dc.description.resumo |
A pesquisa analisou a implementação do letramento digital na prática pedagógica à luz das diretrizes
estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de compreender desafios,
oportunidades e melhores práticas associadas a essa integração. Para isso, foi conduzida uma revisão integrativa
da literatura, utilizando plataformas acadêmicas como Google Acadêmico e Scielo. A análise dos dados revelou
uma discrepância significativa entre as expectativas da BNCC e a realidade enfrentada pelas escolas públicas
brasileiras. Embora o documento pressuponha um ambiente escolar equipado com tecnologia moderna e
professores capacitados em letramento digital, os resultados apontam para uma falta de investimento em
formação continuada e infraestrutura tecnológica adequada. Além disso, foi destacada a desconexão entre as
expectativas da BNCC e a prática nas escolas, evidenciando a necessidade urgente de políticas eficazes para capacitar os professores nesse campo. A pesquisa ressaltou a importância de uma abordagem holística, que
considere as condições reais das escolas e dos professores, para promover efetivamente o letramento digital. Em
suma, os estudos oferecem insights valiosos para orientar futuras políticas e práticas educacionais, destacando
a complexidade e os desafios envolvidos na implementação da BNCC e enfatizando a necessidade de um
compromisso contínuo com o aprimoramento do sistema educacional brasileiro. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-19T20:48:22Z |
|
dc.date.available |
2024-06-19 |
|
dc.date.available |
2024-06-19T20:48:22Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento digital |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Base Nacional Curricular Comum - BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
BNCC - Base Nacional Curricular Comum |
pt_BR |
dc.subject |
Revisão integrativa da literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Digital literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject |
Common National Curricular Base - BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
BNCC - Common National Curriculum Base |
pt_BR |
dc.subject |
Integrative literature review |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
REITTER, Regina Maria. |
|
dc.creator |
GOMES FILHO, Teodoro Antunes. |
|
dc.creator |
SILVA, Ana Paula De Souza e. |
|
dc.creator |
SANTOS, Adelcio Machado dos. |
|
dc.creator |
MARQUES, Francisco Roldineli Varela. |
|
dc.creator |
NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do. |
|
dc.creator |
SANCHES, Rosineia dos Santos Aragão. |
|
dc.creator |
SILVA, Alexander Aparecido Urso. |
|
dc.creator |
AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de. |
|
dc.creator |
SÁ, Marcos Vinicios Alves de. |
|
dc.creator |
ARAÚJO, Jairan Roberto dos Santos. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, Marlizia Adja Lopes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Digital literacy in pedagogical practice: reflections from the BNCC |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
REITTER, Regina Maria; GOMES FILHO, Teodoro Antunes; SILVA, Ana Paula De Souza e; SANTOS, Adelcio Machado dos; MARQUES, Francisco Roldineli Varela; NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do; SANCHES, Rosineia dos Santos Aragão; SILVA, Alexander Aparecido Urso; AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de; SÁ, Marcos Vinicios Alves de; ARAÚJO, Jairan Roberto dos Santos; OLIVEIRA, Marlizia Adja Lopes de. Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC. IOSR Journal of Humanities and Social Science (ONLINE), v. 29, p. 11, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199 |
pt_BR |