dc.creator.ID |
SANTOS, M. D. L. |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3908328676786320 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, José Amiraldo Alves. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.referee2 |
CUNHA , Ane Cristina Herminio. |
|
dc.description.resumo |
A Neurociência é um campo de conhecimento interdisciplinar que permeia o estudo do
sistema nervoso, especialmente do cérebro humano. Essa área de conhecimento tem
avançado de forma significativa nos últimos anos, trazendo inúmeras contribuições
para a educação, pois proporciona ao professor uma maior compreensão sobre o
desenvolvimento cognitivo dos estudantes, cooperando com a edificação de práticas
pedagógicas mais adequadas e assertivas no âmbito educacional, por meio de uma
abordagem mais científica do processo de ensino e aprendizagem. O conhecimento
acerca do funcionamento cerebral e sobre como as informações são processadas e
armazenaras no cérebro, permite ao educador potencializar as aprendizagens e mediar
a promoção de um ensino de qualidade. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo
compreender as contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de
professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma
pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, por meio de observação participante,
oficina de formação sobre os fundamentos da Neurociência e suas aplicações no
âmbito educacional, e de uma entrevista semiestruturada aplicada com as professoras
participantes da pesquisa. A amostra foi composta por 03 (três) professoras de 1º, 2º e
3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Os
principais autores que embasaram a pesquisa foram: Costa (2023); Silva (2023);
Relvas (2018, 2023); Grossi, Lago (et al, 2021); Souza e Freitas (2020); Marques
(2016); Lopes e Couto (2014); Cosenza e Guerra (2011); Carvalho (2011), entre outros.
Os resultados da pesquisa demonstraram que a Neurociência pode contribuir para a
elaboração de estratégias de ensino mais efetivas, pois busca instrumentalizar os
educadores a partir da compreensão dos processos neurais responsáveis pela
aprendizagem, e colaborar com o aprimoramento e adaptação de práticas pedagógicas
que atendam as dificuldades e necessidades de cada estudante. Verificou-se ainda, a
necessidade de que mais atenção seja dada a esta área de conhecimento, de modo
que seus estudos e contribuições sejam mais divulgados e acessíveis ao conjunto dos
professores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-24 |
|
dc.description.abstract |
Neuroscience is an interdisciplinary field of knowledge that permeates the study of the
nervous system, especially the human brain. This area of knowledge has advanced
significantly in recent years, bringing numerous contributions to education, as it provides the
teacher with a greater understanding of the cognitive development of students, cooperating
with the construction of more appropriate and assertive pedagogical practices in the
educational context, for through a more scientific approach to the teaching and learning
process. Knowledge about brain functioning and how information is processed and stored in
the brain allows the educator to enhance learning and mediate the promotion of quality
teaching. In this sense, the study aimed to understand the contributions of Neuroscience to
the pedagogical practice of teachers in the early years of Elementary School. To this end,
field research was carried out, using a qualitative approach, through participant observation,
a training workshop on the foundations of Neuroscience and its applications in the
educational context, and a semi-structured interview applied to the teachers participating in
the research. The sample was composed of 03 (three) teachers from the 1st, 2nd and 3rd
years of the initial years of Elementary School at a municipal public school. The main authors
who supported the research were: Costa (2023); Silva (2023); Relvas (2018, 2023); Grossi,
Lago (et al, 2021); Souza and Freitas (2020); Marques (2016); Lopes and Couto (2014);
Cosenza and Guerra (2011); Carvalho (2011), among others. The research results
demonstrated that Neuroscience can contribute to the development of more effective
teaching strategies, as it seeks to equip educators by understanding the neural processes
responsible for learning, and collaborate with the improvement and adaptation of pedagogical
practices that meet the difficulties and needs of each student. It was also verified the need for
more attention to be given to this area of knowledge, so that its studies and contributions are
more publicized and accessible to all teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36173 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-19T12:36:39Z |
|
dc.date.available |
2024-06-19 |
|
dc.date.available |
2024-06-19T12:36:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Neurociência e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental- Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Professor- Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Neurociência- Prática pedagógica. |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject |
Neuroscience and education |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary education - Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher - Elementary education |
pt_BR |
dc.subject |
Neuroscience - Pedagogical practice. |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Maria Daniela Lacerda dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contributions of Neuroscience to the pedagogical practice of elementary school teachers |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
Santos, Maria Daniela Lacerda dos. Contribuições da neurociência para a prática pedagógica de professores do ensino fundamental .2023. 94f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores , Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2023. |
pt_BR |