DSpace/Manakin Repository

Desafios e possibilidades da escola para inclusão da criança com autismo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DIAS, C. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2037442400139634 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rozilene Lopes
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas é um desafio que requer abordagens cuidadosas e estratégias específicas para garantir o desenvolvimento e a aprendizagem adequada dessas crianças. Este trabalho tem como objetivo explorar os desafios e as possibilidades da escola no que diz respeito à inclusão de crianças com autismo no ambiente escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, na perspectiva da revisão bibliográfica. O estudo começa com uma contextualização do tema, destacando a importância da inclusão de crianças com autismo nas escolas e os obstáculos que frequentemente surgem nesse processo. O trabalho explora conceitos-chave, como inclusão, TEA, adaptações curriculares e as teorias de autores relevantes que fundamentam a discussão sobre o desenvolvimento e aprendizagem de crianças com autismo. Os dados da pesquisa foram possíveis a partir de uma seleção rigorosa, guiada por critérios específicos de inclusão, e destacou trabalhos que direcionam seu foco para os desafios e possibilidades inerentes à inclusão de crianças com autismo nas escolas. Além disso, são discutidas as possibilidades e estratégias alternativas de comunicação que podem ser adotadas para promover a inclusão efetiva, como o trabalho por equipes interprofissionais, uso de tecnologias assistivas e a criação de ambientes inclusivos. A discussão final destaca a importância de uma abordagem inclusiva na educação, enfatizando que a inclusão não beneficia apenas as crianças com autismo, mas toda a comunidade escolar. O estudo ressalta a necessidade de políticas educacionais que promovam a inclusão e forneçam recursos adequados para as escolas lidarem com esses desafios. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Desafios e possibilidades da escola para inclusão da criança com autismo. pt_BR
dc.date.issued 2023-08-12
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36167
dc.date.accessioned 2024-06-18T19:02:38Z
dc.date.available 2024-06-18
dc.date.available 2024-06-18T19:02:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA pt_BR
dc.subject Crianças autistas - Ambiente escolar pt_BR
dc.subject Aprendizagem - Crianças autistas pt_BR
dc.subject School inclusion pt_BR
dc.subject Autism Spectrum Disorder - ASD pt_BR
dc.subject Autistic children - School environment pt_BR
dc.subject Learning - Autistic Children pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges and possibilities for schools to include children with autism. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation QUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias. Desafios e possibilidades da escola para a inclusão da criança com autismo. 2023. 27f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta