscando hacer las clases más dinámicas e interactivas, sin embargo, desafíos aún
persisten, como la falta de infraestructura adecuada en algunas escuelas y la continua necesidad
Formar docentes para implementar prácticas docentes innovadoras. |
pt_BR |