DSpace/Manakin Repository

Reflexos do PIBID na formação de professores em Humaitá-AM.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente artigo tem o objetivo de relatar experiência no Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID, desenvolvido em parceria com o curso de Licenciatura em Ciências: Física e Matemática da Universidade Federal do Amazonas localizado no município de Humaitá-AM com o colégio Oswaldo Cruz. O projeto visou complementar a formação dos futuros professores; preparar e aperfeiçoar acadêmicos para a prática docente; desenvolveu estratégias pedagógicas; proporcionou aos acadêmicos o contato com a real situação de ensino com a sala de aula: elaborar, discutir e rel etir as atividades pertinentes ao ensino e da aprendizagem. No projeto foram desenvolvidas as ações: seleção de bolsistas e supervisores; apresentação do Programa pela Coordenação; identii cação e distribuição dos bolsistas na escola e início do desenvolvimento das atividades previstas. Com o início das ações previstas, percebeu-se uma interação positiva do Coordenador, alunos bolsistas, supervisores e alunos da escola. Foram desenvolvidos materiais alternativos como suporte no auxílio didático. Como resultado das ações apresentou-se uma mostra dos trabalhos desenvolvidos durante a vigência do projeto, com o intuito de divulgação da importância do PIBID, buscando a interação dos envolvidos com a sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Reflexos do PIBID na formação de professores em Humaitá-AM. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract This article aims to report experience in the Institutional Program for Teaching Initiation (IPTI), developed in partnership with the Licentiate in Science course from the Federal University of Amazonas located in Humaitá-AM with the Oswaldo Cruz school. The project aimed to complement the training of future teachers; prepare and improve academics for teaching practice; developed pedagogical strategies; provided students with contact with the real teaching situation with the classroom: to elaborate, discuss and rel ect on activities relevant to teaching and learning. The following actions were developed in the project: selection of scholarship holders and supervisors; presentation of the Program by the Coordination; identii cation and distribution of scholarship holders at the school and beginning of the planned activities. With the start of the planned actions, it was noticed a positive interaction coordinator, scholarship students, supervisors, and scholarship holders. Alternative materials were developed to support teaching aids. As a result of the actions, a sample of the work developed during the term of the project was presented, to publicize the importance of IPTI, seeking the interaction of those involved with society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36211
dc.date.accessioned 2024-06-20T14:38:23Z
dc.date.available 2024-06-20
dc.date.available 2024-06-20T14:38:23Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Estágio pt_BR
dc.subject Docência - formação pt_BR
dc.subject Humaitá - AM - formação docente pt_BR
dc.subject Curso de Licenciatura em Ciências - UFAM pt_BR
dc.subject Institutional Teaching Initiation Scholarship Program pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Experience report pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Internship pt_BR
dc.subject Teaching - training pt_BR
dc.subject Humaitá - AM - teacher training pt_BR
dc.subject Bachelor of Science Course - UFAM pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PAIVA, Renne Garcia.
dc.creator NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reflections of PIBID on teacher training in Humaitá-AM. pt_BR
dc.identifier.citation PAIVA, Renne Garcia; NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do. Reflexos do PIBID na formação de professores em Humaitá-AM. In: SCHERER, Susana Schneid (org). Políticas educacionais e escola pública: Questões globais e desafios para as redes de ensino locais. 2.ed. Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2021. Cap. 9. ISBN: 978-65-5983-228-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36211 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta