DSpace/Manakin Repository

A temática de sexualidade na formação de professores na educação básica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BEZERRA, D. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1624561411963700 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Miryan Aparecida Nascimento de.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.
dc.description.resumo A sexualidade é uma temática complexa que envolve alguns fatores, sejam eles subjetivos, bilológicos ou culturais, e é considerada ainda tabu social. Em análise para o estudo a esse emblemático tema pautamos como problema de pesquisa a questão “Para a base de formação docente de que modo importa compreender a sexualidade como estrutura de constituição de sujeitos?”. Para tanto, como objetivo geral definimos: Analisar a sexualidade como categoria para a base de formação docente tendo em vista a desconstrução do preconceito e da discriminação sexual em espaços escolares. Para a consecução de tal fim, como objetivos específicos traçamos: Identificar os desafios inerentes a sexualidade no contexto escolar; Discutir a diversidade sexual no âmbito escolar e refletir como os professores lidam com a discriminação em relação à sexualidade homoafetiva em contextos escolares de afirmação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi realizada entrevista semiestruturada com coordenadores, professores, pais/responsáveis e alunos. Para um estudo mais detalhado, foram analisados produções de Foucault (1976), Borges (2013), Marcon, Prudêncio e Gesser (2016), Deniz (2011), Lima (2020), Araújo e Carvalho (2021), Silva et al (2021), Magrini (2022), Furtado (2022), Altmann (2023), Brêstas (2011) e Paloma et al (2023), assim como documentos que direcionam a educação como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), Diretrizes Curriculares Nacionais- DCNs (2010) e os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN (1998). Conclui-se que a sexualidade na base de formação docente é essencial para a constituição dos sujeitos, além de contribuir para a desconstrução do preconceito e descriminação em espaços escolares. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A temática de sexualidade na formação de professores na educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-23
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36180
dc.date.accessioned 2024-06-19T16:36:38Z
dc.date.available 2024-06-19
dc.date.available 2024-06-19T16:36:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de Professor pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Sexualidade- Contexto escolar pt_BR
dc.subject Sexualidade homoafetiva pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject basic education pt_BR
dc.subject Sexuality - School context pt_BR
dc.subject Homoaffective sexuality pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Daniele Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The theme of sexuality in teacher training in basic education. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Daniele Vieira .A temática de sexualidade na formação de professores na educação básica. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta