DSpace/Manakin Repository

Formação continuada para docentes de educação básica no município de Triunfo - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FÉLIX, B. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7523482504112932 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.
dc.description.resumo O presente trabalho traz uma investigação a respeito dos desafios que permeiam o cenário da formação continuada para professores da educação básica na rede pública de ensino, sob o objetivo de analisar acerca dos fins e condições de implementação de estratégias institucionais de formação continuada para docentes. O trabalho foi organizado a partir das seguintes categorias de análises extraídas da pesquisa desta produção: “Políticas Educacionais” dialogando com autores como Stephen Ball (2001); “Formações Continuadas Docentes” embasada em Bernadete Gatti (2014) e Antonio Nóvoa (1989); “Politicas de Formação Continuada para Docentes” referenciada pela Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 e pela Base Nacional Comum Curricular e “Educação Básica” embasada em Carlos Roberto Jamil Cury (2002). A pesquisa também se propôs a responder a seguinte questão: De que modo se constituem estratégias de formação continuada para docentes da educação básica no Município de Triunfo-PB. Os resultados também foram obtidos a partir da aplicação de um questionário, analisados de forma qualitativa. A investigação a partir das análises empreendidas mostrou que a formação continuada é essencial para o aprimoramento das teorias e práticas pedagógicas, assim como é um direto previsto pela Lei de Diretrizes e Bases desde 1996, onde responsabilizam a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios pela oferta de formação inicial, continuada e capacitação dos profissionais docentes. Após a análise realizada, concluiu-se que a oferta de formação deve estar baseada na necessidade da comunidade escolar e não na disponibilidade e/ou entendimento pontual ou cívico de Secretarias de Educação. A partir dos resultados obtidos foi possível observar que a formação continuada, por si só, não é suficiente se não houver o investimento necessário que a educação exige. Ofertar formação continuada é mais do que dispor de cursos para os profissionais da sala de aula, visando a atualização do currículo, é buscar fomentar consciência de que estes profissionais merecem receber o que lhe é de direito, desde remuneração salarial digna à boas condições de trabalho, passando por oportunidades de progressiva consolidação de suas bases político-pedagógicas de atuação docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação continuada para docentes de educação básica no município de Triunfo - PB. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-24
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36164
dc.date.accessioned 2024-06-18T18:48:34Z
dc.date.available 2024-06-18
dc.date.available 2024-06-18T18:48:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Educação básica -Triunfo- Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Continuing training pt_BR
dc.subject Educational politics pt_BR
dc.subject basic education pt_BR
dc.subject Basic education -Triunfo- Municipality - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FÉLIX, Beatriz Dias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Continuing training for basic education teachers in the municipality of Triunfo - PB. pt_BR
dc.identifier.citation FÉLIX, Beatriz Dias. Formação continuada para docentes da Educação básica no município de Triunfo - PB. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta