dc.creator.ID |
BEZERRA, D. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1624561411963700 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Miryan Aparecida Nascimento de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de. |
|
dc.description.resumo |
A sexualidade é uma temática complexa que envolve alguns fatores, sejam eles subjetivos,
bilológicos ou culturais, e é considerada ainda tabu social. Em análise para o estudo a esse emblemático tema pautamos como problema de pesquisa a questão “Para a base de formação docente de que modo importa compreender a sexualidade como estrutura de constituição de sujeitos?”. Para tanto, como objetivo geral definimos: Analisar a sexualidade como categoria para a base de formação docente tendo em vista a desconstrução do preconceito e da discriminação sexual em espaços escolares. Para a consecução de tal fim, como objetivos
específicos traçamos: Identificar os desafios inerentes a sexualidade no contexto escolar; Discutir a diversidade sexual no âmbito escolar e refletir como os professores lidam com a discriminação em relação à sexualidade homoafetiva em contextos escolares de afirmação.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi realizada entrevista semiestruturada com coordenadores, professores, pais/responsáveis e alunos. Para um estudo mais detalhado, foram analisados produções de Foucault (1976), Borges (2013), Marcon, Prudêncio e Gesser (2016), Deniz (2011), Lima (2020), Araújo e Carvalho (2021), Silva et al (2021), Magrini (2022),
Furtado (2022), Altmann (2023), Brêstas (2011) e Paloma et al (2023), assim como documentos que direcionam a educação como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC
(2018), Diretrizes Curriculares Nacionais- DCNs (2010) e os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN (1998). Conclui-se que a sexualidade na base de formação docente é
essencial para a constituição dos sujeitos, além de contribuir para a desconstrução do preconceito e descriminação em espaços escolares. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A temática de sexualidade na formação de professores na educação básica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-23 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36180 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-19T16:36:38Z |
|
dc.date.available |
2024-06-19 |
|
dc.date.available |
2024-06-19T16:36:38Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade- Contexto escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade homoafetiva |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Training |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality - School context |
pt_BR |
dc.subject |
Homoaffective sexuality |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Daniele Vieira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The theme of sexuality in teacher training in basic education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Daniele Vieira .A temática de sexualidade na formação de professores na educação
básica. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |