DSpace/Manakin Repository

Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ABREU, V. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6075490467579243 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, João Marcos de Souza.
dc.description.resumo O estudo investiga a importância da autoformação durante a graduação no Campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande, em 2023. Definida como uma abordagem de aprendizado centrada no estudante, além das atividades acadêmicas, a autoformação promove o desenvolvimento pessoal e profissional. Os objetivos específicos incluem refletir sobre a autoformação, examinar seu papel na promoção da autodisciplina e autonomia, analisar a autorreflexão como dispositivo de autodesenvolvimento e mapear estratégias para sistematizar o desenvolvimento pessoal. O embasamento teórico inclui autores, tais como: Amaral e Farias (2022), Bardin (2016), Frison (2011), Morin (2007), Libâneo (2006), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Nóvoa (2002, 1992), Freire (1996, 1997, 1967), entre outros. Quanto ao tipo de pesquisa, trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utiliza entrevistas codificadas e categorizadas, seguindo a abordagem da análise de conteúdo conforme delineados por Bardin (2016)). As considerações finais refletem sobre os resultados emergentes das entrevistas, proporcionando uma visão enriquecedora do tema. O estudo contribui para compreender o papel da autoformação na formação acadêmica e profissional dos graduandos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-22
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36206
dc.date.accessioned 2024-06-20T14:00:22Z
dc.date.available 2024-06-20
dc.date.available 2024-06-20T14:00:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Autoformação pt_BR
dc.subject Desenvolvimento - Pessoal - Profissional pt_BR
dc.subject Formação profissional pt_BR
dc.subject Graduação - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Ensino Superior - Cajazeiras - Município- Paraíba pt_BR
dc.subject Self-training pt_BR
dc.subject Development - Personal - Professional pt_BR
dc.subject Professional qualification pt_BR
dc.subject Graduation - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Valéria de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Beyond the classroom: self-training as a device that enhances academic development. pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Valéria de Sousa. Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta