dc.creator.ID |
MIGUEL, A. S. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6532730361145152 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAUJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MONTIEL, Suzi Alves. |
|
dc.description.resumo |
Sabemos que os temas fraturantes/sensíveis, como (morte, violência, preconceito, questões familiares), ainda, são pouco discutidos nas escolas, sobretudo, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo que isso ocorre por dois motivos: primeiro por se tratarem assuntos delicados para essa faixa etária, e segundo, por existir dificuldades por parte dos educadores para lidarem com os temas considerados sensíveis. Para a realização da pesquisa e escrita desse artigo nos perguntamos: por que a leitura literária de temas fraturantes/sensíveis, ainda é tão pouco utilizada nas salas de aulas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Com o intuito de desvelar essas questões, elencamos o objetivo geral assim descrito: refletir sobre a necessidade de abordagens e desenvolvimento de pesquisas em torno dos temas considerados fraturantes/sensíveis nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: analisar o panorama das produções científicas nas monografias do curso de Pedagogia, dos anos de 2013 a 2023, acerca da utilização da literatura infantil e temas fraturantes/sensíveis, disponíveis na Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes, do Centro de Formação de Professores; demonstrar como a literatura pode atuar como facilitadora do trabalho com os temas fraturantes/sensíveis nas salas de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; discorrer sobre os temas considerados fraturantes/sensíveis e a importância de sua abordagem nos contextos escolares contemporâneos. Como base teórica, apoiamo-nos em escritos de autores como: Candido (2011); Todorov (2009); Barros e Azevedo (2019); Segabinazi e Barbosa (2019), dentre outros. Ao finalizarmos a pesquisa, levantamos a bandeira de que é imprescindível darmos continuidade aos estudos voltados para os temas fraturantes/sensíveis em sala de aula, pois enquanto pesquisadoras, sabemos que os textos literários não só podem, como devem fazer parte do cotidiano pessoal e educacional das crianças. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Literatura infantil e temas fraturantes/sensíveis: um estudo sobre paranorama atual de pesquisas desenvolvidas no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-29 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36162 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-18T18:14:51Z |
|
dc.date.available |
2024-06-18 |
|
dc.date.available |
2024-06-18T18:14:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Temas fraturantes/sensíveis |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - Anos iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia- Centro de Formação de Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Fracturing/sensitive themes |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching literature |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary education - Early years |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy - Teacher Training Center |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERNANDO, Amanda Samila Vieira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Children's literature and divisive/sensitive themes: a study on the current panorama of research developed in the Pedagogy course at the UFCG Teacher Training Center. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERNANDO, Amanda Samila Vieira. Literatura infantil e temas fraturantes/sensíveis: um estudo sobre o panorama atual de pesquisas desenvolvidas no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da UFCG. 2023. 26f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |