DSpace/Manakin Repository

Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, D. A. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2808073472965120 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. L. de pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 pt_BR
dc.contributor.referee1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo O presente artigo objetivou analisar quais as contribuições da música para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Tem como objetivos específicos: descrever as contribuições da Creche como espaço de aprendizado e socialização de crianças de 0 a 3 anos de idade; discutir quais os aspectos são desenvolvidos nas crianças a partir do uso da música e identificar como a música é trabalhada no fazer pedagógico de professoras (es) no espaço da creche. O referencial teórico é constituído a partir de autores que discutem o tema, tais como: Brito (2003), Didonet (2001), Betti; Silva; Almeida (2013) e demais pesquisadores que oferecem suporte teórico ao estudo. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se de cunho qualitativo e de campo. Os dados foram coletados em uma Creche pública no estado da Paraíba e contou com a colaboração de quatro professoras. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada contendo quatro perguntas referentes ao fazer pedagógico das docentes em relação ao uso da música em sala de aula. A pesquisa evidenciou que a utilização da música é essencial no dia a dia de contextos de Educação Infantil. Trabalhar musicalização nessa etapa de ensino, contribui para o desenvolvimento de vários aspectos das crianças: motor, cognitivo, social e emocional. As docentes pesquisadas demonstraram que utilizam a música como ferramenta pedagógica em sala de aula e compreendem a importância de contemplar atividades que envolvam a música de modo que auxilie no processo de aprendizagem das crianças. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-11
dc.description.abstract This article aimed to analyze the contributions of music to the development of children in Early Childhood Education. Its specific objectives are: to describe the contributions of the Nursery as a learning and socialization space for children from 0 to 3 years of age; discuss which aspects are developed in children through the use of music and identify how music is used in the pedagogical work of teachers in the daycare space. The theoretical framework is made up of authors who discuss the topic, such as: Brito (2003), Didonet (2001), Betti; Silva; Almeida (2013) and other researchers who offer theoretical support to the study. Methodologically, the research is characterized by a qualitative and field nature. The data were collected in a public daycare center in the state of Paraíba and had the collaboration of four teachers. For data collection, a semi-structured interview was used containing four questions referring to the teachers' pedagogical work in relation to the use of music in the classroom. The research showed that the use of music is essential in everyday life in Early Childhood Education contexts. Working on musicalization at this stage of teaching contributes to the development of various aspects of children: motor, cognitive, social and emotional. The teachers surveyed demonstrated that they use music as a pedagogical tool in the classroom and understand the importance of contemplating activities that involve music in a way that helps the children's learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36179
dc.date.accessioned 2024-06-19T16:22:28Z
dc.date.available 2024-06-19
dc.date.available 2024-06-19T16:22:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Música - Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Creche-Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Música- Ferramenta pedagógica pt_BR
dc.subject Creche-Espaço de socialização pt_BR
dc.subject Desenvolvimento integral infantil pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Music - Child Development pt_BR
dc.subject Daycare-Child Development pt_BR
dc.subject Music- Pedagogical tool pt_BR
dc.subject Daycare-socialization space pt_BR
dc.subject Comprehensive child development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of music to the integral development of children in early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Contribuição da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta