DSpace/Manakin Repository

Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, K. R. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5992392717765400 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1084948038994764 pt_BR
dc.contributor.referee1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo O presente artigo trata de uma análise sobre o início da carreira de professores de Geografia, os desafios encontrados durante seu percurso profissional e, as contribuições de sua formação acadêmica para uma melhor inserção na carreira docente. Com o objetivo de analisar a atuação de professores de Geografia em início de carreira para se trabalhar a Geografia escolar no ensino fundamental – anos finais e ensino médio, tendo como base sua formação inicial e a prática em sala de aula, utilizamos como aporte teórico principal acerca do início da docência Huberman (1989), Rosa (2017) e Pessoa (2017), além de Barreto (2007) na discussão sobre formação inicial. Esse estudo de natureza descritiva explicativa (Gil, 2002) utilizou como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários, baseados em Lakatos (2003), com cinco professores iniciantes. Os questionários reuniram informações de caráter pessoal, acadêmico e profissionais. Depois de coletados, os dados foram analisados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo estabelecidas por Bardin (1977), e nos mostraram que os professores iniciantes de geografia, egressos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tiveram seu ingresso na profissão marcado por uma série de dificuldades, descobertas e aprendizados; os mesmos apresentam insatisfação com sua formação inicial, destacando-a como teórica e pouco próxima da realidade escolar. Em função disso, torna-se evidente a necessidade de aproximação do curso de licenciatura com seus egressos, com intuito de analisar as modificações e melhorias necessárias durante o processo de formação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-27
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36174
dc.date.accessioned 2024-06-19T12:41:35Z
dc.date.available 2024-06-19
dc.date.available 2024-06-19T12:41:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - Professores iniciantes pt_BR
dc.subject Geografia - Formação de Professores pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Licenciatura em Geografia pt_BR
dc.subject Professores - Início de carreia pt_BR
dc.subject Geography - Beginning teachers pt_BR
dc.subject Geography - Teacher Training pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Degree in Geography pt_BR
dc.subject Teachers - Beginning of career pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Karla Renata Bezerra de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography teacher’s career and the challenges of his work: analyzes of his initial training. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Karla Renata Bezerra de. Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta