Repositorio Dspace/Manakin

O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID ABRANTES, M. A. S.
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0655181657049575 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. L. de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.referee2 MONTIEL, Suzi Alves.
dc.description.resumo Este trabalho tem por finalidade compreender a importância que o lúdico pode trazer para crianças da educação infantil quando incluído como uma ferramenta pedagógica. O brincar é uma prática predominante na infância, porém vem ganhando espaço cada vez maior nas escolas de educação infantil, uma vez que a mesma proporciona a oportunidade da criança descobrir, criar, inventar e reorganizar seus conhecimentos, assim como também aprender enquanto brinca. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista com professoras que atuam na educação infantil. A partir desse estudo pudemos aprofundar sobre a temática e seus vieses: investigar os fundamentos teóricos que embasam a prática docente das professoras na Educação Infantil; verificar quais as exigências, o suporte teórico e metodológico dado pela Secretaria Municipal de Educação para trabalhar o lúdico nas salas de aula de educação infantil; apresentar as concepções acerca da importância do lúdico, dos jogos e brincadeira para as crianças da educação infantil a partir da atuação das professoras. A partir dos resultados é possível dizer que a ludicidade exerce um papel de facilitador da aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico muito importante para a construção do desenvolvimento intelectual e social, provocando uma aprendizagem mais prazerosa e significativa para a criança. Portanto, é através das atividades lúdicas que a criança comunica consigo mesma e com o mundo que o cerca, aceita a existência do outro, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e se desenvolvem integralmente. Assumir uma metodologia lúdica é de suma importância, uma vez que esta, trabalha o indivíduo com um todo, estimulando habilidades motoras, afetivas, sociais, morais e cognitivas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-27
dc.description.abstract This work aims to understand the importance that play can bring to children in early childhood education, when included as a pedagogical tool. Playing is a predominant practice in childhood, but it is gaining more and more space in early childhood education schools, as it provides the opportunity for children to discover, create, invent and reorganize their knowledge as well as learn while playing. For this purpose, a bibliographic survey and field research were carried out, using an interview with teachers who work in early childhood education as a data collection instrument. From this study, we were able to delve deeper into the theme and its aspects: investigate the theoretical foundations that underlie the teaching practice of teachers in early childhood education; verify the requirements, theoretical and methodological support given by the Municipal Department of Education to work on play in early childhood education classrooms; present conceptions about the importance of play, games and fun for children in early childhood education based on the actions of teachers. Based on the results, it is possible to say that playfulness plays a role in facilitating learning, recognizing it as a very important pedagogical tool for building intellectual and social development, causing more pleasurable and meaningful learning for the child. Therefore, it is through playful activities that children communicate with themselves and the world around them, accept the existence of others, establish social relationships, build knowledge and fully develop. Taking on a playful methodology is of paramount importance, as it works with the individual as a whole, stimulating motor, affective, social, moral and cognitive skills. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36171
dc.date.accessioned 2024-06-19T12:15:58Z
dc.date.available 2024-06-19
dc.date.available 2024-06-19T12:15:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Educação infantil- jogos e brincadeiras pt_BR
dc.subject Ensino- aprendizagem infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento da criança pt_BR
dc.subject Docente- educação infantil pt_BR
dc.subject Ludic pt_BR
dc.subject Early childhood education - games and activities pt_BR
dc.subject Children's teaching-learning pt_BR
dc.subject Teacher - early childhood education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABRANTES, Maria Alves da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Playfulness in early childhood education: Theoretical-methodological assumptions for child development. pt_BR
dc.identifier.citation ABRANTES, Maria Alves da. O lúdico na educação infantil: pressupostos teórico-metodológicos para o desenvolvimento da criança.2023.44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)- Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraiba, 2023. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta