dc.creator.ID |
FÉLIX, B. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7523482504112932 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho traz uma investigação a respeito dos desafios que permeiam o cenário da formação continuada para professores da educação básica na rede pública de ensino, sob o objetivo de analisar acerca dos fins e condições de implementação de estratégias institucionais de formação continuada para docentes. O trabalho foi organizado a partir das seguintes categorias de análises extraídas da pesquisa desta produção: “Políticas Educacionais” dialogando com autores como Stephen Ball (2001); “Formações Continuadas Docentes” embasada em Bernadete Gatti (2014) e Antonio Nóvoa (1989); “Politicas de Formação Continuada para Docentes” referenciada pela Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 e pela Base Nacional Comum Curricular e “Educação Básica” embasada em Carlos Roberto Jamil Cury (2002). A pesquisa também se propôs a responder a seguinte questão: De que modo se constituem estratégias de formação continuada para docentes da educação básica no Município de Triunfo-PB. Os resultados também foram obtidos a partir da aplicação de um questionário, analisados de forma qualitativa. A investigação a partir das análises empreendidas mostrou que a formação continuada é essencial para o aprimoramento das teorias e práticas pedagógicas, assim como é um direto previsto pela Lei de Diretrizes e Bases desde 1996, onde responsabilizam a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios pela oferta de formação inicial, continuada e capacitação dos profissionais docentes. Após a análise realizada, concluiu-se que a oferta de formação deve estar baseada na necessidade da comunidade escolar e não na disponibilidade e/ou entendimento pontual ou cívico de Secretarias de Educação. A partir dos resultados obtidos foi possível observar que a formação continuada, por si só, não é suficiente se não houver o investimento necessário que a educação exige. Ofertar formação continuada é mais do que dispor de cursos para os profissionais da sala de aula, visando a atualização do currículo, é buscar fomentar consciência de que estes profissionais merecem receber o que lhe é de direito, desde remuneração salarial digna à boas condições de trabalho, passando por oportunidades de progressiva consolidação de suas bases político-pedagógicas de atuação docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Formação continuada para docentes de educação básica no município de Triunfo - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-24 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36164 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-18T18:48:34Z |
|
dc.date.available |
2024-06-18 |
|
dc.date.available |
2024-06-18T18:48:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Política educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica -Triunfo- Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing training |
pt_BR |
dc.subject |
Educational politics |
pt_BR |
dc.subject |
basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education -Triunfo- Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FÉLIX, Beatriz Dias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Continuing training for basic education teachers in the municipality of Triunfo - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FÉLIX, Beatriz Dias. Formação continuada para docentes da Educação básica no município de Triunfo - PB. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |