DSpace/Manakin Repository

Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A pesquisa analisou a implementação do letramento digital na prática pedagógica à luz das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de compreender desafios, oportunidades e melhores práticas associadas a essa integração. Para isso, foi conduzida uma revisão integrativa da literatura, utilizando plataformas acadêmicas como Google Acadêmico e Scielo. A análise dos dados revelou uma discrepância significativa entre as expectativas da BNCC e a realidade enfrentada pelas escolas públicas brasileiras. Embora o documento pressuponha um ambiente escolar equipado com tecnologia moderna e professores capacitados em letramento digital, os resultados apontam para uma falta de investimento em formação continuada e infraestrutura tecnológica adequada. Além disso, foi destacada a desconexão entre as expectativas da BNCC e a prática nas escolas, evidenciando a necessidade urgente de políticas eficazes para capacitar os professores nesse campo. A pesquisa ressaltou a importância de uma abordagem holística, que considere as condições reais das escolas e dos professores, para promover efetivamente o letramento digital. Em suma, os estudos oferecem insights valiosos para orientar futuras políticas e práticas educacionais, destacando a complexidade e os desafios envolvidos na implementação da BNCC e enfatizando a necessidade de um compromisso contínuo com o aprimoramento do sistema educacional brasileiro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199
dc.date.accessioned 2024-06-19T20:48:22Z
dc.date.available 2024-06-19
dc.date.available 2024-06-19T20:48:22Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Base Nacional Curricular Comum - BNCC pt_BR
dc.subject BNCC - Base Nacional Curricular Comum pt_BR
dc.subject Revisão integrativa da literatura pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Digital literacy pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Common National Curricular Base - BNCC pt_BR
dc.subject BNCC - Common National Curriculum Base pt_BR
dc.subject Integrative literature review pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator REITTER, Regina Maria.
dc.creator GOMES FILHO, Teodoro Antunes.
dc.creator SILVA, Ana Paula De Souza e.
dc.creator SANTOS, Adelcio Machado dos.
dc.creator MARQUES, Francisco Roldineli Varela.
dc.creator NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do.
dc.creator SANCHES, Rosineia dos Santos Aragão.
dc.creator SILVA, Alexander Aparecido Urso.
dc.creator AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de.
dc.creator SÁ, Marcos Vinicios Alves de.
dc.creator ARAÚJO, Jairan Roberto dos Santos.
dc.creator OLIVEIRA, Marlizia Adja Lopes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Digital literacy in pedagogical practice: reflections from the BNCC pt_BR
dc.identifier.citation REITTER, Regina Maria; GOMES FILHO, Teodoro Antunes; SILVA, Ana Paula De Souza e; SANTOS, Adelcio Machado dos; MARQUES, Francisco Roldineli Varela; NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do; SANCHES, Rosineia dos Santos Aragão; SILVA, Alexander Aparecido Urso; AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de; SÁ, Marcos Vinicios Alves de; ARAÚJO, Jairan Roberto dos Santos; OLIVEIRA, Marlizia Adja Lopes de. Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC. IOSR Journal of Humanities and Social Science (ONLINE), v. 29, p. 11, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta