DSpace/Manakin Repository

O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUARESMA, M. V. D.
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4688739705578780 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa
dc.contributor.advisor1ID NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo O presente trabalho discorre sobre a temática do esporte como instrumento didático- pedagógico no ambiente escolar. Teve como objetivo geral, analisar o uso do esporte como ferramenta pedagógica e suas contribuições para o desenvolvimento integral dos estudantes no ambiente escolar. O referencial teório teve como embasamento, pressupostos de autores que dominam a temática, tais como: Rúbio (2008) Capraro; Souza, (2017) Ferreira e Sampaio (2013) Tubino (2010) Finck (2011) Caparroz (2007) Carvalho (2019) Altmann (2015). A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de natureza básica, exploratória e foi realizada através de um estudo bibliográfico que buscou explorar esse vasto universo de práticas educativas que têm como foco o esporte e a educação. A coleta de dados ocorreu por meio de livros e acervo literário disponibilizado nas bases de dados de caráter virtual, tais como: Google Acadêmico e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Os resultados mostram que as práticas esportivas podem contribuir de forma significativa para a formação dos alunos, proporcionando benefícios físicos, cognitivos, sociais e emocionais. Para tanto, é preciso uma abordagem pedagógica adequada, com planejamento, capacitação dos professores e integração do esporte ao currículo escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-27
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36175
dc.date.accessioned 2024-06-19T12:53:36Z
dc.date.available 2024-06-19
dc.date.available 2024-06-19T12:53:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Esporte pt_BR
dc.subject Ferramenta pedagógica- Esporte pt_BR
dc.subject Desenvolvimento estudantil- Esporte pt_BR
dc.subject Prática esportiva pt_BR
dc.subject Esporte- Currículo escolar pt_BR
dc.subject Sport pt_BR
dc.subject Pedagogical tool - Sport pt_BR
dc.subject Student development - Sport pt_BR
dc.subject Sports practice pt_BR
dc.subject Sport - School curriculum pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUARESMA, Maria Vitória Duarte.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sport as a didactic-pedagogical instrument in the school environment. pt_BR
dc.identifier.citation QUARESMA, Maria Vitoria Duarte. O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. 2023. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formaçao de Professores, Universidade Federal de Campina Grande Grande, Cajazeiras, Paraiba,Brasil,2023. pt_BR
dc.description.resume This work discusses the theme of sport as a didactic-pedagogical tool in the school environment. Its general objective was to analyze the use of sport as a pedagogical tool and its contributions to the integral development of students in the school environment. The theoretical framework was based on assumptions from authors who dominate the topic, such as: Rúbio (2008) Capraro; Souza, (2017) Ferreira and Sampaio (2013) Tubino (2010) Finck (2011) Caparroz (2007) Carvalho (2019 ) Altmann (2015). The methodology used was qualitative research, of a basic, exploratory nature and was carried out through a bibliographic study that sought to explore this vast universe of educational practices that focus on sport and education. Data collection occurred through books and literary collections available in virtual databases, such as: Google Scholar and Scientific Electronic Library Online (SciELO). The results show that sports practices can contribute significantly to the training of students, providing physical, cognitive, social and emotional benefits. To achieve this, an adequate pedagogical approach is needed, with planning, teacher training and integration of sport into the school curriculum. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta