dc.creator.ID |
SILVA, É. D |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7256114894339316 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5466767042587179 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
O presente artigo objetiva discutir o processo de inclusão do aluno com superdotação no contexto do ensino regular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando os principais desafios e alternativas educacionais enfrentadas pela escola para a efetivação desta prática. Para tanto, metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, cuja fundamentação teórica respalda-se em autores como Renzulli (2004), Antipoff; Campos (2010), Maia-Pinto; Fleith (2004; 2015), dentre outros. A partir disso, verificou-se que os principais desafios concernentes ao processo de inclusão do aluno superdotado referem-se à precária formação docente, dificuldades na identificação dos alunos com altas habilidades nas escolas regulares, ensino tradicional e barreiras atitudinais, que se constituem como elementos que dificultam a efetivação da inclusão. Já no que se refere às alternativas educacionais constatou-se que o enriquecimento curricular, a aceleração do ensino e as estratégias pedagógicas adequadas constituem-se como meios assertivos para oportunizar a inclusão do educando superdotado. Portanto, faz-se necessário que a escola assuma uma função social de promover a inclusão de alunos com superdotação, haja vista que esta, atuará como uma instituição mediadora no que se refere à relação do educando com as suas habilidades e potencialidades, a partir da promoção de processos, práticas, experiências e situações que instiguem a curiosidade, o interesse e a motivação do aluno, estimulando, assim, as suas habilidades subjacentes |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-11 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36182 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-19T17:16:09Z |
|
dc.date.available |
2024-06-19 |
|
dc.date.available |
2024-06-19T17:16:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Superdotação - Alternativas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - Séries iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Desafios-alunos com superdotação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Giftedness - Educational alternatives |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary education - Initial grades |
pt_BR |
dc.subject |
Challenges-gifted students |
pt_BR |
dc.subject |
special education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Erica Dantas da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The process of including gifted students in regular school education elementary education: a discussion of challenges and alternatives educational. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Erica Dantas da. O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do
ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |