dc.creator.ID |
BITENCOURT, M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7269307388286171 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PINHEIRO-MARIZ, Josilene. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PINHEIRO-MARIZ, J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4945243844289619 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ROCHEBOIS, Christianne Benatti. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ROCHEBOIS, C. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8510186717586728 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MILREU, Isis. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MILREU, ISIS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8660552379109188 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
DAMASCO, Denise Gisele de Britto. |
|
dc.contributor.referee3ID |
DAMASCO, DENISE GISELE DE BRITTO. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5596917861124172 |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
COSTA JÚNIOR, José Veranildo Lopes da. |
|
dc.contributor.referee4ID |
COSTA JUNIOR, J. V. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee4ID |
COSTA JUNIOR, J. V. L. da. |
pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1260836318421148 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa delineia um estudo abrangente que explora e reflete sobre a intersecção entre a
narrativa literária e cinematográfica da obra Poulet aux Prunes (2008) da renomada autora
iraniana Marjane Satrapi, na qual podemos observar os diferentes papéis que cada mulher pode
vir a exercer dependendo do contexto histórico-social em que ela vive e em diferentes
momentos da vida, pensamento que corrobora ainda mais a ideia que não se pode limitar a
mulher como algo definitivo e insolúvel (Beauvoir, 2019). Através de uma abordagem
intermidiática, a pesquisa buscou não apenas refletir sobre as nuances da formação dos papéis
femininos, mas também estudou como a adaptação cinematográfica pode potencialmente
ampliar a compreensão literária, enriquecendo o ensino de FLE com uma abordagem
intercultural, tendo como questão central: até que ponto a adaptação cinematográfica de Poulet
aux Prunes pode enriquecer a apreciação do texto literário, especialmente no contexto de
formação de professores de Francês como Língua Estrangeira (FLE) que almejam cultivar uma
sensibilidade empática em relação a culturas diversas? Dessa forma, desejamos aqui estudar em
que medida a adaptação fílmica pode ajudar na leitura e compreensão da (de)formação do papel
feminino na narrativa gráfica Poulet aux Prunes (2008) em sala de aula de FLE, como objetivo
geral. Para tanto, temos como objetivos específicos: (a) Analisar o texto literário e o texto
cinematográfico da obra Poulet aux Prunes (2008; 2011) estabelecendo laços intermidiáticos e
interculturais entre o Irã e o Brasil; (b) Discutir a presença da mulher e a sua (de)formação
identitária na obra selecionada nas duas mídias bem como representante da escrita de autoria
feminina; e (c) Refletir sobre as contribuições que a leitura literária e cinematográfica pode
oferecer no contexto de ensino/aprendizagem de FLE, pois quando avaliamos a contribuição
que ela pode aportar para a formação dos profissionais de língua francesa, na tentativa de
promover o ensino da língua e da literatura de forma a ressaltar a sua essência enquanto
instrumento que valorize o diálogo intercultural. As nossas reflexões encontraram ancoragem
em Beauvoir (2019) e Zolin (2009), no que diz respeito ao comportamento feminino e da escrita
de autoria feminina na sociedade, em Clüver (2006) e Gaudreault e Marion (2012) no que tange
a intermidialidade, em Vanoye e Galiot-Lété (2012) e Müller (2008) quanto às relações
cinematográficas e literárias, em Candelier (2013) e De Carlo (1998) nas discussões sobre
perspectivas plurais, mais especificamente o intercultural, bem como Bordini e Aguiar (1988),
e como base teórico-metodológica sobre a abordagem da literatura no ensino de língua francesa,
Pinheiro-Mariz (2007) e cinema em sala de aula, Ramos (2021). A pesquisa adota um enfoque
qualitativa, destacando a análise de fenômenos sociais presentes nos corpora, como símbolos,
crenças e valores, bem como as relações humanas subjacentes (Portela, 2004). As abordagens
bibliográfica, documental, exploratória e pesquisa-ação são empregadas, conferindo à pesquisa
uma base sólida para a análise e interpretação (Moreira; Calefe, 2008). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Literatura e cinema: a (de)formação intermidiática da mulher na obra poulet aux prunes no ensino de francês como língua estrangeira. |
pt_BR |
dc.advisor1 |
Poulet aux Prunes - cinema francês |
|
dc.date.issued |
2023-11-28 |
|
dc.description.abstract |
This research outlines a comprehensive study that explores and reflects on the intersection
between the literary and cinematographic narrative of the work "Poulet aux Prunes" (2008) by
the renowned Iranian author Marjane Satrapi, in which we can observe the different roles that
each woman can play depending on the historical-social context in which she lives and at
different moments of life, a thought that further corroborates the idea that women cannot be
defined as something definitive and insoluble (Beauvior, 2019). Through an intermedia
approach, the research seeks not only to reflect on the nuances of the formation of female roles,
but also to study how the cinematographic adaptation can potentially expand literary
understanding, enriching the teaching of FLE with an intercultural approach, having as its
central question: to what extent can the film adaptation of "Poulet aux Prunes" enrich the
appreciation of the literary text, especially in the context of training French as a Foreign
Language (FLE) teachers who aim to cultivate an empathetic sensitivity towards diverse
cultures? Thus, we want to study the extent to which film adaptation can help in reading and
understanding the (de)formation of the female role in the graphic narrative Poulet aux Prunes
(2008) in the FLE classroom, as a general objective. For this, we have the following specific
objectives: (a) To analyze the literary text and the cinematographic text of the work Poulet aux
Prunes (2008; 2011), establishing intermedial and intercultural ties between Iran and Brazil;
(b) Discuss the presence of women and their (de)identity formation in the work selected in both
media as well as representative of female writing; and (c) Reflect on the contributions that
literary and cinematographic reading can offer in the context of FLE teaching/learning,
because when we evaluate the contribution it can make to the training of French-speaking
professionals, in an attempt to promote the teaching of language and literature in order to
highlight its essence as an instrument that enhances intercultural dialogue. Our reflections are
anchored in Beauvoir (2019) and Zolin (2009) 2000), with regard to female behavior and
female writing in society, in Clüver (2006) and Gaudreault and Marion (2012) with regard to
intermediality, in Vanoye and Galiot-Lété (2012) and Müller (2008) regarding
cinematographic and literary relations, in Candelier (2013) and De Carlo (1998) in the
discussions on plural approaches, more specifically the intercultural one, as well as Bordini
and Aguiar (1988 ), and as a theoretical-methodological basis on the approach of literature in
language teaching, Pinheiro-Mariz (2007) and cinema in the classroom, Ramos (2021). The
research adopts a qualitative approach, highlighting the analysis of social phenomena present
in the corpora, such as symbols, beliefs and values, as well as the underlying human
relationships (Portela, 2004). Bibliographical, documentary, exploratory and action-research
approaches are employed, giving the research a solid basis for analysis and interpretation
(Moreira; Calefe, 2008). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36214 |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-20T17:31:15Z |
|
dc.date.available |
2024-06-20 |
|
dc.date.available |
2024-06-20T17:31:15Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
História em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Intermidialidade |
pt_BR |
dc.subject |
Marjane Satrapi - cineasta francesa |
pt_BR |
dc.subject |
FLE - Francês como Língua Estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Comic |
pt_BR |
dc.subject |
Movie theater |
pt_BR |
dc.subject |
Intermediality |
pt_BR |
dc.subject |
Cómic |
pt_BR |
dc.subject |
Cine |
pt_BR |
dc.subject |
Intermedialidad |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de francês |
|
dc.subject |
Francês como língua estrangeira |
|
dc.subject |
Língua francesa - ensino |
|
dc.subject |
Cinema francês |
|
dc.subject |
Vincent Paronnaud - cineasta francês |
|
dc.subject |
Mulheres - intermidialidade - cinema francês |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BITENCOURT, Manuella Barreto. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literature and cinema: the intermedia (de)formation of women in work poulet aux prunes in teaching french as a language foreign. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literatura y cine: la (de)formación intermedia de las mujeres en trabajar poulet aux prunes en la enseñanza del francés como lengua extranjero. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BITENCOURT, Manuella Barreto. Literatura e cinema: a (de)formação intermidiática da mulher na obra poulet aux prunes no ensino de francês como língua estrangeira. 2023. 158 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36214 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta investigación esboza un estudio integral que explora y reflexiona sobre la intersección entre
Narrativa literaria y cinematográfica de la obra Poulet aux Prunes (2008) del reconocido autor.
La iraní Marjane Satrapi, en la que podemos observar los diferentes roles que puede desempeñar cada mujer.
llegan a ejercer dependiendo del contexto histórico-social en el que viven y en diferentes
momentos de la vida, pensamiento que corrobora aún más la idea de que ésta no puede limitarse a
la mujer como algo definitivo e insoluble (Beauvoir, 2019). A través de un enfoque
intermedia, la investigación buscó no sólo reflexionar sobre los matices de la formación de roles
personajes femeninos, pero también estudió cómo la adaptación cinematográfica puede potencialmente
ampliar la comprensión literaria, enriqueciendo la enseñanza FLE con un enfoque
intercultural, con la pregunta central: ¿en qué medida la adaptación cinematográfica de Poulet
aux Prunes puede enriquecer la apreciación del texto literario, especialmente en el contexto de
formación de profesores de francés como lengua extranjera (FLE) cuyo objetivo es cultivar una
¿Sensibilidad empática hacia las diferentes culturas? Por lo tanto, deseamos estudiar aquí en
¿En qué medida la adaptación cinematográfica puede ayudar a leer y comprender la (de)formación del rol?
femenino en la narrativa gráfica Poulet aux Prunes (2008) en el aula FLE, como objetivo
general. Para ello nos planteamos los siguientes objetivos específicos: (a) Analizar el texto literario y la
obra cinematográfica de Poulet aux Prunes (2008; 2011), estableciendo vínculos intermedios y
relaciones interculturales entre Irán y Brasil; (B) Discutir la presencia de las mujeres y su (de)formación
identidad en la obra seleccionada en ambos medios además de representar la escritura del autor
femenino; y (c) Reflexionar sobre los aportes que la lectura literaria y cinematográfica puede
oferta en el contexto de enseñanza/aprendizaje FLE, porque cuando evaluamos el aporte
que puede contribuir a la formación de profesionales francófonos, en un intento de
promover la enseñanza de la lengua y la literatura con el fin de resaltar su esencia como
instrumento que valora el diálogo intercultural. Nuestras reflexiones encontraron anclaje
en Beauvoir (2019) y Zolin (2009), con respecto al comportamiento femenino y la escritura
de la autoría femenina en la sociedad, en Clüver (2006) y Gaudreault y Marion (2012) sobre
intermedialidad, en Vanoye y Galiot-Lété (2012) y Müller (2008) sobre las relaciones
cinematográfico y literario, en Candelier (2013) y De Carlo (1998) en discusiones sobre
perspectivas plurales, más específicamente interculturales, así como Bordini y Aguiar (1988),
y como fundamento teórico-metodológico sobre el abordaje de la literatura en la enseñanza de la lengua francesa,
Pinheiro-Mariz (2007) y cine en el aula, Ramos (2021). La investigación adopta una
cualitativo, destacando el análisis de fenómenos sociales presentes en los corpus, como símbolos,
creencias y valores, así como las relaciones humanas subyacentes (Portela, 2004). Los enfoques
Se utiliza la investigación bibliográfica, documental, exploratoria y acción, dándole a la investigación
una base sólida para el análisis y la interpretación (Moreira; Calefe, 2008). |
pt_BR |