DSpace/Manakin Repository

O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, É. D pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7256114894339316 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.
dc.contributor.advisor1ID COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5466767042587179 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.referee2 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.description.resumo O presente artigo objetiva discutir o processo de inclusão do aluno com superdotação no contexto do ensino regular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando os principais desafios e alternativas educacionais enfrentadas pela escola para a efetivação desta prática. Para tanto, metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, cuja fundamentação teórica respalda-se em autores como Renzulli (2004), Antipoff; Campos (2010), Maia-Pinto; Fleith (2004; 2015), dentre outros. A partir disso, verificou-se que os principais desafios concernentes ao processo de inclusão do aluno superdotado referem-se à precária formação docente, dificuldades na identificação dos alunos com altas habilidades nas escolas regulares, ensino tradicional e barreiras atitudinais, que se constituem como elementos que dificultam a efetivação da inclusão. Já no que se refere às alternativas educacionais constatou-se que o enriquecimento curricular, a aceleração do ensino e as estratégias pedagógicas adequadas constituem-se como meios assertivos para oportunizar a inclusão do educando superdotado. Portanto, faz-se necessário que a escola assuma uma função social de promover a inclusão de alunos com superdotação, haja vista que esta, atuará como uma instituição mediadora no que se refere à relação do educando com as suas habilidades e potencialidades, a partir da promoção de processos, práticas, experiências e situações que instiguem a curiosidade, o interesse e a motivação do aluno, estimulando, assim, as suas habilidades subjacentes pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-11
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36182
dc.date.accessioned 2024-06-19T17:16:09Z
dc.date.available 2024-06-19
dc.date.available 2024-06-19T17:16:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Superdotação - Alternativas educacionais pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - Séries iniciais pt_BR
dc.subject Desafios-alunos com superdotação pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject inclusive education pt_BR
dc.subject Giftedness - Educational alternatives pt_BR
dc.subject Elementary education - Initial grades pt_BR
dc.subject Challenges-gifted students pt_BR
dc.subject special education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Erica Dantas da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The process of including gifted students in regular school education elementary education: a discussion of challenges and alternatives educational. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Erica Dantas da. O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta