DSpace/Manakin Repository

Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ROLIM, K. H. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6340637296807586 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.advisor1ID PIRES, Aparecida Carneiro. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.description.resumo Este artigo propõe reflexões acerca da utilização dos materiais não estruturados na educação infantil e tem como objetivo geral analisar as pesquisas científicas sobre os materiais não estruturados na educação infantil, estabelecendo um estado da arte com o intuito de identificar as tendências dos estudos acerca da temática em questão. Para a materialização do estudo e compreensão dos conceitos trabalhados, nos fundamentamos em pressupostos teóricos de autores/as como Botas (2008), Oliveira (2000), Meirelles (2016), Kramer (2005), Vygotsky (1982), entre outros/as. Metodologicamente, desenvolve-se uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo “Estado da Arte” fundamentada por Romanowski e Ens (2006), trazendo um levantamento e a análise de 9 produções que têm como objeto de estudo os materiais não estruturados na Educação Infantil. Conclui-se a partir da pesquisa que os materiais não estruturados despertam o interesse, a curiosidade, a imaginação e a criação, pois, promovem novos desafios e brincadeiras nas quais as crianças exploram, experimentam, ressignificam sem atribuir gênero no brincar. Além disso, contribui na conscientização da sustentabilidade e do consumismo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-30
dc.description.abstract This article proposes reflections on the use of unstructured materials in early childhood education and its general objective is to analyze scientific research on unstructured materials in early childhood education, establishing a state of the art with the aim of identifying trends in studies on the topic in question. question. To materialize the study and understand the concepts worked on, we are based on theoretical assumptions from authors such as Botas (2008), Oliveira (2000), Meirelles (2016), Kramer (2005), Vygotsky (1982), among others. Methodologically, research is developed with a qualitative approach of the “State of the Art” type based on Romanowski and Ens (2006), bringing a survey and analysis of 9 productions that have unstructured materials in Early Childhood Education as their object of study. It is concluded from the research that unstructured materials arouse interest, curiosity, imagination and creation, as they promote new challenges and games in which children explore, experiment, give new meanings without assigning gender in play. Furthermore, it contributes to raising awareness of sustainability and consumerism. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36185
dc.date.accessioned 2024-06-19T17:51:46Z
dc.date.available 2024-06-19
dc.date.available 2024-06-19T17:51:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Jogo e brincadeiras pt_BR
dc.subject Educação infantil - Materiais não estruturados pt_BR
dc.subject Brinquedos pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Game and games pt_BR
dc.subject Early childhood education - Unstructured materials pt_BR
dc.subject Toys pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROLIM, Kethley Horranna Bezerra.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Unstructured materials in early childhood education: possibilities beyond industrialized toys. pt_BR
dc.identifier.citation ROLIM, Kethley Horranna Bezerra. Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados. 2023. 28f. Monografia (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta