dc.creator.ID |
ALMEIDA, L. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0925152511978733 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Hercília Maria. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Hercília M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MONTIEL, Suzi Alves. |
|
dc.description.resumo |
Este estudo aborda questões relacionadas ao ensino da geografia a partir da perspectiva interdisciplinar com a literatura. O objetivo do artigo consiste em analisar a importância do letramento geográfico por meio do exame do romance regionalista Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado, concentrando-se na compreensão crítica do espaço e nas múltiplas relações estabelecidas com os sujeitos humanos. Para tal feito, trabalhamos com a obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, e os conceitos de espaço, paisagem, território e lugar, de maneira a considerar a articulação entre dois campos que se complementam, podendo, dessa forma, a geografia investigar e se beneficiar das realidades representadas nos textos literários. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva e analítica, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores como Freire (1970, 1981); Santos (1988, 1996); Cavalcanti (2002); Silva (2016), entre outros. Assim, abordar as categorias de análise por meio da ficção viabiliza um letramento geográfico significativo, permitindo ao aluno estabelecer relações, criar associações e compreender o seu espaço de vivência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-12-04 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36201 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-20T12:32:51Z |
|
dc.date.available |
2024-06-20 |
|
dc.date.available |
2024-06-20T12:32:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia e literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento geográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Capitães de Areia - Proposta de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Geography and literature |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - High school |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.subject |
Sand Captains - Reading proposal |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Luanderson Mendes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Capitães da Areia, by Jorge Amado: a geographical reading proposal for high school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |