Dépôt DSpace/Manakin

Literatura infantil e temas fraturantes/sensíveis: um estudo sobre paranorama atual de pesquisas desenvolvidas no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da UFCG.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID MIGUEL, A. S. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6532730361145152 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAUJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 MONTIEL, Suzi Alves.
dc.description.resumo Sabemos que os temas fraturantes/sensíveis, como (morte, violência, preconceito, questões familiares), ainda, são pouco discutidos nas escolas, sobretudo, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo que isso ocorre por dois motivos: primeiro por se tratarem assuntos delicados para essa faixa etária, e segundo, por existir dificuldades por parte dos educadores para lidarem com os temas considerados sensíveis. Para a realização da pesquisa e escrita desse artigo nos perguntamos: por que a leitura literária de temas fraturantes/sensíveis, ainda é tão pouco utilizada nas salas de aulas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Com o intuito de desvelar essas questões, elencamos o objetivo geral assim descrito: refletir sobre a necessidade de abordagens e desenvolvimento de pesquisas em torno dos temas considerados fraturantes/sensíveis nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: analisar o panorama das produções científicas nas monografias do curso de Pedagogia, dos anos de 2013 a 2023, acerca da utilização da literatura infantil e temas fraturantes/sensíveis, disponíveis na Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes, do Centro de Formação de Professores; demonstrar como a literatura pode atuar como facilitadora do trabalho com os temas fraturantes/sensíveis nas salas de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; discorrer sobre os temas considerados fraturantes/sensíveis e a importância de sua abordagem nos contextos escolares contemporâneos. Como base teórica, apoiamo-nos em escritos de autores como: Candido (2011); Todorov (2009); Barros e Azevedo (2019); Segabinazi e Barbosa (2019), dentre outros. Ao finalizarmos a pesquisa, levantamos a bandeira de que é imprescindível darmos continuidade aos estudos voltados para os temas fraturantes/sensíveis em sala de aula, pois enquanto pesquisadoras, sabemos que os textos literários não só podem, como devem fazer parte do cotidiano pessoal e educacional das crianças. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Literatura infantil e temas fraturantes/sensíveis: um estudo sobre paranorama atual de pesquisas desenvolvidas no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-29
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36162
dc.date.accessioned 2024-06-18T18:14:51Z
dc.date.available 2024-06-18
dc.date.available 2024-06-18T18:14:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Temas fraturantes/sensíveis pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - Anos iniciais pt_BR
dc.subject Pedagogia- Centro de Formação de Professores pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject Fracturing/sensitive themes pt_BR
dc.subject Teaching literature pt_BR
dc.subject Elementary education - Early years pt_BR
dc.subject Pedagogy - Teacher Training Center pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDO, Amanda Samila Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Children's literature and divisive/sensitive themes: a study on the current panorama of research developed in the Pedagogy course at the UFCG Teacher Training Center. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDO, Amanda Samila Vieira. Literatura infantil e temas fraturantes/sensíveis: um estudo sobre o panorama atual de pesquisas desenvolvidas no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da UFCG. 2023. 26f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte