dc.creator.ID |
ABREU, V. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6075490467579243 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, João Marcos de Souza. |
|
dc.description.resumo |
O estudo investiga a importância da autoformação durante a graduação no Campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande, em 2023. Definida como uma abordagem de aprendizado centrada no estudante, além das atividades acadêmicas, a autoformação promove o desenvolvimento pessoal e profissional. Os objetivos específicos incluem refletir sobre a autoformação, examinar seu papel na promoção da autodisciplina e autonomia, analisar a autorreflexão como dispositivo de autodesenvolvimento e mapear estratégias para sistematizar o desenvolvimento pessoal. O embasamento teórico inclui autores, tais como: Amaral e Farias (2022), Bardin (2016), Frison (2011), Morin (2007), Libâneo (2006), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Nóvoa (2002, 1992), Freire (1996, 1997, 1967), entre outros. Quanto ao tipo de pesquisa, trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utiliza entrevistas codificadas e categorizadas, seguindo a abordagem da análise de conteúdo conforme delineados por Bardin (2016)). As considerações finais refletem sobre os resultados emergentes das entrevistas, proporcionando uma visão enriquecedora do tema. O estudo contribui para compreender o papel da autoformação na formação acadêmica e profissional dos graduandos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-22 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36206 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-20T14:00:22Z |
|
dc.date.available |
2024-06-20 |
|
dc.date.available |
2024-06-20T14:00:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Autoformação |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento - Pessoal - Profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Formação profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Graduação - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores - Cajazeiras - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior - Cajazeiras - Município- Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Self-training |
pt_BR |
dc.subject |
Development - Personal - Professional |
pt_BR |
dc.subject |
Professional qualification |
pt_BR |
dc.subject |
Graduation - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center - Cajazeiras - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABREU, Valéria de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Beyond the classroom: self-training as a device that enhances academic development. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABREU, Valéria de Sousa. Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |