Repositorio Dspace/Manakin

Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula de ensino regular do nível fundamental: relato de experiência de uma educadora.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID FIGUEIRÊDO, F. Í. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7174219702275828 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1084948038994764 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.description.resumo As questões que englobam o Transtorno do Espectro Autista se mostraram ricas fontes de conhecimento. Compreender o autismo é fundamental para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos do ensino especial. Além disso, é importante que haja uma adaptação do currículo escolar e das práticas pedagógicas para atender às necessidades específicas das crianças com deficiência como está definido no capitulo V da Lei de Diretrizes e Bases da educação. Para abarcar esse tema, o seguinte artigo: parte de uma revisão historiográfica da construção do sujeito autista; indo para um mapeamento das leis vigentes no Brasil, envolvendo o acesso das pessoas autistas à educação e outros serviços feitos para o bem estar da população brasileira – Sendo estas legislações fruto de muita luta tanto das pessoas autistas e de seus familiares, quanto dos movimentos sociais que paralelamente buscavam direitos e tratamentos humanizados para os neurodivergentes e demais pessoas com deficiências cognitivas e intelectuais – e, por fim chega ao relato das atividades realizadas na sala de Atendimento Educacional Especializado de nosso relato de caso, com os alunos diagnosticados da escola e é apresentado um pouco de como agimos em nossa abordagem com os alunos da referida turma por meio de fotografias de nosso acervo pessoal com algumas das interações dos alunos do AEE se divertindo em sala na realização de atividades lúdicas. Ao fim deste trabalho, esperamos ter ajudado a elucidar as transformações do conceito TEA ao longo da história, abordado de forma ampla e enriquecedora as leis relativas ao TEA e seus usos sociais pelas pessoas autistas e por seus familiares e compartilhado nossas experiências para que enriqueçam a literatura existente acerca do tema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula de ensino regular do nível fundamental: relato de experiência de uma educadora. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-11
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36219
dc.date.accessioned 2024-06-20T18:00:08Z
dc.date.available 2024-06-20
dc.date.available 2024-06-20T18:00:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA. pt_BR
dc.subject Prática docente - Crianças autistas pt_BR
dc.subject inclusive education pt_BR
dc.subject Autism Spectrum Disorder - ASD. pt_BR
dc.subject Teaching practice - Autistic children pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FIGUEIRÊDO, Francisca Íris Duarte de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Autism Spectrum Disorder (ASD) in teaching classrooms regular elementary level: report of an educator’s experience. pt_BR
dc.identifier.citation FIGUEIRÊDO, Francisca Íris Duarte de.Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula de ensino regular do nível fundamental: relato de experiência de uma educadora. 2023. 26f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta