DSpace/Manakin Repository

Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PINHEIRO, G. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9593489041782836 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.description.resumo O presente artigo versa sobre as relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas, destacando sua relevância como elemento crucial para o entendimento do processo educativo. Ao explorar as nuances dessas interações, o problema de pesquisa desse trabalho apresenta-se como: qual é a importância das relações interpessoais no desenvolvimento do processo de aprendizagem com a criança autista? Para isso, o artigo objetiva analisar as relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas, em uma instituição no município de Uiraúna/PB, e de forma específica compreender a importância da afetividade no processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA); refletir sobre os impactos da afetividade no desenvolvimento global dos alunos autistas, considerando aspectos cognitivos, emocionais e sociais e averiguar a relevância da relação professor-aluno no contexto específico do aluno autista. Com o propósito de enriquecer ainda mais a pesquisa, fizemos a leitura e análise de alguns autores em que foram de suma importância para o desenvolvimento do estudo. Com isso, tomamos como base os autores como: Kanner (1943), Wallon (1941/2007) Apa (2013), Facion, (2005), Piaget, (1977), Vygotsky, (1989), Cunha (2008), entre outros que contribuíram de forma significativa para elaboração desse trabalho. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada, sendo sistematizada por análise de conteúdo. Durante o desenvolvimento da pesquisa utilizamos como ferramenta a abordagem qualitativa, na qual acreditamos ser adequada e relevante para o desenvolvimento da pesquisa, uma vez que permite uma proximidade significativa entre pesquisador e objeto, acarretando relativamente uma reflexão crítica por intervenção dessa compreensão. Os resultados apontam para o conceito de afetividade envolvido nos processos de ensino e aprendizagem com a criança autista, bem como a relevância de uma perspectiva pedagógica sobre a importância da relação professor-aluno para o processo de ensino e aprendizagem da criança com TEA. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-29
dc.description.abstract This article deals with interpersonal relationships at school between teachers and autistic students, highlighting their relevance as a crucial element for understanding the educational process. When exploring the nuances of these interactions, the research problem of this work presents itself as: what is the importance of interpersonal relationships in the development of the learning process with autistic children? To this end, the article aims to analyze interpersonal relationships at school between teachers and autistic students, in an institution in the city of Uiraúna/PB, and specifically understand the importance of affectivity in the learning process of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). ); reflect on the impacts of affectivity on the global development of autistic students, considering cognitive, emotional and social aspects. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36216
dc.date.accessioned 2024-06-20T17:51:16Z
dc.date.available 2024-06-20
dc.date.available 2024-06-20T17:51:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escola - Relações interpessoais pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Alunos autistas- Relação com professor pt_BR
dc.subject Criança autista - Aprendizagem pt_BR
dc.subject Afetividade escolar pt_BR
dc.subject School - Interpersonal relationships pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.subject Autistic students - Relationship with teacher pt_BR
dc.subject Autistic child - Learning pt_BR
dc.subject School affection pt_BR
dc.subject Educação especial
dc.subject Educação inclusiva
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PINHEIRO, Geane de Andrade de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Building bridges in education: interpersonal relationships at school between autistic teachers and students. pt_BR
dc.identifier.citation PINHEIRO, Geane de Andrade. Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas. 2023. 22f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta