DSpace/Manakin Repository

Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, L. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0925152511978733 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Hercília Maria.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Hercília M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 MONTIEL, Suzi Alves.
dc.description.resumo Este estudo aborda questões relacionadas ao ensino da geografia a partir da perspectiva interdisciplinar com a literatura. O objetivo do artigo consiste em analisar a importância do letramento geográfico por meio do exame do romance regionalista Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado, concentrando-se na compreensão crítica do espaço e nas múltiplas relações estabelecidas com os sujeitos humanos. Para tal feito, trabalhamos com a obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, e os conceitos de espaço, paisagem, território e lugar, de maneira a considerar a articulação entre dois campos que se complementam, podendo, dessa forma, a geografia investigar e se beneficiar das realidades representadas nos textos literários. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva e analítica, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores como Freire (1970, 1981); Santos (1988, 1996); Cavalcanti (2002); Silva (2016), entre outros. Assim, abordar as categorias de análise por meio da ficção viabiliza um letramento geográfico significativo, permitindo ao aluno estabelecer relações, criar associações e compreender o seu espaço de vivência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-04
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36201
dc.date.accessioned 2024-06-20T12:32:51Z
dc.date.available 2024-06-20
dc.date.available 2024-06-20T12:32:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia e literatura pt_BR
dc.subject Letramento geográfico pt_BR
dc.subject Geografia - Ensino médio pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Capitães de Areia - Proposta de leitura pt_BR
dc.subject Geography and literature pt_BR
dc.subject Geographic literacy pt_BR
dc.subject Geography - High school pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Sand Captains - Reading proposal pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Luanderson Mendes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Capitães da Areia, by Jorge Amado: a geographical reading proposal for high school. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta